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Etanol é mais competitivo que a gasolina em 5 estados, cai em 11 e no DF e sobe em 11 unidades

O etanol mostrou-se mais competitivo em relação à gasolina em cinco estados na semana de 13 a 19 de abril. Na média dos postos pesquisados no país, o etanol tinha paridade de 68,25% ante a gasolina no período, portanto favorável em comparação com o derivado do petróleo, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado. O etanol é mais competitivo em relação à gasolina nos seguintes estados: Mato Grosso (64,78%); Mato Grosso do Sul (66,39%); Minas Gerais (69,65%); Paraná (68,23%), e São Paulo (66,88%). Preço do etanol cai em 11 estados e no DF, sobe em 11 e fica estável em 4 Os preços médios do etanol hidratado caíram em 11 unidades e no Distrito Federal, subiram em 11 e ficaram estáveis em quatro estados na semana de 13 a 19 de abril. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pelo AE-Taxas. Nos postos pesquisados pela agência em todo o país, o preço médio do etanol subiu 1,17% na comparação com a semana anterior, para R$ 4,32 o litro. Em São Paulo, principal estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, a cotação média ficou estável, em R$ 4,12 o litro. A maior queda porcentual na semana, de 3,37%, foi registrada em Mato Grosso, onde o litro passou a R$ 4,01. A maior alta no período, em Goiás, foi de 11,27%, para R$ 4,54 o litro. O preço mínimo registrado na semana para o etanol em um posto foi de R$ 3,39 o litro, em São Paulo. O maior preço, de R$ 6,49, foi observado em Pernambuco. Já o menor preço médio estadual, de R$ 4,01, foi registrado em Mato Grosso, enquanto o maior preço médio foi verificado no Acre, de R$ 5,85 o litro. (Estadão Conteúdo)

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Etanol supera soja em potencial de produção de SAF no Brasil

Como maior produtor mundial de cana-de-açúcar, o Brasil encontra na rota do etanol uma vantagem competitiva na produção de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF, em inglês), mostra um relatório lançado na última semana pelo Ministério da Fazenda e o Instituto AYA. O levantamento aponta que o SAF de etanol (cuja rota de produção é conhecida como ATJ) tem potencial teórico para gerar até 6,5 bilhões de litros por ano na próxima década, representando 23% do potencial de produção estimado do país. Já o etanol de milho vem logo atrás, com 5,5 bilhões de litros, ou 20% da capacidade projetada. Juntos, superam as estimativas para aproveitamento dos óleos de palma e soja pela rota HEFA endash; a única com produção em escala atualmente endash;, cujo potencial é calculado em 20% e 17%, respectivamente. O óleo de macaúba, palmeira nativa que vem sendo estudada como alternativa pela Acelen, poderia responder por 11% da produção, enquanto resíduos de madeira e outros representam os 10% restantes. O estudo (.pdf) elaborado em parceria com a Systemiq o UK PACT e cerca de 200 organizações da sociedade civil e setor produtivo elencou o SAF como a atividade econômica com maior aptidão para incrementar o PIB brasileiro no cenário de transição energética. A iniciativa quantificou a oportunidade para o crescimento do PIB entre US$ 230 e 430 bilhões até 2030 por meio de sete setores-chave da economia: transição energética, indústria e mobilidade, bioeconomia e biotecnologia, agropecuária e sistemas alimentares sustentáveis, nova infraestrutura verde e adaptação, economia circular e finanças sustentáveis. Na transição (US$ 40 a 75 bilhões), o SAF poderia contribuir com US$ 17 a 36 bilhões até 2030. O valor, no entanto, é ligeiramente menor do que o estimado em um estudo de 2023, que previa uma contribuição de US$ 22-44 bilhões. A revisão incluiu biobunker nas contas (US$ 3-6 bilhões em potencial) e atualizações nos valores dos setores de indústria e mobilidade, onde cresceu a participação da eletrificação. Instruções de voo A metodologia para a priorização das cadeias de valor na análise foi fundamentada em sete critérios: competitividade global, complexidade econômica, potencial de geração de PIB, demanda internacional, potencial de descarbonização, estágio de desenvolvimento tecnológico e econômico e condições habilitadoras. O SAF se sai bem em quase todos os requisitos. Os gargalos estariam na complexidade da cadeia de valor e condições habilitadoras, isto é, regulações, incentivos fiscais e outros mecanismos de incentivo. Embora parta do princípio que pacotes econômicos aprovados nos últimos anos, como a Lei de Redução da Inflação nos EUA (IRA, em inglês) e o Green Deal europeu, além de políticas de carbono como os CBAMs e o Artigo 6.4 devem influenciar estruturação de cadeias de valor locais, regionais e globais endash; o relatório indica três fatores que serão decisivos para o biorrefino decolar no Brasil. O primeiro deles diz respeito ao debate alimento versus energia. O documento aponta que é preciso alinhar diplomacia climática e regulação internacional para que os biocombustíveis de origem agrícola sejam aceitos em diferentes mercados. eldquo;O debate de food vs. fuel vs. forests precisa avançar globalmente, com a compreensão dos órgãos reguladores europeus das particularidades de países como o Brasil, que tem a área equivalente à França só de áreas degradadas onde a produção poderia acontecer sem competir com alimentos e florestaserdquo;, explica. Medidas fiscais e regulação doméstica são os outros dois fatores. O trabalho traz o exemplo dos EUA, que fornece crédito de US$ 1,25 para cada galão de querosene com SAF que atenda ao critério de redução mínima de 50% nas emissões de gases de efeito estufa do ciclo de vida. E cita o mandato da União Europeia para participação mínima de SAF na composição de combustível de aviação de 2% em 2025, 6% em 2030, chegando a 70% em 2050. eldquo;O PL do Combustível do Futuro impõe 4% em 2030 e 12% em 2035. Vale notar que essa regulação brasileira, embora bem-vinda, ainda representa apenas uma pequena parcela (4-5%) do volume potencial da produção nacional (de 2030 a 2035)erdquo;, observa.

