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Vast diversifica tancagem de combustíveis marítimos de olho na descarbonização de navios

A Vast (antiga Açu Petróleo) vai começar em junho a construção de um terminal de tancagem com foco em combustíveis marítimos e biocombustíveis. A companhia quer oferecer um leque de opções de abastecimento para os navios que exportam o petróleo brasileiro, incluindo misturas entre fósseis e renováveis, de modo a reduzir a pegada de carbono na navegação. Localizado no Porto do Açu, no norte fluminense, o Terminal de Líquidos do Açu (TLA) vai entrar em operação a partir do final de 2025 com capacidade para 80 mil metros cúbicos de combustíveis. A intenção é expandir o projeto em fases, com a possibilidade de chegar a 300 mil metros cúbicos. Para o CEO da Vast, Victor Bomfim, a trilha para a descarbonização do setor marítimo no Brasil passa pelo biodiesel e etanol. Na visão do executivo, o uso do metanol e da amônia azuis ou verdes como combustíveis limpos na navegação têm um apelo menor no país do que na Europa, pois são mais tóxicos e de difícil manuseio. eldquo;Eu acho que o Brasil tem outras vantagens competitivas que vão deixar o metanol, talvez, como uma opção um pouco mais abaixo na linha de prioridadeerdquo;, afirmou em entrevista à agência epbr. Em meio aos esforços para descarbonizar a navegação internacional, a mistura do bunker com biocombustíveis tem sido uma das demandas dos clientes do Porto do Açu, segundo Bomfim. A adição de um teor renovável ao produto fóssil reduz as emissões sem necessidade de grandes adaptações dos motores existentes. No caso das novas embarcações, os armadores estão apostando em diferentes caminhos, que incluem a eletrificação e os motores flex, capazes de operar a combustíveis fósseis, biocombustíveis ou misturas entre os dois. eldquo;Todos estão entendendo que o caminho é múltiplo. E a Vast está querendo se posicionar nisso. Vamos disponibilizar combustíveis marítimos do presente e do futuro, com biocomponentes, e também energia elétricaerdquo;, disse o executivo. Além dos combustíveis líquidos de menor emissão de carbono, outra aposta do setor marítimo para a descarbonizar é a eletrificação da frota. O Porto do Açu já oferece aos navios rebocadores que apoiam as atividades de exploração e produção de petróleo a possibilidade de usar a energia elétrica da rede nacional quando estão atracados. A estimativa é de uma redução de 20% na pegada de carbono das operações. eldquo;Nossa ideia é que isso passe para todas as outras embarcações de apoio e, quem sabe, até mesmo para os petroleiros, o que é um desafio um pouco maiorerdquo;, afirmou. Bomfim lembra que as soluções podem ser complementares, com o uso de energia elétrica quando os navios estão atracados e de biocombustíveis ou bunker com teor renovável durante a navegação. A Vast movimenta cerca de 40% de todo o petróleo exportado pelo Brasil, de clientes como Petrobras, Equinor, Shell e CNOOC. Em 2023, passaram pelo terminal 205 milhões de barris, volume que tem sido crescente nos últimos anos dado o aumento da produção nacional e a estagnação na capacidade de refino interna. As operações ocorrem por meio do transbordo, com embarcações atracadas. Bomfim lembra que a atracação é menos poluente do que o transbordo underway, que ocorre em alto mar e tem uma pegada de carbono duas vezes maior, pelo maior consumo de combustível, além de ter maior risco de vazamento. eldquo;Ainda tem 15% das exportações brasileiras que são feitas através de operações underway. A gente acha que é o momento das empresas de petróleo acordarem para esse fato e pararem com esse tipo de operação, que tem um risco ambiental enorme e uma pegada de carbono mais intensaerdquo;, defendeu Bomfim.

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Controverso, Imposto Seletivo no setor mineral pode gerar até R$ 10,8 bi

Controversa, a tributação do Imposto Seletivo (IS) sobre a extração mineral pode render à União receita adicional de R$ 8,7 bilhões em 2027, quando começará a ser cobrada, e chegar a R$ 10,8 bilhões em 2033. Pela proposta do governo o tributo deve ser cobrado sobre petróleo, minério de ferro e gás natural, mesmo que destinados à exportação, o que tem despertado críticas ao que se considera como intenção eldquo;arrecadatóriaerdquo;. Os itens que ficarão submetidos ao IS estão em ascensão na pauta exportadora e contribuem com mais de 20% do valor de todos os embarques brasileiros. No ano passado, somaram US$ 73,3 bilhões em exportações, o equivalente a 21,6% da receita total de embarques. A expectativa é que, com aumento de volume de produção, se tornem mais importantes na pauta exportadora nos próximos anos. De janeiro a abril deste ano somente minério de ferro e petróleo foram responsáveis por 24% das exportações ante 20% em iguais meses do ano passado. Para ler esta notícia, clique aqui.

