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Como Trump tem pressionado países a recuarem de suas metas climáticas queimando mais petróleo e gás

O presidente Donald Trump não está apenas trabalhando para impedir a transição para longe dos combustíveis fósseis nos Estados Unidos. Ele está pressionando outros países a flexibilizarem seus compromissos de combate às mudanças climáticas e, em vez disso, a queimarem mais petróleo, gás e carvão. Trump, que se uniu aos republicanos no Congresso para acabar com o apoio federal a veículos elétricos e energia solar e eólica, está aplicando tarifas, impostos e outros mecanismos da maior economia do mundo para induzir outros países a queimar mais combustíveis fósseis. Sua aversão é particularmente focada na indústria eólica, que é uma fonte de eletricidade bem estabelecida e em crescimento em vários países europeus, bem como na China e no Brasil. Durante uma reunião de gabinete, Trump disse que estava tentando educar outras nações. eldquo;Estou tentando fazer com que as pessoas aprendam sobre o vento rapidamente, e acho que fiz um bom trabalho, mas não bom o suficiente porque alguns países ainda estão tentandoerdquo;, disse Trump. Ele disse que os países estavam eldquo;se destruindoerdquo; com a energia eólica e disse: eldquo;Espero que eles voltem aos combustíveis fósseiserdquo;. No mês passado, o governo prometeu punir países endash; aplicando tarifas, restrições de visto e taxas portuárias endash; que votarem a favor de um acordo global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do setor de transporte marítimo. Dias depois, em Genebra, o governo Trump se uniu à Arábia Saudita e a outros países produtores de petróleo para se opor a limites na produção de plásticos à base de petróleo, cujo uso explodiu nos últimos anos e está poluindo cursos de água, prejudicando a vida selvagem e até sendo detectado no cérebro humano. Em julho, o governo Trump fechou um acordo comercial com a União Europeia, no qual concordou em reduzir algumas tarifas se o bloco comprasse US$ 750 bilhões em petróleo e gás americanos ao longo de três anos. Esse acordo levantou preocupações em alguns países europeus, pois entraria em conflito com os planos de reduzir o uso de combustíveis fósseis, cuja queima é o principal motor das mudanças climáticas. eldquo;Eles estão claramente usando várias ferramentas em uma tentativa de aumentar o uso de combustíveis fósseis em todo o mundo, em vez de diminuirerdquo;, disse Jennifer Morgan, ex-enviada especial da Alemanha para a ação climática. Também em julho, o secretário de Energia, Chris Wright, alertou que os Estados Unidos poderiam sair da Agência Internacional de Energia depois que a organização previu que a demanda global por petróleo atingiria o pico nesta década em vez de continuar a subir. Wright disse aos europeus em abril que eles enfrentavam uma escolha entre a eldquo;liberdade e soberaniaerdquo; de combustíveis fósseis abundantes e as políticas de eldquo;alarmismo climáticoerdquo; que os tornariam menos prósperos. Taylor Rogers, porta-voz da Casa Branca, disse que o objetivo de Trump era eldquo;restaurar o domínio energético da América, garantir a independência energética para proteger nossa segurança nacional e reduzir os custos para as famílias e empresas americanaserdquo;, e acrescentou: eldquo;O governo Trump não arriscará a segurança econômica e nacional de nosso país para buscar metas climáticas vagaserdquo;. Especialistas em energia e autoridades europeias consideraram o nível de pressão que Trump está exercendo sobre outros países preocupante. O ano passado, o mais quente já registrado, foi o primeiro ano-calendário em que a temperatura média global excedeu 1,5 grau Celsius, ou 2,7 graus Fahrenheit, acima dos níveis pré-industriais. Junto com isso vieram calor mortal, seca severa e incêndios florestais devastadores. Este ano está a caminho de ser o segundo ou terceiro mais quente já registrado, de acordo com dados de várias agências. Os cientistas concordam amplamente que, para evitar o agravamento das consequências das mudanças climáticas, os países precisam fazer a transição rapidamente de petróleo, gás e carvão para fontes de energia limpa como eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica. eldquo;Neste momento, é absolutamente imperativo que os países redobrem, tripliquem a sua colaboração diante da crise climática para não permitir que os esforços ativos para um mundo de combustíveis fósseis por parte do governo Trump tenham sucessoerdquo;, disse Morgan. Trump rotineiramente zomba da ciência estabelecida das mudanças climáticas e seu governo emitiu um relatório, escrito por cinco pesquisadores que rejeitam o consenso científico sobre as mudanças climáticas, argumentando que centenas dos principais especialistas do mundo exageraram os riscos de um planeta em aquecimento. O presidente também não escondeu seu desgosto por turbinas eólicas e painéis solares. Em julho, Trump visitou seu resort de golfe Turnberry na Escócia, onde 14 anos atrás ele tentou, sem sucesso, impedir a construção de um parque eólico offshore que podia ser visto de outro resort de golfe de Trump em Aberdeen. Durante essa visita, Trump se encontrou com Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, para discutir comércio. Ele denunciou a energia eólica como uma eldquo;tramoiaerdquo;. Von der Leyen sentou-se sem expressão ao lado de Trump durante uma coletiva de imprensa após a reunião, enquanto o presidente afirmava falsamente que as turbinas eólicas deixavam os pássaros eldquo;malucoserdquo;. Em uma