Ano:
Mês:
article

Preços dos combustíveis ficaram mais caros em fevereiro, após reajuste de ICMS

Após o reajuste no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que elevou os preços dos combustíveis para o consumidor final, o valor médio da gasolina em todo o país chegou a R$ 6,49 na bomba, com avanço de 2,85% no mês de fevereiro. Já a mediana de preços do etanol atingiu R$ 4,51, diante de uma elevação de 3,92% no mesmo período em relação ao mês anterior. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (5/3) no Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL). Na avaliação do diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina, o aumento nos preços do etanol e da gasolina em fevereiro é reflexo direto do reajuste do ICMS, que entrou em vigor no primeiro dia do mês. eldquo;Além disso, os combustíveis já vinham em tendência de alta desde dezembro, influenciados pela valorização do petróleo no mercado internacional e pela variação do dólar, fatores que elevam os custos de produção e importação. Na análise regional, os dois combustíveis acompanharam as médias nacionais, ficando mais caros em fevereiro para o consumidor em todas as regiões do paíserdquo;, avalia Pina. O maior aumento percentual no preço da gasolina foi registrado no Rio Grande do Norte, com uma elevação de 5,95%, atingindo R$ 6,77 ao final do mês. Apesar da alta expressiva, o litro de gasolina mais caro do país ainda é encontrado no Acre, onde o valor médio na bomba custa R$ 7,57. Por outro lado, o Rio de Janeiro teve a gasolina mais em conta em fevereiro, com o preço médio chegando a R$ 6,25, após ter alta de 2,12%. eldquo;A gasolina se mostrou a opção mais vantajosa economicamente na maior parte do Brasil em fevereiro, principalmente para quem abastece nas regiões Nordeste e Sul. Contudo, é importante ressaltar que o etanol traz mais benefícios ambientais uma vez que emite menos poluentes, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável e de baixo carbonoerdquo;, reforça o diretor-geral da Edenred. O Rio Grande do Norte também registrou a maior elevação no preço do etanol, com avanço de 12,95% em fevereiro. O litro do combustível chegou a custar R$ 5,32 ao final do mês, R$ 0,81 acima da média nacional. Já o etanol mais barato foi encontrado nos postos de abastecimento de São Paulo, onde o preço médio registrado foi de R$ 4,28, mesmo após uma alta de 3,88%. O levantamento foi realizado com base nos abastecimentos realizados em cerca de 21 mil postos credenciados pela Edenred Ticket Log.