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Empresa chinesa estuda investimento em combustíveis sustentáveis no Rio

A empresa chinesa Envision, especializada em energias renováveis, estuda investimentos no Brasil na produção de combustível sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês). O governador do Rio, Cláudio Castro, se reuniu na terça em Xangai com representantes da empresa e ofereceu incentivos para a instalação da multinacional no estado. Castro disse que o objetivo é eldquo;posicionar o Rio como um hub nacional de transição energéticaerdquo;, segundo comunicado oficial. De acordo com a empresa, as discussões ainda estão em estágio preliminar. emdash; Abrimos discussões sobre investimentos potenciais no Brasil, definitivamente estamos fortemente comprometidos com essa possibilidade, mas ainda não temos um prazo para fechar [o acordo] emdash; disse ao Valor Bella Zhang, chefe de estratégia global de SAF da Envision, em entrevista durante o Summit valor Brazil - China.

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Petróleo cai 2% após fontes dizerem que Opep+ vai avaliar aumento de produção

Os preços do petróleo caíram 2% nesta quarta-feira, com fontes dizendo que a Opep+ consideraria acelerar seus aumentos de produção de petróleo em junho. Mas as perdas foram contidas após uma reportagem de que o presidente dos EUA, Donald Trump, pode cortar tarifas sobre importações chinesas. O Brent fechou em baixa de US$1,32, ou 1,96%, a US$66,12 o barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate dos EUA terminou em queda de US$1,40, ou 2,2%, a US$62,27. O petróleo de referência global Brent atingiu a máxima da sessão em US$68,65, o maior valor desde 4 de abril, antes das notícias da Opep+. Vários membros da Opep+ sugerirão que o grupo acelere os aumentos na produção de petróleo pelo segundo mês consecutivo em junho, disseram à Reuters três fontes familiarizadas com as negociações. Houve tensões recentes entre os membros da Opep+ sobre o cumprimento das cotas de produção. "Não me surpreenderia que a Opep queira aumentar a produção. Isso poderia levantar preocupações sobre a coesão do cartel. Talvez eles estejam cansados de conter aumentos de produção", disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group. Ambas as referências do petróleo reduziram algumas perdas no início do pregão da tarde depois que o Ministério da Energia do Cazaquistão emitiu uma declaração dizendo que o país, que não é membro da Opep, mas um aliado no grupo Opep+, é um participante responsável na comunidade energética internacional e está interessado na previsibilidade e no equilíbrio entre demanda e oferta. O Cazaquistão irritou outros membros da Opep+ ao produzir mais do que sua cota atribuída. Notícias sobre tarifas também ajudaram a conter algumas perdas no preço do petróleo. O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, estudaria a redução de tarifas sobre produtos chineses importados, aguardando negociações com Pequim, disse uma fonte familiarizada com o assunto na quarta-feira, acrescentando que nenhuma ação seria tomada unilateralmente. As tarifas sobre a China provavelmente cairão para entre 50% e 65%, de acordo com uma reportagem do Wall Street Journal, citando um funcionário da Casa Branca. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse acreditar que tarifas excessivamente altas entre os EUA e a China terão que cair antes que as negociações comerciais possam prosseguir. (Reuters)