reunião separada com o primeiro-ministro Keir Starmer da Grã-Bretanha naquela semana, Trump chamou a energia eólica de eldquo;um desastreerdquo;. A energia eólica responde por cerca de 20% da matriz elétrica na Europa, e os países da UE planejam aumentar isso para mais de 50% até 2050. eldquo;A energia eólica precisa de subsídios maciços, e vocês estão pagando na Escócia e no Reino Unido, e em todos os lugares onde os têm, subsídios maciços para ter esses monstros feios por toda parteerdquo;, disse Trump em sua reunião com Starmer. A coação vai muito além das ações de Trump durante seu primeiro mandato, disseram alguns observadores. Como fez em 2017, Trump em janeiro retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, um pacto global entre quase 200 países para combater as mudanças climáticas.3 Mas durante o primeiro mandato, Trump focou sua política energética principalmente em retirar os Estados Unidos das discussões globais sobre as mudanças climáticas enquanto promovia a produção doméstica de combustíveis fósseis. Desta vez, o governo está eldquo;tentando ativamente minar os paíseserdquo; em relação ao aquecimento global, disse David L. Goldwyn, presidente da Goldwyn Global Strategies, uma consultoria de energia. Vários diplomatas de outros países disseram que o governo tem usado táticas cada vez mais agressivas para influenciar as políticas energéticas internacionais. Em fevereiro, Wright discursou em uma conferência em Londres por vídeo e chamou o net zero (quando a quantidade de dióxido de carbono adicionada à atmosfera é igual ou menor que a quantidade removida) de um eldquo;objetivo sinistroerdquo; e criticou uma lei britânica para atingir o net zero até 2050. Em março, o governo Trump denunciou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que foram adotados por nações unanimemente em 2015 e incluem o fim da pobreza e da fome e o combate às mudanças climáticas. O governo disse que eldquo;o governo dos Estados Unidos deve se concentrar novamente nos interesses dos americanoserdquo; e corrigir o curso em coisas como eldquo;ideologia climáticaerdquo;. O governo Trump se recusou a comparecer às negociações globais neste verão que são um precursor das conversas anuais sobre o clima das Nações Unidas a serem realizadas no Brasil em novembro. Ele também pulou uma reunião em abril da Organização Marítima Internacional, onde os maiores países de transporte marítimo do mundo concordaram em impor uma taxa mínima de US$ 100 para cada tonelada de gases de efeito estufa emitidos por navios acima de certos limites como forma de conter as emissões. Esperava-se que o órgão adotasse formalmente a taxa em outubro. Mas o anúncio do governo este mês de que rejeitaria o acordo da organização marítima chocou muitos com sua promessa direta de que os Estados Unidos eldquo;não hesitarão em retaliar ou explorar recursos para nossos cidadãoserdquo; contra outros países que apoiarem a taxa de transporte. Enquanto isso, praticamente todos os acordos comerciais do governo Trump incluem requisitos de que os parceiros comerciais comprem petróleo e gás dos EUA. A Coreia do Sul prometeu comprar US$ 100 bilhões em gás natural liquefeito por um período de tempo não declarado. O Japão também deve investir US$ 550 bilhões nos Estados Unidos, parcialmente focados em eldquo;produção de infraestrutura energéticaerdquo;. Uma declaração da Casa Branca disse que o dinheiro incluiria gás natural liquefeito e combustíveis avançados. O governo disse que os Estados Unidos e o Japão também estavam planejando uma eldquo;grande expansão das exportações de energia dos EUA para o Japãoerdquo;. Isso é amplamente considerado uma referência a um projeto proposto de US$ 44 bilhões para transportar gás para a Ásia a partir da Encosta Norte do Alasca. A Europa evitou por pouco uma guerra comercial com Trump ao concordar, entre outras coisas, em comprar US$ 750 bilhões em petróleo bruto, gás natural, outros derivados de petróleo e combustível para reatores nucleares ao longo de três anos. Em uma base anual, isso equivaleria a mais de três vezes a quantidade que o bloco comprou no ano passado dos Estados Unidos. eldquo;Você vê uma tentativa mais sistemática de ser uma estratégia elsquo;combustível fóssil em primeiro lugarersquo; para tudo o que eles fazemerdquo;, disse Jake Schmidt, diretor de programas internacionais do Natural Resources Defense Council, um grupo ambiental. O governo pode desacelerar a transição para a energia limpa por outros países, mas não pode impedi-la, disse Schmidt. A maioria dos países que assinaram o Acordo de Paris apresentará metas mais ambiciosas para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa às Nações Unidas este ano, embora alguns possam moderar esses planos por causa da posição dos EUA, disse ele. Diana Furchtgott-Roth, diretora do Centro de Energia, Clima e Meio Ambiente da Heritage Foundation, uma organização de pesquisa conservadora, argumentou que o governo Trump estava fazendo a coisa certa ao pressionar os países a rejeitarem a energia renovável. eldquo;A Europa está vindo para os Estados Unidos dizendo: elsquo;Ajude a nos defender contra a Rússia, nos ajude com a Ucrâniaersquo;erdquo;, disse Furchtgott-Roth. eldquo;Enquanto ao mesmo tempo, eles estão gastando US$ 350 bilhões por ano em investimentos em energia verde que estão desacelerando suas economias.erdquo; eldquo;Não parece fazer muito sentido para o governo Trumperdquo;, disse ela, acrescentando: eldquo;Acho que vamos ver mais pressãoerdquo;. Este artigo foi publicado originalmente em The New York Times.