article

Cosan admite possibilidade de diluição na Raízen e venda de usinas

A Cosan, holding do empresário Rubens Ometto, admitiu que avalia a possibilidade de diluição de sua participação na Raízen, gigante de distribuição de combustíveis e de produção de açúcar e bioenergia. Em teleconferência com analistas, a direção da companhia negou a possibilidade de injeção de capital na controlada, mas indicou que, além de uma diluição decontrole, também cogita a venda de negócios da Raízen ou de suas usinas. eldquo;Avaliamos sim eventuais alternativas de entrada de sócioserdquo;, disse Rodrigo Araújo, diretor financeiro da Cosan, durante a teleconferência com investidores para tratar dos resultados não auditados divulgados no dia anterior. eldquo;Dada nossa alavancagem em Cosan, temos disposição em sermos diluídos. A companhia não tem hoje capital para alocarerdquo;, afirmou. O CEO da Cosan, Marcelo Martins, ressaltou ainda que a holding eldquo;não vai colocar dinheiro na Raízenerdquo;, já que sua prioridade eldquo;é redução da sua alavancagemerdquo;. A Cosan e a Cosan Nove Participações (que tem o Itaú com 27% de participação) detêm 44% das ações da Raízen, enquanto a Shell detém outros 44%. Os demais 12% estão na mão de investidores dispersos. Contexto A Cosan e suas investidas entraram em um processo de reestruturação no ano passado conforme a alta dos juros começou a apertar os negócios. Ontem, Ometto disse em evento do BTG que os juros elevados estão "atrapalhando um pouco" os investimentos da Raízen. Ele disse que a empresa está investindo R$ 9 bilhões eldquo;com recursos próprioserdquo; para construir seis indústrias de etanol de segunda geração (E2G) e eldquo;apanhando um pouco para organizar issoerdquo;. Também no evento, o empresário disse que a alta taxa de juros é o que eldquo;mais atrapalhaerdquo; o empresariado brasileiro e o deixa eldquo;vagabundoerdquo;. eldquo;Se você tem a condição de aplicar seu dinheiro a 15%, 20%, até 25% ao ano, você vai ficar vagabundo, porque [isso] vai fazer com que todo mundo fique sentado na cadeira sem fazer nada, e o dinheiro não produzerdquo;, disse. Fatiamento O diretor financeiro da Cosan disse também na teleconferência com analistas que o grupo avalia a possibilidade de venda de negócios dentro da Raízen, como o de Renováveis (que engloba etanol e energia) de forma parcial ou integral. eldquo;Isso tem que ser aprovado pelo outro sócio [a respeito] de eventuais parceiros em negócios da companhia, como o de energia e renováveis. Nós avaliamos a entrada de parceiros. Não tem nada específico, mas é uma das coisas que a gente consideraerdquo;, afirmou o CFO. eldquo;Sobre uma separação de ativos na Raízen, depende de acordo com a Shell. Os dois entendendo que há possibilidade de desinvestir no negócio, vamos desinvestir. Se tiver que separar negócios, será considerado. Estamos fazendo issoerdquo;, acrescentou. Ele também admitiu eldquo;a possibilidade de reduzir o portfólio de usinaserdquo;. eldquo;Não temos falado muito isso, mas a revisão [de portfólio na Cosan] passa também pelas usinas que estão no portfólio.erdquo; Venda de terras Outro negócio da Cosan que já está executando venda de ativos é a Radar, empresa de terras agrícolas que o grupo de Ometto controla, tendo como sócio o fundo de pensão americano TIA. Segundo Araújo, a Radar já aumentou suas operações de venda de terras agrícolas em 2024 e vai continuar nesse movimento neste ano. eldquo;Tem formas de se fazer qualquer desinvestimento, e isso está acontecendo no negócio de terras. Em 2024 e neste ano não vai ser diferente. Temos aumentado o volume de desinvestimento na própria investida [Radar]erdquo;, afirmou. Em 2024, a empresa vendeu nove fazendas. Ele comentou que esse movimento não está visível porque, ao mesmo tempo em que a Radar está vendendo terras, seu atual portfólio tem se valorizado em meio ao movimento de apreciação das terras agrícolas no Brasil. O portfólio de terras da Radar encerrou o ano de 2024 avaliada em R$ 17 bilhões, sendo R$ 5,3 bilhões referentes à participação da Cosan. Com vendas de fazendas, a receita da Radar no quarto trimestre saltou mais de três vezes, para R$ 830 milhões. Além disso, o diretor financeiro da Cosan comentou que eldquo;qualquer outroerdquo; movimento eldquo;estruturalerdquo; em relação à Radar também eldquo;está na mesaerdquo;.

