Petróleo volta a subir

Os preços do petróleo voltaram a subir nesta terça-feira, apesar da divulgação de uma inflação maior do que o esperado nos Estados Unidos. O barril do Brent para entrega em abril subiu 0,93%, para US$ 82,77, e o WTI para março teve alta de 1,23%, para US$ 77,87. Ao contrário de Wall Street, onde os números sobre a inflação causaram estragos, o mercado do petróleo bruto não foi afetado por esses dados, e sim ganhou força com a ideia de que uma inflação maior do que o esperado reflete uma demanda sustentada. (AFP)

Caminhoneiro que roda pelo litoral paga diesel mais caro

A rodovia BR-101, que passa por todos os estados da costa litorânea do país, concentrou os postos de combustíveis com preços mais altos para caminhoneiros que abasteceram com diesel em janeiro. Segundo levantamento de preços da Edenred Ticket Log, o litro do tipo S-10 foi comercializado, em média, a R$ 6,10. O litro do diesel comum ficou em R$ 5,99. Entre as rodovias com preços mais em conta para o óleo S-10, a Fernão Dias e a Régis Bittencourt lideraram com preços em torno de R$ 5,88. A Régis também ficou com os melhores preços para o diesel comum, com o litro comercializado a R$ 5,72. "Para os próximos dias, a previsão é de que novas altas devem mudar os números nas bombas, como reflexo do início da vigência das novas alíquotas do ICMS", afirma Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil. A Edenred Ticket Log monitora mais de 21 mil postos de combustíveis parceiros.

Caminhoneiro que roda pelo litoral paga diesel mais caro

Raízen (RAIZ4) vê lucro mais que dobrar no 3º tri da safra 23/24, a R$ 754,4 milhões

A Raízen (RAIZ4) registrou um lucro líquido de R$ 754,4 milhões em seu balanço referente ao terceiro trimestre do ano-safra 2023/2024 (outubro/dezembro). Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o número foi de R$ 255,7 milhões, houve uma elevação de 195%. Segundo a empresa, o resultado foi impulsionado pelo desempenho operacional e geração de margens, mesmo com o impacto do resultado financeiro no período. No que diz respeito à receita líquida, a empresa alcançou R$ 58,491 bilhões no trimestre, representando uma queda de 3,1% em relação ao mesmo período de 2022/2023, refletindo menor volume comercializado e a retração do preço de etanol. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado, por sua vez, foi de R$ 3,929 milhões, apresentando um aumento de 32,5% em relação ao terceiro trimestre de 2022 e acima dos R$ 3,68 bilhões previstos pelo consenso LSEG. Em relação aos gastos, as despesas administrativas e gerais subiram 36,1% no ano, para R$ 90,4 milhões. O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 4,534 bilhões no terceiro trimestre de 2023/2024, um aumento de 30,1% na comparação com igual etapa de 2022. O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 1,517 bilhão no terceiro trimestre do ano-safra 2023/24, uma elevação de 4,8% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022. A dívida líquida da companhia era de R$ 31,496 bilhões, um crescimento de 12% na comparação com a mesma etapa de 2022. O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 1,9 vez, queda de 0,6 p.p. em relação ao mesmo período de 2022.

Vibra Energia investe R$ 90 milhões em melhorias e ampliação de sua base no Porto de Belém

A Vibra Energia informou que investiu R$ 90 milhões em melhorias e ampliação de sua base no Porto de Belém, no Pará, cuja capacidade instalada cresceu 58,3%, para 76.000 m³. O comunicado foi feito pela companhia (BOV:VBBR3) nesta quinta-feira (08). Segundo a distribuidora, este é o maior investimento da companhia em uma unidade operacional na região Norte do país. A Vibra já operava em uma base no Porto de Belém e, em 2019, após o processo de arrendamento do leilão portuário conduzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), válido por 20 anos, iniciou a ampliação da tancagem. Ao todo foram construídos sete novos tanques para armazenagem de gasolina, etanol, diesel, biodiesel e querosene de aviação. A nova tancagem se tornou operacional a partir de 1º de fevereiro.