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Gasolina sobe 2,85% em fevereiro, mas continua mais vantajosa do que etanol, aponta levantamento

O preço médio da gasolina subiu 2,85% em fevereiro, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), custando R$ 6,49 o litro, enquanto o etanol, principal concorrente do combustível fóssil, disparou 3,92%, ao preço médio de R$ 4,51 o litro. A alta reflete o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no primeiro dia do mês. Apesar do preço menor do etanol, a gasolina se mostrou a opção mais vantajosa economicamente na maior parte do Brasil em fevereiro. eldquo;O aumento nos preços do etanol e da gasolina em fevereiro reflete o impacto do reajuste do ICMS, que entrou em vigor no primeiro dia do mês. Além disso, os combustíveis já vinham em tendência de alta desde dezembro, influenciados pela valorização do petróleo no mercado internacional e pela variação do dólar, fatores que elevam os custos de produção e importaçãoerdquo;, disse em nota o diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina. Segundo o indicador, a região Sul registrou a maior alta da gasolina, de 3,86%, com preço médio de R$ 6,45 o litro. A maior variação do etanol foi encontrada na região Nordeste, de 4,83%, com valor médio de R$ 4,99. Já o preço mais baixo do etanol foi registrado nos postos de abastecimento do Sudeste, a R$ 4,41, mesmo após alta de 3,76% no período. A gasolina mais barata em fevereiro também foi encontrada no Sudeste, a preço médio de R$ 6,33, com alta de 2,43% na comparação com janeiro. Os preços médios mais altos foram comercializados no Norte, com a gasolina custando R$ 6,96, alta de 2,2% ante janeiro, e o etanol cotado a R$ 5,19, uma alta de 3,59% na mesma comparação. Na análise por Estados, o etanol apresentou sua maior alta no Estado do Rio Grande do Norte, onde passou a custar R$ 5,32, após alta de 12,95%. O Estado com o etanol mais em conta para o motorista no período foi São Paulo, onde o preço médio registrado foi de R$ 4,28, mesmo após uma alta de 3,88%. Já os Estados com os preços médios de etanol mais caros foram o Acre e o Amapá, ambos com preço médio de R$ 5,39, mesmo valor médio identificado em janeiro no caso do Amapá, e que representa alta de 2,08% para o combustível no Acre. O Rio Grande do Norte também registrou o maior aumento da gasolina, de 5,95%, chegando ao preço médio de R$ 6,77. O Rio de Janeiro teve a gasolina mais em conta: R$ 6,25, após alta de 2,12% observado na comparação com janeiro. O Acre apresentou aumento de 2,02% no preço da gasolina, e com isso teve o combustível mais caro do País em fevereiro, com preço médio de R$ 7,57. eldquo;A gasolina se mostrou a opção mais vantajosa economicamente na maior parte do Brasil em fevereiro, principalmente para quem abastece nas regiões Nordeste e Sul. Contudo, é importante ressaltar que o etanol traz mais benefícios ambientais uma vez que emite menos poluentes, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável e de baixo carbonoerdquo;, reforçou Pina.

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Quando o Brasil começará a produzir carro elétrico e combustível 'verde' de aviação?