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Valor de novo auxílio gás será definido por Estado, diz Ministério de Minas e Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou nesta quinta-feira, 4, que o valor do benefício no programa eldquo;Gás do Povoerdquo; será definido por Estado e atualizado periodicamente. Como adiantou o Estadão/Broadcast, haverá atualização do custo com base em portaria conjunta do MME e do Ministério da Fazenda. Segundo o MME, a diferenciação do preço por Estado é necessária para eldquo;reduzir desigualdades regionaiserdquo;. O preço de referência não considerará o valor do frete para entrega do botijão. O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) tem grandes variações de custos a depender da região. A portaria sobre os preços de referência terá como base os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no âmbito do Comitê Gestor do programa. Os revendedores que desejam participar do programa deverão se credenciar voluntariamente junto à Caixa Econômica Federal, cumprindo eldquo;requisitos de identidade visual padronizadoserdquo;. Os agentes que atuam na revenda também precisam estar aptos para operar com o vale eletrônico que será disponibilizado aos beneficiários. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que serão 58 mil locais de distribuição no programa eldquo;Gás do Povoerdquo;, que terá gratuidade no botijão de gás para 15,5 milhões de famílias e potencialmente 50 milhões de pessoas, segundo estimativas do governo. O lançamento do programa ocorreu em comunidade na capital mineira, Belo Horizonte. eldquo;É um programa social que já começa giganteerdquo;, disse o ministro. eldquo;Gás do Povo tem a marca incomparável do governo Lula, sempre ao lado do povo brasileiroerdquo;, reforçou. Ele disse ainda que o botijão poderá ser retirado de maneira simples e sem burocracia. O programa beneficiará famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo, com prioridade para aquelas que recebem Bolsa Família emdash; renda per capita de até R$ 218. eldquo;É o terceiro programa social de impacto do Ministério de Minas e Energia, somando-se ao Luz para Todos e ao Luz do Povoerdquo;, declarou Silveira. Estados com mais beneficiados São Paulo e Bahia terão os maiores números de famílias beneficiadas com o programa, em 1,87 milhão e 1,84 milhão, respectivamente. O benefício será efetivado na hora da compra com um eldquo;vale-gáserdquo;. Outros Estados com os maiores números de beneficiários são Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro: todos acima de 1 milhão de famílias. Todas as unidades federativas terão beneficiários, tendo em vista que o critério é a inscrição no CadÚnico. O governo informou que o programa passará por uma transição gradativa entre a modalidade atual e o novo formato. Pela previsão, os primeiros botijões começam a ser entregues ainda em novembro deste ano. Em março de 2026, o novo formato deve alcançar todas as 15,5 milhões de famílias. O beneficiário poderá retirar os botijões diretamente nas revendas credenciadas mais próximas de sua moradia, sem intermediários. O governo ainda está definindo como ocorrerá a autorização para a retirada. Estão em estudo diferentes possibilidades, com o uso de aplicativo e um eldquo;vale digitalerdquo;; um cartão específico para o programa; QR Code com via Caixa Econômica ou cartão do Bolsa Família. Pelo desenho, famílias com dois integrantes receberão até 3 botijões por ano. Já as famílias com três integrantes receberão até 4 botijões por ano. Famílias com quatro ou mais integrantes receberão até seis botijões por ano. O Ministério de Minas e Energia (MME) explicou que se o preço praticado pela revenda for menor, não há geração de crédito ou troco, nem acúmulo para o próximo benefício.