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Ipiranga incorpora programa de fidelidade em balanço e revela perdas

A Ipiranga consolidou no balanço de março o resultado de suas marcas Abastece Aí e KMV, programas de vantagens da distribuidora. Com isso, expôs um resultado negativo de quase R$ 250 milhões do negócio nos últimos quatro anos. Financeiramente, isso é um indicador de que o programa de fidelidade estava gastando muito mais em suas operações do que gerando receitas. De acordo com as demonstrações contábeis, o clube de vantagens para quem abastece nos postos da rede gerou um Ebitda negativo de R$ 247 milhões entre 2020 e 2023. Ao longo desses quatro anos o desempenho do Abastece Aí não era contabilizado junto com os da Ipiranga e, sim, debaixo da Ultrapar, holding que controla as empresas do grupo. "A segregação dos resultados não faz mais sentido" em razão de "o Abastece Aí continuar a ser o principal canal de relacionamento com os consumidores da Ipiranga e do novo direcionamento estratégico da empresa", disse a Ipiranga no balanço. DESEMPENHO GLOBAL A Ultrapar, empresa com ações negociadas na B3, reúne, além da Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo. O Ebitda ajustado do grupo caiu de R$ 2,3 bilhões, em dezembro de 2023, para R$ 1,3 bilhão no primeiro trimestre deste ano. Essa diferença de R$ 929 milhões foi puxada pela Ipiranga, que teve um recuo de R$ 817 milhões em seu Ebitda no período. A empresa, no entanto, informa que existe um efeito sazonal histórico no último trimestre, que distorce as comparações entre trimestres consecutivos. Na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o de 2023, houve um leve aumento do Ebitda da Ultrapar endash;passou de R$ 1 bilhão para R$ 1,3 bilhão. Nesse período, as vendas da Ipiranga tiveram alta de 2%, atingindo 5,6 milhões de metros cúbicos em março deste ano. O Ebitda ajustado da distribuidora cresceu 48% endash;foi de R$ 527 milhões, em março de 2023, e passou para R$ 783 milhões, em março deste ano. Na comparação entre março deste ano e dezembro de 2023, o resultado foi de R$ 1,1 bilhão, uma queda de 33%.

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Silveira diz que demissão de Prates foi uma decisão de Lula