article

Comitê de Monitoramento do Gás elege transporte como prioridade na agenda

Comitê de Monitoramento do Setor de Gás Natural prepara 1ª reunião com foco em destravar investimentos e modicidade tarifária no transporte. EPE começa os trabalhos do Plano Integrado de Infraestruturas. Laércio Oliveira promete novo projeto para gas release no Senado. Comgás compra gás argentino. Consumo industrial em queda. Nasce o mercado livre em SC. 70 GW no leilão de reserva e mais. Confira: O governo pretende colocar o bloco na rua , com as primeiras entregas da agenda de trabalho do novo decreto da Lei do Gás. Passado o carnaval, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) espera lançar, em março, a consulta pública sobre a metodologia do Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano. Para abril, está prevista a abertura de chamada pública para estimar a demanda efetiva por serviços nas infraestruturas dos elos da cadeia do gás e identificar o potencial de oferta. A estatal trabalha para que o plano fique pronto em setembro e seja colocado, então, em consulta pública. O Ministério de Minas e Energia também pretende, nos próximos dois meses, avançar com a agenda do Comitê de Monitoramento do Setor de Gás Natural. A expectativa é que a primeira reunião do grupo seja convocada para entre março e abril endash; vai depender, ao fim, do ritmo e maturidade das entregas. A intenção, no MME, é que a primeira reunião do Comitê já encaminhe as primeiras deliberações. O elo do transporte será a prioridade da agenda inicial de trabalho. Membros do MME, ANP e EPE, que compõem o grupo, têm interagido entre si para estruturar as primeiras propostas, com foco em destravar investimentos na malha de gasodutos e em modicidade tarifária. A agenda prioritária do Comitê se debruça sobre, dentre outros pontos, a padronização dos contratos de serviço de transporte; e sobre aspectos no quesito modicidade tarifária. A palavra de ordem tem sido, nesse ponto, de eldquo;freio de arrumaçãoerdquo;, após os episódios de tarifaço, em 2024, nas ofertas de capacidade da NTS e TBG. Um dos desafios postos na mesa é como dialogar os novos investimentos com os contratos legados, no cálculo das tarifas. Para ilustrar a questão: a nova metodologia aprovada para a NTS, cuja tarifa final passou a ser composta pela soma de duas parcelas (Tarifa Legados + Tarifa Gasig), vai nesse sentido endash; embora não seja, necessariamente, a única forma de lidar com o assunto. Outro assunto no radar do Comitê é a postalização das tarifas. O decreto 12.153/2024 reintroduziu o conceito da tarifa postal (uniforme entre todos os usuários), como modelo preferencial, no capítulo que reforça a competência da ANP em adotar medidas transitórias. A ideia é adotar uma tarifa postal para entrada e outra postal para saída do sistema, sem tarifas de interconexão, como medida transitória até que a ANP publique uma nova resolução sobre o assunto. A revisão da Resolução 15/2014, que também trata dos mecanismos de repasse de receitas entre transportadoras, é um caminho aberto para discussão desse tema na agência. Liberar projetos As transportadoras alegam que a atual metodologia de WACC (o custo médio ponderado de capital, usado como taxa de remuneração do capital no cálculo das receitas do transporte) e a Resolução 15/2014 (critérios para cálculo das tarifas) estão defasadas. O diagnóstico é que a falta de clareza sobre a remuneração de investimentos travou projetos. As transportadoras convivem, hoje, com impasses na aprovação de novos investimentos e depositam as expectativas de que o novo decreto da Lei do Gás ajude a destravá-los. A Ecomp Japeri (RJ), parte do projeto Corredor Pré-sal, crucial para a entrada do gás de Raia, da Equinor, em 2028, é o principal case: a NTS deu entrada no processo de aprovação do projeto em 2022 e só em janeiro deste ano obteve a autorização para construção endash; mas ainda aguarda do regulador uma posição sobre os parâmetros da remuneração do investimento. A TBG, com a Ecomp Gaspar (SC), e a TAG, com a Ecomp Itajuípe (BA), também aguardam o aval da agência sobre seus respectivos projetos. As transportadoras pregam senso de urgência na fixação de um regra transitória de remuneração dos investimentos para esses ativos. Propõem, nesse sentido, a adoção do conceito (comum no setor elétrico) de base regulatória blindada para os projetos de expansão aprovados endash; o que preservaria o ativo, por um tempo definido, de revisões tarifárias futuras. Planejamento para destravar A EPE também promete destravar novos investimentos pela via do planejamento. A diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da estatal, Heloísa Borges, destaca que um dos principais objetivos do Plano Integrado é ajudar a casar a oferta e demanda do mercado de gás e contribuir para que a ANP tome as melhores decisões na outorga de projetos a partir de uma avaliação mais sistêmica das melhores alternativas. eldquo;A ideia é ajudar a ANP a enxergar melhor esse todo coordenado (ehellip;) A ANP deixa de olhar para um projeto só, que é a lógica regulatória da autorização, e passa a ter uma forma de olhar de forma sistêmicaerdquo;, resumiu Heloísa Borges, ao apresentar no dia 17/2 os novos estudos da estatal para a malha de gasodutos. E o projeto Corredor Pré-sal, da NTS, promete ser, justamente, um dos projetos contemplados na primeira versão do plano. A EPE lançou, em fevereiro, a nova edição do Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte (PIG), que contribuirá para a elaboração do novo plano integrado endash; que não se limitará, porém, ao elo do transporte.

article

Crise climática reduz oferta de etanol, mas produtores esperam expansão na demanda