Responsável por 13% das emissões de gases poluentes no Brasil, o transporte terá de recorrer a veículos elétricos e a biocombustíveis para se descarbonizar (ou seja, reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera) endash; e o País tem investimentos sendo feitos para essas duas alternativas. Os projetos estão em diferentes fases de implementação. No caso dos automóveis elétricos, empresas chinesas como BYD e GWM têm chamado atenção pelo tamanho de seus projetos. As duas, no entanto, estão com a instalação de suas plantas atrasadas. Em relação aos biocombustíveis, há projetos para a produção local de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). Não há, no entanto, nenhuma planta em operação no País endash; apesar de o Brasil frequentemente ser apontado como um dos países com maior potencial na área. Nesta semana, o Estadão mostra como projetos de eldquo;economia verdeerdquo; estão avançando no País. Confira abaixo como os empreendimentos que podem ajudar na descarbonização do transporte no Brasil estão caminhando. Assim como o hidrogênio verde, o SAF também tem preço superior quando comparado ao querosene de aviação tradicional endash; o que dificulta sua implementação. Filipe Bonaldo, diretor da Aeamp;M Infra, braço da consultoria Alvarez eamp; Marsal especializado em infraestrutura, no entanto, vê com maior otimismo a probabilidade de os projetos de usinas avançarem no País do que os de hidrogênio. O SAF pode ser produzido a partir de soja ou milho, entre outros cultivos endash; daí o potencial brasileiro. eldquo;O Brasil tem capacidade agrícola. Poucos países no mundo tem issoerdquo;, diz ele. eldquo;Quando as empresas aéreas forem obrigadas a reduzir suas emissões (a partir de 2027 em rotas internacionais), a velocidade de implementação cresceráerdquo;, afirma Bonaldo. SAF de macaúba e soja Um dos projetos de SAF em desenvolvimento no Brasil é o da Acelen, empresa de energia do fundo Mubadala (dos Emirados Árabes Unidos). A companhia trabalha para produzir o combustível a partir da macaúba e seu projeto avança relativamente no prazo esperado. Há um ano, a empresa esperava plantar sua primeira fazenda de macaúba até o fim de 2024. Não conseguiu, mas já tem o licenciamento necessário e deve começar a semear em março. Depois disso, em até quatro anos deve estar produzindo frutos. Enquanto as palmeiras de macaúba não estiverem em tamanho adequado para produção, a Acelen vai trabalhar com soja. A empresa pretende começar a construção de sua usina no segundo semestre de 2025, um investimento que, junto aos recursos necessários para a plantação de macaúba, vai demandar US$ 3 bilhões. Segundo o diretor de operações da Acelen, Marcelo Cordaro, usinas de SAF desaceleraram em todo o mundo porque a demanda pelos combustíveis diminuiu. eldquo;Isso afeta o financiamento das plantaserdquo;, diz ele. eldquo;Por outro lado, os resultados do nosso projeto de macaúba tem avançado. Estão vendo a planta como uma matéria-prima do futuro, com potencial de aceitação no mercado americano e europeu.erdquo; Biodiesel Outra empresa que estuda investir no SAF é a gaúcha Be8. Por ora, a companhia endash; que está investindo em uma planta de SAF no Paraguai endash; analisa o mercado brasileiro. eldquo;Isso está no nosso radar, mas não estamos prontos para falar sobre o assuntoerdquo;, diz o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella. Por ora, a Be8 avança na produção de um biocombustível que pode substituir o diesel em 100% e que, diferentemente do biodiesel, não danifica o veículo quando usado sem mistura. Batizado de Be8 BeVant, o combustível custa metade do diesel verde (HVO) e já está disponível no País, enquanto o HVO deve entrar em produção aqui apenas em três anos. A Be8 investiu R$ 50 milhões em sua fábrica em Passo Fundo (RS) para poder fabricar esse combustível lá. Agora, aguarda o aumento da demanda para fazer o mesmo na unidade de Marialva (PR). eldquo;O crescimento é por escada, não por elevador. Vamos investindo conforme temos clareza de que vai ter mercadoerdquo;, acrescenta Battistella. A companhia também está construindo uma planta de etanol em Passo Fundo, que deve atender a demanda do Rio Grande do Sul. A unidade receberá aporte de R$ 1,3 bilhão e deve começar a operar em 2026. Carros eletrificados Após dois anos de atraso, a montadora chinesa GWM pretende inaugurar sua fábrica em Iracemápolis (SP) neste semestre. Na unidade, produzirá carros híbridos (com um motor elétrico e outro a combustão). O diretor de assuntos institucionais da companhia, Ricardo Bastos, afirma que o atraso ocorreu por causa do aumento do imposto de importação sobre veículos eletrificados. eldquo;A alta veio em um momento em que estávamos importando nossos veículos para testar a aceitação do consumidorerdquo;, diz. À época, a montadora mudou a estratégia de qual seria o primeiro modelo produzido no Brasil, alterando o projeto inicial e atrasando o início das operações. Após ser inaugurada, a planta deve trazer as peças dos automóveis para o Brasil, pintá-las aqui e montá-las. Aos poucos, passará a substituir essas peças por produção local. eldquo;Nosso objetivo é atingir 60% de conteúdo local a partir de 2028.erdquo; Outra chinesa, a BYD planeja produzir carros elétricos ainda neste ano. No começo das operações, porém, a empresa deve trazer kits de peças semi-montados para a planta em Camaçari (BA), onde apenas uma última etapa será feita. O início dos trabalhos na unidade também está atrasado. Inicialmente, a companhia prometia começar a operar no Brasil no fim de 2024. A BYD promete investir R$ 5,5 bilhões na fábrica e empregar 20 mil pessoas. No fim do ano passado, 163 operários chineses que trabalhavam na construção da planta foram resgatados em condições análogas à escravidão. Questionada se isso poderia atrasar o início das operações da unidade, a empresa não respondeu. A BYD afirmou que contratou uma construtora brasileira para realizar as adequações nas obras da fábrica de Camaçari, criou um comitê de compliance e rescindiu o contrato com a Jinjiang (empresa terceirizada cujos trabalhadores estavam em condições análogos à escravidão). Informou também que, eldquo;para acelerar o ritmo da obraerdquo;, vai eldquo;expandir a contratação de trabalhadores locais, tanto por meio de construtoras especializadas quanto por empregos diretoserdquo;.