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Preço do açúcar sobe enquanto o do etanol caiu no mercado de São Paulo

Os preços dos principais derivados da cana-de-açúcar tiveram comportamentos opostos na última semana no mercado spot de São Paulo, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Enquanto o açúcar seguiu em alta, as cotações do etanol voltaram a cair. O suporte às cotações do açúcar neste primeiro mês da safra 2025/26 deve-se sobretudo à limitação da oferta, principalmente dos tipos de melhor qualidade. Ainda conforme o Cepea, embora a colheita da cana-de-açúcar já tenha começado em algumas regiões de São Paulo, chuvas isoladas vêm interrompendo temporariamente as operações no campo e, consequentemente, nas usinas. Além disso, pesquisadores do Cepea ressaltam que é comum a disponibilidade de lotes de açúcar cristal aumentar gradativamente nas primeiras semanas de moagem, visto que usinas costumam iniciar a produção com etanol ou açúcar VHP (bruto). Dessa forma, o início da safra pressionou mais as cotações do biocombustível. Nesta terça-feira (22/4), o indicador Cepea/Esalq do açúcar cristal fechou a R$ 144,87 a saca de 50 quilos, patamar que não era observado desde fevereiro deste ano (período da entressafra 2024/25). No caso do etanol hidratado, entre 14 e 17 de abril, o indicador Cepea/Esalq fechou em R$ 2,7140 o litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), queda de 1,17% frente ao do período anterior. Já o anidro subiu 2,27% em igual comparativo, a R$ 3,1508 o litro. De modo geral, pesquisadores do Cepea explicam que agentes do mercado de etanol seguem apreensivos e cautelosos. Além da entrada de produto da nova safra 2025/26, o foco atual tem sido o fechamento de contratos envolvendo o etanol anidro. O setor também está atento às movimentações nos valores do barril do petróleo e aos possíveis desdobramentos sobre o preço da gasolina A nas refinarias. Outra expectativa envolvendo o mercado brasileiro, conforme o Cepea, recai sobre a proximidade da mudança do PIS/Cofins a partir de 1º de maio, o que tende a melhorar a liquidez do etanol hidratado nos próximos dias.

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Fusão de Toyota e Daimler na área de caminhões tem ambições de impulsionar uso de hidrogênio

A Toyota e a Daimler Truck estão se aproximando da fusão de suas subsidiárias de veículos comerciais após quase dois anos, graças, em grande parte, à busca compartilhada pela promoção do hidrogênio como combustível. As duas partes estão nos estágios finais da fusão, informou o eldquo;Nikkei Asiaerdquo; na terça-feira. Um acordo preliminar de fusão foi anunciado em maio de 2023, com a meta de ser concluído no ano seguinte. A fusão combinaria a Hino Motors, unidade da Toyota, com a Mitsubishi Fuso Truck and Bus, subsidiária da Daimler Truck. "Sentimos na Daimler Truck um forte desejo de concretizar inequivocamente a utilização do hidrogênio", disse um executivo da Toyota em fevereiro. "Estamos discutindo a forma que a parceria assumirá, incluindo a questão com a Hino Motors e a Mitsubishi Fuso."

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