Produtores de etanol projetam uma safra menor para 2025-2026, mas estão otimistas com a possibilidade de expansão do mercado, aguardando o aumento da mistura do biocombustível à gasolina e ampliação da oferta do produto à partir do milho. Estimativas da SCA Brasil indicam que a produção total pode chegar a 33,8 bilhões de litros, no período 2025-2026, sendo 24 bilhões de litros da cana e 9,8 bilhões de litros de milho. A projeção, no entanto, é inferior aos 36,83 bilhões de litros registrados em 2024. Segundo Martinho Ono, CEO da SCA Brasil, a área colhida de cana de açúcar do Centro-Sul deve ser menor em função dos incêndios que destruíram lavouras no segundo semestre de 2024. Cerca de 400 mil hectares foram afetados, o que prejudicou o processo de plantio/renovação dos canaviais durante o inverno. A expectativa é de que a área total a ser colhida seja de 7,4 milhões de ha e queda para 600 milhões de toneladas no ciclo 2025-2026 na produção de cana-de-açúcar, 8% menos do que no período 2023-2024, quando foi registrada a produção recorde de 654 milhões de toneladas, aponta o departamento de Inteligência de Mercado da SCA Brasil. Além disso, o açúcar deve expandir sua participação no mix das usinas, de 48% no ano passado para 51% na safra atual. Ainda assim, Ono aposta em um cenário positivo para o setor ao longo de 2025. Durante uma live da SCA em fevereiro, o executivo listou a valorização do etanol hidratado frente à gasolina, as alterações ao RenovaBio aprovadas no final de 2024 e o avanço da mistura de etanol na gasolina para 30% como fatores que podem melhorar a demanda. O etanol hidratado foi beneficiado pela monofasia na reforma tributária. Nesse caso, somente o produtor pagará o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O setor também está otimista com a elevação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação e Serviços (ICMS) incidente na gasolina. eldquo;Somadas, [mudanças no ICMS, PIS e COFINS] aumentarão a competitividade do etanol hidratado em R$ 0,17 por litro ou dois pontos percentuais em relação à gasolinaerdquo;, estimou. Já a nova mistura do biocombustível na gasolina, que pode saltar de 27% para 30% (E30), se aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), incrementaria em cerca de 1,18 milhão de metros cúbicos (m³) a demanda de etanol anidro, que passaria de 10,7 milhões de m³ para 11,9 milhões de m³, na safra 2025/2026. De acordo com a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), serão fabricados 1,5 milhão de litros a mais do que no ano passado. A projeção é que a participação do biocombustível na matriz energética continue crescendo e chegue a 11,5 bilhões de litros no ciclo de 2026-2027. Apesar do etanol auxiliar na expansão da lavoura de milho do Mato Grosso, as elevadas taxas de juros podem limitar o aumento da produção, disse no mesmo evento o vice-presidente da trading Inpasa, Gustavo Mariano. eldquo;É uma questão que afeta diretamente todo o agronegócio nacional. Com a probabilidade da manutenção ou elevação da taxa de juros e alto spread bancário, quantifica-se em 20% a tomada de capital por parte do produtorerdquo;.

article

Licenciamento na Foz do Amazonas definirá destino de outros 47 blocos de exploração na bacia