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Diesel S-10 sobe 4,6% em fevereiro ante janeiro e passa de R$ 7 no Norte do pai?s, mostra Ticke

O prece#807;o do litro do diesel S-10 registrou alta de 4,6% em fevereiro na comparace#807;ae#771;o com janeiro, segundo o Ie#769;ndice de Prece#807;os Edenred Ticket Log (IPTL), atingindo o prece#807;o mee#769;dio de R$ 6,60, depois do aumento da alie#769;quota do ICMS e do reajuste da Petrobras ambos ocorridos no dia 1º do mee#770;s. O IPTL leva em conta 21 mil postos de abastecimento no país. O diesel comum subiu 4,65%, para R$ 6,52 em mee#769;dia o litro. eldquo;A alta no diesel comum e no S-10 em fevereiro jae#769; era esperada apoe#769;s o reajuste do ICMS (Imposto sobre Circulace#807;ae#771;o de Mercadorias e Service#807;os), que entrou em vigor no inie#769;cio do mee#770;s. Fatores externos, como a valorizace#807;ae#771;o do petroe#769;leo e a instabilidade cambial tambee#769;m vee#770;m pressionando os custos do combustie#769;vel, impactando diretamente o prece#807;o final ao consumidor desde dezembroerdquo;, analisa o diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina. As maiores altas regionais registradas para os prece#807;os mee#769;dios de ambos os tipos de diesel, em fevereiro, na comparace#807;ae#771;o com janeiro, foram encontradas na regiae#771;o Sul, de 4,96% para o diesel comum e de 5,07% para o S-10. Apesar do Sul ter registrado as maiores altas, a regiae#771;o tambee#769;m apresentou os menores prece#807;os dos combustie#769;veis no país, negociados a R$ 6,35, o diesel comum, e R$ 6,43, do diesel S-10. Os prece#807;os do diesel comum e S-10 mais altos do país em fevereiro foram registrados no Norte, onde custaram, em mee#769;dia, R$ 7,08, apoe#769;s alta de 3,81%, e R$ 6,91, apoe#769;s aumento de 3,75%, respectivamente. No levantamento por estados, o IPTL constatou que a maior mee#769;dia para o diesel comum em janeiro foi registrada no Acre, de R$ 7,79, apoe#769;s um aumento de 1,96% ante janeiro. O Rio Grande do Sul aparece como o estado onde o motorista encontrou o diesel mais em conta em fevereiro, a R$ 6,32, apoe#769;s alta de 4,64% na comparace#807;ae#771;o com janeiro. Jae#769; o estado que registrou o maior aumento do prece#807;o mee#769;dio do diesel comum foi Rondoe#770;nia, onde foi negociado a R$ 7,37, apoe#769;s uma alta de 9,35%, na comparace#807;ae#771;o com o mee#770;s de janeiro. A Bahia foi o ue#769;nico estado do país a apresentar queda para o prece#807;o do diesel comum na comparace#807;ae#771;o, de 0,16%, registrando prece#807;o mee#769;dio de R$ 6,44 em fevereiro. No estado funciona a Refinaria de Mataripe, que detee#769;m 14% do mercado de refino brasileiro e pratica a polie#769;tica de prece#807;o de paridade de importace#807;ae#771;o (PPI). Em relace#807;ae#771;o ao diesel S-10, o maior prece#807;o mee#769;dio registrado em fevereiro tambee#769;m foi do Acre, de R$ 7,81, apoe#769;s uma alta de 3,03% ante janeiro. No estado do Rio Grande do Sul foi identificado o menor prece#807;o mee#769;dio de fevereiro, de R$ 6,40, embora o valor represente uma alta de 4,58% em relace#807;ae#771;o a janeiro. O maior aumento do diesel S-10 em fevereiro, de 7,26%, foi observado no Distrito Federal, onde o combustie#769;vel passou a ser negociado por R$ 6,80. Nenhum estado apresentou queda para o S-10 no perie#769;odo, segundo o IPTL. (Estadão Conteúdo)