Na primeira declaração pública sobre a demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, atribuiu a decisão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a demissão se deveu à eldquo;compreensão do presidenteerdquo; de que era preciso acelerar o plano de investimentos da estatal. eldquo;(O fator decisivo para a demissão) foi a compreensão do presidente de que nós precisamos acelerar o cumprimento do plano de investimentos. Nada mais. Sempre tentaram personificar essa questão da Petrobras em mim e no ministro Rui (Costa, da Casa Civil). Absolutamente, isso nunca aconteceu. (Prates), por quem eu continuo tendo respeito, foi meu colega no Senado. Às vezes, as posturas são diferentes, mas o respeito sempre é primordial. Que continue sendo à altura daqueles que têm a missão de servir ao Paíserdquo;, disse Silveira. A versão de a demissão de Prates estar relacionada ao interesse do governo em acelerar os investimentos na estatal já corria nos bastidores de Brasília, assim como a de que Silveira e Rui Costa foram os pivôs da sua saída, após uma espiral de discordâncias e ataques mútuos entre os três desde o início do governo. A amigos, Prates disse que a demissão representou uma eldquo;humilhaçãoerdquo; e que foi anunciada por Lula eldquo;na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costaerdquo;. eldquo;Foi a compreensão do presidente de que precisamos acelerar o plano de investimentos. Nada maiserdquo; Alexandre Silveira Ministro de Minas e Energia AFRONTADO. O ministro, porém, não deixou de fazer uma crítica velada a Prates. eldquo;O presidente Lula, com 78 anos de idade, não pode ser constrangido por nenhum de nós (do governo). Todos nós temos de nos orgulhar e aprender com ele, sobre respeito à democraciaerdquo;, afirmou Silveira, a jornalistas na Base Aérea do Galeão, no Rio, onde acompanhou o embarque de eletricistas para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. Nos bastidores, em Brasília, o comentário é de que Lula se sentiu afrontado por Prates em algumas ocasiões nos últimos meses, como quando o então presidente da Petrobras descumpriu a sua ordem para que os conselheiros indicados pelo governo votassem contra a distribuição de dividendos extraordinários apurados em 2023, em março, ou quando pediu uma reunião para definir sua situação na empresa. elsquo;MAIOR CELERIDADEersquo;. Ontem mais cedo, em entrevista à GloboNews, Silveira destacou que a Petrobras é uma empresa estatal e que quem indica seu presidente e diretores é o governo. Ele afirmou que a empresa não terá uma guinada com a mudança da presidência e que o presidente Lula espera o cumprimento rigoroso do plano de investimentos já aprovado pela estatal, que prevê aportes em gás e fertilizantes, entre outras áreas. eldquo;Queremos uma presidente cumprindo o plano com a maior celeridade possívelerdquo;, disse ele, em referência à escolha de Magda Chambriard para o cargo antes ocupado por Prates. Silveira disse que o governo eldquo;sabe respeitar a natureza das empresaserdquo; e que os investidores eldquo;não terão surpresaserdquo;. Ele acrescentou que a gestão da estatal seguirá eldquo;sem barulho, com serenidade e com equilíbrioerdquo;. Ele minimizou também a queda das ações da estatal na Bolsa após a demissão de Prates. Segundo ele, o movimento seria uma eldquo;marola para beneficiar especulaçãoerdquo; e não teria consistência. Na leitura do mercado, a substituição de Prates deve representar maior interferência política do governo na administração da estatal, com participação da empresa em projetos que já não deram resultados em gestões passadas do PT endash; como o incentivo para a recuperação do setor de estaleiros no País. Silveira se mostrou entusiasmado com a chegada de Magda Chambriard para dirigir a Petrobras. Questionado sobre como será a relação entre o governo e a nova presidente da estatal, ele disse ser desrespeitoso caracterizar a executiva como eldquo;subservienteerdquo;. eldquo;É desrespeitoso se dirigir a uma profissional como a doutora Magda, a companheira Magda, como subserviente. Qualquer profissional que chega para dar contribuições ao País pode colocar suas ideias para fazer o bom debate. Mas, depois que há uma decisão (de governo), mesmo não consensual, há de se cumprir (a decisão).erdquo; ebull;

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Segunda parte da regulamentação da Reforma Tributária deve chegar semana que vem à Câmara, diz Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que a segunda parte da regulamentação da reforma tributária, que vai trazer detalhes da formação do Comitê Gestor e a transição na distribuição da receita para os estados e municípios, além de questões relativas ao contencioso administrativo. Lira disse que vai formalizar até esta quarta-feira os nomes indicados para o grupo de trabalho de deputados que irá analisar as propostas. Serão dois grupos, um para analisar cada projeto de lei complementar. Cada GT terá sete membros cada. Ao final das análises, um parlamentar de cada grupo deve concentrar as conclusões em dois relatórios finais. As propostas continuarão com tramitações separadas, mas devem ocorrer na mesma velocidade, já que Lira quer aprovar a regulamentação até o fim deste semestre. endash; O ministro Haddad (da Fazenda) me informou na marcha dos prefeitos que deve estar enviando na próxima semana que é o federativo. Publicando hoje, amanhã já fazemos a reunião com os líderes e os indicados para que nós façamos juntos um plano de trabalho e já tenhamos uma rotina de ouvir discutir, fazer as audiências necessárias e poder entregar, se tudo correr bem, antes do final do semestre endash; disse. Projeto Mover Arthur Lira ainda disse que o projeto que prevê a volta do Imposto de Importação para compras de até US$ 50 por pessoas físicas, o que inclui a taxação de sites estrangeiros como os asiáticos Shein e Shopee, será mantido dentro da proposta projeto de lei que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). O PT e parte da base governista tentam separar os dois temas, para acelerar o Mover e deixar o imposto de importação, mais polêmico, para outra sessão. A bancada do PT e integrantes do governo divergem sobre a retomada da cobrança. A isenção vinha desagradando aos varejistas brasileiros, que se queixam de concorrência desequilibrada com importados. PL Streamings O presidente da Câmara dos Deputados ainda reconheceu a dificuldade na tramitação do projeto de lei que regula e taxa as plataformas de streamings e comparou com o projeto de lei das Fake News, outro que ficou travado na pauta. endash; Eles estão tentando negociar, mais uma vez nós enfrentamos dificuldades, narrativas que no meu ver não condizem com a realidade do projeto, mas como no Brasil as coisas ultimamente estão assim, quando você batiza vira nome, a dificuldade não está pequena de aprovar essa matéria. Falta de voto, confusão endash; afirmou. A proposta prevê que o Provedor de Vídeo sob Demanda deverá manter no catálogo, de forma contínua, o mínimo de 10% de horas de conteúdos brasileiros, calculado sobre a totalidade de horas de conteúdos audiovisuais que componham o catálogo. Além disso, será cobrado um imposto, chamado de Condecine, que poderá variar até 6%, de acordo com o faturamento da empresa. As empresas de streaming que produzirem mais de 50% de conteúdo brasileiro estarão isentas do imposto, caso o projeto seja aprovado.