O desgaste político que o governo tem bancado ao pressionar o processo de licenciamento ambiental do chamado bloco 59 da Foz do Amazonas está diretamente relacionado ao sinal que essa autorização dará para outros blocos previstos na mesma bacia. Por trás da preocupação em obter a licença de pesquisa desse bloco o mais rápido possível, está a atração de interessados em outras 47 áreas na Foz do Amazonas, uma das regiões que compõem a chamada margem equatorial. Até o dia 31 de março, as petroleiras que registraram declarações de interesse em participar de leilão a ser realizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) poderão apontar quais blocos, afinal, pretendem disputar. O leilão vai acontecer em 17 de junho. Ao todo, 332 blocos disponíveis no edital da Oferta Permanente de Concessão têm condições de serem oferecidos e possuem respaldo de manifestações conjuntas assinadas por MME (Ministério de Minas e Energia) e MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima). Só irão para o leilão, porém, aqueles blocos que, até o fim deste mês, receberem manifestações de interesse pelas empresas. Além do polêmico bloco 59, para o qual a Petrobras busca licença junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), há 47 na região que estão à disposição. Por isso, uma eventual confirmação do seu licenciamento é vista como ponto crucial para a viabilidade dos demais. Na exploração de petróleo, a obtenção do licenciamento ambiental fica a cargo das empresas, que precisam buscá-lo depois de vencerem os leilões. O histórico dos blocos localizados na Foz do Amazonas não traz motivos de muita empolgação para as petroleiras. Hoje já existem 9 blocos concedidos na bacia, dos quais 6 são de responsabilidade Petrobras (entre eles o bloco 59), 2 da Petro Rio Coral e 1 da Enauta Energia. Essas concessões foram feitas em 2013. Nos últimos 12 anos, foram alvo de tentativas de licenciamento ambiental, mas nenhuma se confirmou até hoje. Depois de nova negativa dos analistas do Ibama sobre os estudos apresentados pela Petrobras para licenciar o bloco, na última quarta-feira (26), cabe agora ao presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, tomar uma decisão final sobre o pedido. O chefe do Ibama não é obrigado a acompanhar o entendimento de sua área técnica. Ao ponderar a recomendação feita pelo grupo, ele decide se libera ou não. O ato final, portanto, é uma decisão política. Assim, os próximos dias são considerados decisivos não apenas para o bloco 59, mas para as oito demais concessões já feitas e para as 47 novas ofertas previstas neste 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão. Até o início de fevereiro, 89 petroleiras tinham se cadastrado para participar do leilão. A ANP está analisando a documentação entregue pelas interessadas e, em 7 de março, divulgará aquelas que, efetivamente, poderão participar da disputa. As que forem aprovadas terão até o dia 31 para apresentarem declarações de interesse nos blocos. A margem equatorial é composta pela porção marítima de cinco bacias: Barreirinhas, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Potiguar e Ceará. Assim como já existem nove blocos concedidos na Foz do Amazonas, há outros concedidos nas demais áreas, com exceção da Bacia Ceará. Uma das áreas de preocupação ambiental fora da Foz do Amazonas, por exemplo, é a Bacia Potiguar, onde já existem nove blocos sob contrato, operados por Petrobras (5), Murphy Brasil (3) e Shell Brasil (1). Esta região fica numa área próxima à formação de montanhas submarinas que se conectam ao arquipélago de Fernando de Noronha. Ao todo, o novo leilão prevê a oferta de 17 novos blocos de petróleo na Bacia Potiguar. Procurados pela Folha para comentar o tema, o Ibama e seu presidente não responderam. A Petrobras também não se manifestou. O MME, por sua vez, disse que os blocos disponíveis no leilão "possuem manifestação conjunta válida assinada pelo MME e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, conforme estabelecido na legislação vigente, o que possibilita que sejam arrematados no certame". O IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) afirmou que "defende o desenvolvimento de atividades exploratórias na margem equatorial brasileira para se comprovar a existência de petróleo e gás natural e sua viabilidade econômica, sempre com total segurança e respeito ao meio ambiente". Segundo o instituto, é sabido que há potencial na região para aumentar as reservas nacionais. "A demanda global por energia continuará crescente até 2050, com aumento de 24% do consumo global de energia primária até 2025, como indica a edição 2024 do World Oil Outlook, da Opep", afirmou. "Nesse contexto, o petróleo brasileiro ganha competitividade porque tem baixa intensidade de emissões de COe#8322; em suas operações de exploração e produção na comparação com outros mercados do mundo." A ANP informou que, dos 332 blocos incluídos no edital da Oferta Permanente de Concessão, 145 possuem manifestação conjunta do MME e MMA com vencimento no dia 18 de junho, um dia após o leilão. Sem essa manifestação, os blocos não podem ser leiloados, ou seja, é preciso buscar uma nova autorização das suas pastas para que voltem a ser oferecidos.

article

Petrobras anunciará terceiro campo que atinge produção de 500 mil barris de petróleo

O campo de Mero, terceiro maior produtor da Petrobras, atingiu a marca de produção de 500 mil barris de petróleo por dia. A informação será divulgada pela empresa nesta sexta-feira (28). Com esse resultado, Mero se junta aos dois maiores produtores da companhia que também superam essa marca: Tupi e Búzios. Os três campos estão localizados na camada pré-sal, região que responde atualmente por 81% da produção total da empresa. Mero opera com quatro plataformas e deve aumentar sua produção ainda em 2025, com a ampliação gradual da capacidade do navio-plataforma Marechal Duque de Caxias e a entrada em operação de outra embarcação do tipo, o Alexandre de Gusmão. Este último saiu da China ano passado e deve chegar em breve ao Brasil, segundo a empresa. (Mônica Bergamo)

Como posso te ajudar?