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Distribuidoras querem fim da lista de inadimplentes no Renovabio

A Associação Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (ANDC) afirma que a sanção da lei 15.802/2024, que ampliou as sanções por descumprimento de metas do RenovaBio, levou a casos de negativa de fornecimento de biocombustíveis. Por este motivo, recorreu à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pelo fim da divulgação da lista de inadimplentes, publicidade que a agência dá aos processos administrativos pelo não cumprimento das metas de aquisição de créditos de descarbonização (CBIOs). O não fornecimento de combustíveis pode ser enquadrado como elsquo;sonegação de produtoersquo;, infração prevista na legislação que rege as penalidades sob competências da ANP. Essas informações foram antecipadas pelo eixos pro (teste grátis). A 15.082/2024 prevê o bloqueio da comercialização de combustíveis com empresas inadimplentes no Renovabio, eldquo;a partir da inclusão do nome deste em lista de sanções a ser publicada e mantida atualizada pela ANPerdquo;. A medida, contudo, entra em vigor em 30 de março (90 dias após a edição da lei). eldquo;Há uma articulação entre essas empresas [produtoras de biocombustíveis] que a gente vai levar para o Cade, porque esses produtores não podem fazer essa combinação entre eleserdquo;, afirma Francisco Castro Neves, diretor-executivo da ANDC. Ele chefiou as superintendências de Abastecimento e de Fiscalização e se aposentou da agência em 2024. eldquo;Vamos denunciar isso, que é um oligopólio do suprimento de biocombustíveis. Nós fizemos a interpelação formal à ANP e vamos acionar a Justiçaerdquo;, afirmou Neves em entrevista à eixos. eldquo;O poder público é insensível e intransigente. É preciso, infelizmente, procurar o Judiciário, que é uma coisa custosa, ruim de fazer, mas é o jeito para sobrevivererdquo;, lamentou. A ANDC foi criada em 2023 e tem executivos das distribuidoras Atem, Ciapetro, Equador, Larco, RodOil, Royal Fic e TDC entre seus conselheiros e diretores fundadores. Atem, Ciapetro, Larco, Royal Fic e TDC constam na lista de inadimplentes do Renovabio. Ao todo, acumulam 12,3 milhões de CBIO e 15 processos administrativos abertos, em alguns casos, desde 2020, ano de estreia do programa. A lista das autuações, com a situação caso a caso e o registro de obtenção de liminares está disponível no site da ANP. A divulgação é prevista no decreto regulamentador do Renovabio, que prevê a transparência de metas individuais, do atendimento ano a ano; a ANP ainda informa a situação de cada processo, inclusive aqueles em que distribuidoras autuadas obtiveram vitórias judiciais. O pedido da ANDC é analisado por áreas técnicas e pela Procuradoria-Federal da ANP. Regulamentação A entidade alega que a lei aprovada em 2024 não pode ser aplicada sem a devida regulamentação do poder público, nem poderá ser executada com base no interesse privado, sem o poder de polícia exclusivo do órgão regulador. eldquo;Primeiro, a lei tem que entrar em vigência. Depois, quem diz o que pode e o que não pode, não é o produtor, é a ANP que tem que notificá-los [os produtores de biocombustíveis] a não vender. Não cabe a eles exercer o poder de políciaerdquo;, pontuou. A regulamentação da 15.802/2024 está sendo discutida entre o Ministério de Minas e Energia (MME) e a ANP. Originalmente, o projeto previa o rateio da renda com CBIO com produtores de cana, que não fornecem etanol emdash; principais emissores de créditos. Em uma articulação que reuniu o setor de biocombustível e distribuidoras, foram incluídos artigos para elevar as multas pelo não recolhimento de CBIOs e por fraudes na mistura obrigatória de biodiesel. Nos dois casos, prevê o bloqueio da comercialização, com intuito de retirar do mercado empresas que não cumpres as exigências regulatórias e acabam por obter vantagens comerciais.