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ANP passa a publicar contratação de etanol anidro por distribuidores

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que passou a publicar em seu site o relatório do etanol, que será anual, sendo a primeira edição relativa à eldquo;Safra 2025-2026erdquo;. O documento mostra a contratação prévia de etanol anidro, por distribuidores de combustíveis líquidos, junto a produtores de etanol, importadores e empresas comercializadoras de etanol. Para o ano-safra 2025-2026, foram homologados pela ANP 504 contratos prévios, firmados entre 141 fornecedores de etanol e 135 distribuidores de combustíveis líquidos. Isso significa a contratação de cerca de 12.200 metros cúbicos (m³) de etanol anidro entre junho de 2025 e maio de 2026, volume que permite a especificação de cerca de 40 mil m3 de gasolina C (91% do volume comercializado em 2024). Considerando os dados de venda de gasolina C em 2024, o setor de distribuição deveria contratar 10.607 mil m³ de etanol anidro. Assim, a meta foi ultrapassada em cerca de 15%. A contratação é etapa prévia à comercialização do etanol anidro, adicionado à gasolina A (pura), atualmente na proporção de 30%, para obtenção da gasolina C, combustível que será fornecido a postos, transportadores-revendedores-retalhistas e, em alguns casos, a consumidores finais. Uma resolução da ANP de 2023 determinou que todos os anos, até o dia 2 de maio, distribuidores contratem os volumes que serão efetivamente adquiridos entre junho do mesmo ano e maio do ano seguinte. Este período, chamado de eldquo;ano-safraerdquo;, é paralelo ao período de colheita e processamento da cana de açúcar na região Centro-Sul, principal fonte da produção de etanol no Brasil. Segundo a norma, os distribuidores devem contratar volume de etanol anidro compatível com, no mínimo, 90% de suas comercializações de gasolina C no ano anterior. eldquo;Caso não atendam a essa meta no prazo, terão regras mais restritivas sobre a comercialização: só poderão adquirir gasolina A de produtores de derivados caso detenham, antes do início de um mês, em estoque, volumes de etanol compatíveis com suas vendas de gasolina C naquele mesmo mês no ano anteriorerdquo;, explicou a agência em nota. O relatório, além de apresentar esses e outros resultados do ciclo deste ano, examina os resultados frente aos do ano anterior e compara a comercialização efetiva à contratação no ano-safra anterior (2024-2025). (Estadão Conteúdo)

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Petróleo cai com alta de estoques dos EUA e possibilidade de mais oferta da Opep+

Os preços do petróleo caíram cerca de 1%, atingindo uma mínima de duas semanas nesta quinta-feira, devido a um aumento surpreendente nos estoques de petróleo dos Estados Unidos na semana passada e às expectativas de que os produtores da Opep+ aumentarão as metas de produção em uma reunião neste fim de semana. Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam com queda de 1%, a US$66,95 por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA caiu 0,8%, fechando a US$63,48. Esse foi o menor fechamento do Brent desde 20 de agosto. A Administração de Informações sobre Energia dos EUA (AIE) disse que as empresas de energia adicionaram 2,4 milhões de barris de petróleo aos estoques durante a semana encerrada em 29 de agosto, com as refinarias entrando na temporada de manutenção. [EIA/S] [API/S] Esse foi um aumento surpreendente nos estoques de petróleo em comparação com a retirada de 2 milhões de barris que os analistas previram em uma pesquisa da Reuters e foi maior do que o aumento de 0,6 milhão de barris que as fontes do mercado disseram que o grupo comercial Instituto Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês) citou em seus números na quarta-feira. "Esse é um relatório um pouco baixista com esse aumento do petróleo", disse John Kilduff, sócio da Again Capital. A AIE e o API divulgaram os dados dos estoques um dia depois do habitual, devido ao feriado do Dia do Trabalho nos EUA, na segunda-feira. Oito membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados como a Rússia na Opep+ considerarão novos aumentos na produção em outubro em uma reunião no domingo, disseram à Reuters duas fontes familiarizadas com as discussões. Um possível aumento da produção da Opep+ enviaria um forte sinal de que a recuperação da participação no mercado tem prioridade sobre o suporte de preços, disse Tamas Varga, analista sênior da empresa de corretagem e consultoria PVM Oil Associates. A Opep+ já concordou em aumentar as metas de produção em cerca de 2,2 milhões de barris por dia de abril a setembro, além de um aumento de 300.000 barris por dia na cota dos Emirados Árabes Unidos. (Reuters)