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'Pensamos igual sobre margem equatorial', diz Silveira sobre Magda

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (21) que tem pensamento alinhado ao de Magda Chambriard, indicada pelo governo para presidir a Petrobras, em relação à necessidade de exploração de petróleo na margem equatorial brasileira. "Nós pensamos igual, é pública a posição dela e é pública a minha posição: os brasileiros têm o direito de conhecer suas potencialidades energéticas", afirmou, em entrevista no Rio de Janeiro, após acompanhar embarque de técnicos do setor elétrico para ajudar a avaliar danos no Rio Grande do Sul. "A decisão do Brasil de explorar ou não tem que ser soberana. Agora, sem conhecer, nós não temos como discutir se nós vamos ou não vamos explorar, em quanto tempo nós vamos precisar das nossas reservas", completou. Liberar a exploração na bacia da Foz do Amazonas, na margem equatorial, deve ser uma das missões prioritárias de Magda, cujo currículo começou a ser debatido em comitê interno da estatal nesta terça-feira (21), com previsão de votação sobre sua aderência ao cargo nesta quarta (22). A petroleira insiste na exploração, mesmo após o Ibama (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais e Renováveis) ter dado uma série de sinalizações de que não vê a empreitada como viável. Para atingir o objetivo, Magda pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que interfira no caso. Na entrevista desta terça, Silveira repetiu argumento de que estudos da Petrobras indicam que o Brasil pode voltar a ser importador de petróleo a partir do início da próxima década. "Isso não é admissível, não tem bom senso", afirmou. "O Brasil precisa, respeitando a legislação ambiental, continuar avançando com o seu espírito de desenvolvimento nacional a fim de, mais uma vez, eu repito, gerar emprego e renda, combater desigualdade, fazer a nossa indústria ser robustecida." Silveira afirmou, ainda, que espera de Magda "a maior celeridade possível" no cumprimento do plano de investimentos da Petrobras. Sua missão, diz, é "cumprir o plano de investimento já aprovado sem nenhuma surpresa para o investidor". Ele defendeu que a conturbada troca de comando da maior estatal brasileira não representa intervenção do governo sobre a empresa. A Petrobras, diz, "na sua natureza é uma empresa controlada pelo governo". "A palavra intervenção, me desculpe, é completamente inadequada. O presidente da República escolhe o presidente das suas companhias, dos bancos públicos, como ele escolhe os ministros de Estado. E todos nós temos os nossos cargos sempre suscetíveis à leitura do presidente." Ele argumentou que a Petrobras é uma empresa lucrativa e que dá retorno aos investidores, mas precisa cumprir sua função de ser "mola propulsora do desenvolvimento nacional". A lista de prioridades do governo federal para a gestão de Magda na Petrobras inclui a aceleração de projetos já em curso e novidades, como a recompra da refinaria de Manaus e a criação de um polo gás-químico em Uberaba, em Minas Gerais, base de Silveira. Tem ainda novos projetos de energias renováveis, biocombustíveis e antecipação em um mês da inauguração de gasoduto que liga reservas do pré-sal a Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, conhecido como Rota 3, prevista inicialmente para agosto. Pede também que a Petrobras aprove investimentos na produção de petróleo e gás no litoral de Sergipe, que vêm sendo adiados por problemas de viabilidade financeira, e determina ampliação das compras em estaleiros nacionais.

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