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Petróleo fecha em baixa, de olho nas tarifas de Trump e na guerra da Ucrânia

Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta quarta-feira (26) com a perspectivas de tarifas de importação dos EUA sobre produtos de seus principais parceiros comerciais, além das conversações sobre o fim da guerra da Ucrânia. As perdas, contudo, foram limitadas pela informação de que houve queda nos estoques de petróleo nos EUA, contrariando a expectativa de analistas, e pelo anúncio da revogação de um acordo sobre petróleo com a Venezuela por parte do presidente americano, Donald Trump. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o contrato de petróleo WTI para abril fechou em queda de 0,44% (US$ 0,31), a US$ 68,62 o barril, enquanto o Brent para maio, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), recuou 0,59% (US$ 0,43), a US$ 72,07 o barril. Nesta tarde, Trump, disse que eldquo;tarifas, talvez não todas, entrarão em vigor em 2 de abrilerdquo;, durante a primeira reunião de membros do gabinete de seu segundo mandato. O republicano também afirmou que não pretende aliviar as sanções à Rússia antes da obtenção de um acordo de paz para a guerra da Ucrânia. eldquo;A verdadeira questão será se as sanções mais severas contra o Irã serão suficientes para restringir os suprimentos globais em comparação com a possível desaceleração da demanda tarifária e um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, o que provavelmente aliviará as sanções russaserdquo;, diz Dennis Kissler, do BOK Financial. No radar, os estoques de petróleo nos EUA tiveram queda de 2,332 milhões de barris, a 430,16 milhões de barris na semana passada, informou o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) do país. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam alta de 1,7 milhões de barris. Segundo o ING, é o primeiro declínio nos estoques de petróleo bruto americano desde meados de janeiro. Perto do fechamento, através da rede social Truth, Trump também anunciou a revogação das concessões concedidas ao regime de Nicolás Maduro, da Venezuela, por meio de um acordo sobre petróleo firmado durante o governo de Joe Biden. *Com informações da Dow Jones Newswires

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Consumo de etanol continua firme e forte, destaca a Datagro

O consumo de etanol continua firme e forte, destaca a consultoria Datagro em Breaking News nesta quarta-feira, 26 de fevereiro. Confira a seguir destaques da publicação da Datagro: ebull; Apesar do prece#807;o do etanol hidratado ter perdido competitividade na bomba, as vendas de etanol hidratado pelas usinas no Centro-Sul do Brasil continuam fortes. ebull; Foram vendidos 838 milhoe#771;es de litros na 1ª quinzena de fevereiro, 4,1% a mais do que hae#769; um ano. ebull; Vale lembrar que o prece#807;o do etanol hidratado na bomba tem sido mais competitivo do que o prece#807;o da gasolina em 5 estados, incluindo SP, que juntos representam 38,8% do mercado de ciclo Otto do Brasil. Datagro: preço do hidratado era mais competitivo Hae#769; um ano, o prece#807;o do etanol hidratado na bomba era mais competitivo em 16 estados, compreendendo uma participace#807;ae#771;o de mercado de 73,5%. ebull; Tambee#769;m ee#769; interessante notar que a relace#807;ae#771;o de prece#807;o etanol/gasolina na bomba no estado de Sae#771;o Paulo segue abaixo da marca de 70% desde julho de 2023, ou seja, hae#769; quase 18 meses consecutivos, o maior perie#769;odo desde 2015. Andamento da safra ebull; Quanto ao andamento da safra 24/25 no Centro-Sul, foram esmagadas 614,40 milhoe#771;es de tons de cana atee#769; 16 fev (-5,0%). A produce#807;ae#771;o de ace#807;ue#769;car atingiu 39,81 milhoe#771;es de tons (+5,6%) e a produce#807;ae#771;o de etanol, 33,57 bi litros (+3,7%). ebull; A produce#807;ae#771;o de etanol de milho totalizou 7,14 bi litros atee#769; 16 de fevereiro, aumento de 32,0% em um ano.

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