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Com 30% de etanol, preço médio da gasolina tem leva queda em agosto no Brasil

O pequeno alívio chegou para os motoristas brasileiros em agosto. Após meses de oscilações, o preço médio da gasolina finalmente cedeu, registrando uma queda de 0,16% e alcançando a média de R$ 6,34/litro. Este é o menor valor visto desde o início do ano, um sopro de esperança para quem vive a rotina de altos e baixos nas bombas. Mas qual a razão para essa trégua? Segundo o mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o principal fator é a introdução da gasolina E30. Essa nova mistura, que agora contém 30% de etanol, chegou às bombas com custo ligeiramente menor, puxando o preço para baixo. "O biocombustível tem preço inferior ao do derivado de petróleo e tornou a composição mais competitiva", explica Renato Mascarenhas, diretor de rede de abastecimento da Edenred Mobilidade. Enquanto a gasolina vivia sua pequena vitória, o etanol hidratado permaneceu estável, mantendo o preço médio de R$ 4,36. Um reflexo de um mercado equilibrado, sem grandes pressões de oferta ou demanda, como apontou a análise do IPTL, que utiliza dados de mais de 21 mil postos credenciados. Sul e Sudeste lideram quedas Ao olhar para o mapa do Brasil, a tendência de queda se repetiu na maioria das regiões. O Sul foi o grande campeão da redução, com quedas de 0,47% para a gasolina (média de R$ 6,29) e 0,44% para o etanol (R$ 4,55). A região Sudeste, por sua vez, registrou os menores preços médios do país: Gasolina: R$ 6,19 (-0,32%) Etanol: R$ 4,23 (estabilidade) Já a região Norte, infelizmente, manteve as médias mais altas do Brasil, com a gasolina custando, em média, R$ 6,84. A única exceção ao cenário de quedas foi o Centro-Oeste, onde o etanol subiu 0,69%, chegando a R$ 4,36. Destaques por estado A variação de preços entre os estados brasileiros é sempre um ponto de atenção. Em agosto, alguns números se destacaram: Gasolina mais barata: Rio de Janeiro, com média de R$ 6,12. Gasolina mais cara: Acre, com a média de R$ 7,48, mantendo-se no topo do ranking. Etanol mais barato: São Paulo, com média de R$ 4,09, mesmo com um leve aumento. Etanol mais caro: Amazonas, com média de R$ 5,46. Na comparação com julho, a maior queda da gasolina foi no Distrito Federal (-1,21%), enquanto a maior alta foi em Mato Grosso (+0,31%). Já o etanol teve sua maior queda no Ceará (-1,65%) e a maior alta, também em Mato Grosso (+1,42%).

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Entrada da Petrobras no biometano não deve concentrar oferta, diz ABiogás

A entrada da Petrobras no negócio de produção de biometano é favorável para o crescimento do setor e não traz grandes riscos de concentração na oferta do biocombustível, na visão da presidente-executiva da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás), Renata Isfer. Em entrevista ao estúdio eixos no 12º Fórum do Biogás, ela cita que a produção do biometano não faz parte do core business da estatal e que o setor conta com outros grandes investidores privados. eldquo;Aí eu não vejo um risco tão grande [de domínio do mercado pela Petrobras]erdquo;, disse. A diversidade de agentes, segundo Isfer, será positiva para o desenvolvimento do mercado voluntário de biometano no Brasil. eldquo;Eu acho que a grande preocupação que a gente tem que ter, nessa etapa, é na hora de mensurar o percentual que vai ter no mandato, para não virar algo em que a produção do biometano seja só para o mandato. Não é isso que a gente quer. A gente quer um mercado voluntário forteerdquo;. eldquo;E esse mercado voluntário tem que ter oferta para eles, tem que ter variedade. Então, o que não pode acontecer é a Petrobras virar a única off-taker. Mas eu não acredito que é isso que vai acontecer, nãoerdquo;, ressalvou.

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