Biden aprova expansão de vendas de gasolina com mistura maior de etanol no Meio-Oeste

O governo Biden afirmou nesta quinta-feira que aprovou um pedido dos governadores do Meio-Oeste americano para permitir a expansão das vendas de gasolina com misturas mais altas de etanol em seus Estados a partir de 2025. A Reuters havia noticiado com exclusividade o anúncio iminente no início desta semana. A notícia é agridoce para o setor de etanol à base de milho, que vem lutando há anos pelas vendas de E15, ou gasolina com 15% de etanol, durante todo o ano, mas ficou frustrado na quinta-feira com a data de início de 2025, um ano depois da proposta. (Reuters)

GPA, de Pão de Açúcar e Extra, vende postos de gasolina

O GPA (PCAR3 na Bolsa), dono dos hipermercados Extra e Pão de Açúcar, conseguiu vender parte de sua rede de postos de combustíveis emdash; uma estratégia que vem sendo acompanhada de perto pelos investidores e que, junto com a venda da sede da empresa, tem a meta de levantar até R$ 500 milhões para a companhia reduzir seu endividamento. A companhia tem 66 postos em operação e está vendendo a rede por partes, junto a operadores regionais. A empresa acaba de vender oito postos no Rio para o Grupo Expo, que opera no segmento em toda a região metropolitana do Rio. Os postos vendidos ficam na capital, na Baixada Fluminense, em São Gonçalo e até em Cabo Frio, Região dos Lagos. A coluna apurou que a transação acaba de ser aprovada sem restrições no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Além disso, o GPA submeteu ao órgão a venda de outros postos de combustíveis para o grupo M Ribeiro, que opera extensa rede de postos na região Centro Oeste. Essa transação ainda precisa ser aprovada pelo Cade. Os valores envolvidos nos negócios ainda não foram abertos. A empresa está se desfazendo de negócios que considera eldquo;não estratégicoserdquo; para reduzir seu nível de endividamento. Além dos postos, o GPA procura um comprador para seu edifício-sede em São Paulo. Procurado pela coluna para comentar sobre as operações, o GPA disse que eldquo;a intenção da companhia vender ativos non core é pública. E a atualização sobre esse plano de desalavancagem por meio de venda de ativos tem sido informada periodicamente ao mercado, quando há necessidade.erdquo;

GPA, de Pão de Açúcar e Extra, vende postos de gasolina

Comunicado aos agentes regulados: atenção a falsos servidores da ANP solicitando cobranças indevidas

Alguns agentes regulados pela ANP estão sendo contatados por pessoas que se apresentam como servidores da Agência ou como seus representantes. A ANP esclarece que não solicita recursos financeiros em espécie, bens, serviços ou transferência bancária para realizar qualquer atividade, tais como concessão de autorizações para exercício de atividades reguladas pela Agência, agendamentos de vistorias ou ações de fiscalizações. Nenhum servidor ou alguém que se apresente em seu nome pode solicitar pagamentos indevidos aos agentes regulados. As multas aplicadas pela ANP também não são cobradas pessoalmente em nenhuma hipótese. Em caso de multa, a ANP envia, pelos Correios, ofício de cobrança com todos os procedimentos a serem adotados para pagamento ou interposição de recurso. Quando o agente multado não é localizado pelos Correios, a comunicação é feita por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU). Todas as taxas cobradas pela ANP são feitas por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) e quitadas junto ao sistema bancário nacional. Denúncias sobre contribuições financeiras irregulares, bem como qualquer tipo de dúvida, devem ser encaminhadas à Ouvidoria da Agência, por meio do Fale Conosco ou do telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita).

Cade tende a liberar Petrobras da venda de refinarias

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tende a aceitar o pedido da Petrobras e liberar a estatal da obrigação de vender refinarias e ativos restantes no mercado de distribuição e transporte de gás natural, segundo apurou o Valor com fontes que participam das negociações. As vendas estão previstas nos acordos firmados em 2019 que visaram reduzir a participação da empresa nos dois setores. O Cade deve impor eldquo;remédios comportamentaiserdquo;, que são restrições mais leves do que a venda de ativos. O caso pode ser levado para deliberação do tribunal no fim de março. Para ler esta notícia, clique aqui.