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Preço da gasolina sobe 1,83% e é maior impacto individual na prévia da inflação de março

O preço da gasolina subiu 1,83% em março e foi o maior impacto individual no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é a prévia da inflação oficial do governo.O item respondeu por 0,10 ponto percentual da taxa de 0,64% do IPCA-15 no mês, ou 15,6% da alta. Outros combustíveis registraram aumento de preços em março: óleo diesel (2,77%), etanol (2,17%), e gás veicular (0,08%). A partir de 1º de fevereiro, os Estados aumentaram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina e o diesel, conforme decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Como o período de coleta de preços do IPCA-15 de março foi entre os dias 13 de fevereiro e 17 de março, o índice capta a alta desses combustíveis a partir de 13 março. Com a influência dos combustíveis, o preço do grupo transportes subiu 0,92% em março, ante 0,44% em fevereiro. A classe de despesa foi a segunda com maior influência no IPCA-15, com impacto de 0,19 ponto percentual, ou 29,7% da alta. Para ler esta notícia, clique aqui.

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Shell descontinua projetos de geração solar e eólica onshore no Brasil

A Shell disse nesta quinta-feira (27) que está descontinuando seus projetos atuais de geração centralizada de energia solar e eólica em terra no Brasil em função de um "ajuste de portfólio". "Como parte do nosso foco em desempenho, disciplina e simplificação, estamos sempre explorando maneiras de criar valor a partir do nosso portfólio de geração de energia, incluindo a retirada de atividades que não se encaixam em nossa estratégia ou não geram retornos suficientes", afirmou a Shell, em nota. O cancelamento de projetos de fontes renováveis ocorre em meio a um ambiente desfavorável para investimentos no segmento no Brasil. Uma combinação de sobreoferta de energia, crescimento fraco da carga e novos desafios da matriz, como os cortes de geração impostos na operação do sistema elétrico, têm dificultado a viabilização de novos empreendimentos de geração renovável nos últimos anos. O movimento da Shell também acompanha uma estratégia global da petroleira, que desde o ano passado reduziu as operações em energia eólica offshore, solar e hidrogênio, além de ter se desfeito de outros negócios ligados a petróleo e gás. Segundo informações de seu site, a Shell possuía no Brasil uma carteira de projetos solares com capacidade de geração instalada superior a 2 gigawatts de corrente contínua (GWdc). Nos últimos meses, a companhia conseguiu junto à agência reguladora de energia a revogação de outorgas para usinas solares nos Estados de Goiás e Paraíba. "Continuamos comprometidos em acelerar o crescimento do nosso negócio de soluções energéticas B2B no Brasil através da Prime Energy", afirmou a Shell. A Prime Energy atua com comercialização de energia no mercado livre e também com "energia por assinatura", por meio de geração distribuída solar. (Reuters)

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IPCA-15 desacelera a 0,64% em março, mas alimentos pressionam; ovo sobe 19,44%

A inflação medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) desacelerou a 0,64% em março, após marcar 1,23% em fevereiro, apontam dados divulgados nesta quinta (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O novo resultado ficou abaixo da mediana das previsões do mercado financeiro, que era de 0,69%, segundo a agência Bloomberg. O intervalo das estimativas ia de 0,6% a 1%. No acumulado de 12 meses, porém, o IPCA-15 acelerou a 5,26% até março, após marcar 4,96% até fevereiro. O dado mais recente é o maior desde março de 2023 (5,36%). A taxa está distante do teto da meta de inflação de 4,5% para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2025. Na leitura mensal, a desaceleração do IPCA-15 está associada a fatores como a trégua da energia elétrica residencial. A conta de luz teve variação de 0,43% em março, após avançar 16,33% na divulgação anterior. Em fevereiro, os preços haviam sofrido o impacto do fim do desconto pontual do bônus de Itaipu. Com o alívio da energia, o grupo habitação registrou variação de 0,37% em março. É uma alta bem menos intensa do que a verificada na leitura anterior (4,34%). Outro grupo a desacelerar foi educação, com taxa de 0,07% em março. O segmento havia subido 4,78% em fevereiro com os reajustes sazonais das mensalidades escolares. ALIMENTOS PRESSIONAM Por outro lado, o grupo alimentação e bebidas ganhou força, gerando o principal impacto no IPCA-15 de março (0,24 ponto percentual). A alta dos preços alcançou 1,09%, após variação de 0,61% no mês anterior. Contribuíram para o novo resultado as altas do ovo de galinha (19,44%), do tomate (12,57%), do café moído (8,53%) e das frutas (1,96%). No sentido contrário, alimentos como o arroz (-1,6%) caíram de preço. A inflação da comida virou dor de cabeça para o governo Lula (PT). A carestia é apontada como uma das principais razões da queda de popularidade do presidente. Lula chegou a dizer que o governo trabalha para descobrir quem é o "pilantra" que teria provocado o aumento do ovo. Especialistas dizem que o produto ficou mais caro devido a uma combinação de fatores emdash;e não a um suposto culpado. A lista inclui demanda maior com a volta às aulas no país, exportações impulsionadas por problemas de gripe aviária nos Estados Unidos e calor intenso no Brasil. Altas temperaturas prejudicam a produção das galinhas. O economista André Braz, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), acrescenta que produtos in natura, como o tomate, costumam ter oferta reduzida durante os meses mais quentes do ano. Isso tende a pressionar os preços. "Passamos por onda intensa de calor, e isso compromete safras de ciclo produtivo mais curto", afirma. Conforme Braz, as condições climáticas devem favorecer altas menores ou quedas desses itens a partir de abril. Assim, a expectativa é de que hortaliças, legumes e frutas não afetem a inflação com a mesma intensidade. Entre os grupos do IPCA-15, outra pressão veio dos transportes em março. O segmento acelerou a 0,92%, após marcar 0,44% em fevereiro. O IBGE disse que o destaque dos transportes foi o comportamento dos combustíveis (1,88%). Houve altas no óleo diesel (2,77%), no etanol (2,17%), na gasolina (1,83%) e no gás veicular (0,08%). Os transportes geraram impacto de 0,19 ponto percentual em março. Foi o segundo maior entre os grupos, atrás apenas de alimentação e bebidas (0,24 ponto percentual). Individualmente, a gasolina foi responsável pelo principal impacto (0,1 ponto percentual). Ovo de galinha, café moído e passagem aérea apareceram na sequência (0,05 ponto percentual cada). IPCA-15 E IPCA Por ser divulgado antes, o IPCA-15 sinaliza uma tendência para os preços no IPCA, o índice oficial do país. O IPCA serve de referência para a condução da política monetária do BC (Banco Central). Há diferenças no período de coleta dos dados. No IPCA-15, o levantamento dos preços atravessa a segunda metade do mês anterior e a primeira metade do mês de referência. No caso do índice de março, o trabalho foi de 13 de fevereiro a 17 de março. Já a coleta de preços do IPCA fica concentrada no mês de referência da pesquisa. Em outras palavras, contempla um "mês cheio". Assim, o resultado de março ainda não está fechado. Será publicado pelo IBGE em 11 de abril. Na mediana, as previsões do mercado apontam alta de 5,65% para o IPCA ao fim de 2025, conforme a edição mais recente do boletim Focus, divulgada pelo BC na segunda (24). A estimativa está distante do teto da meta de inflação (4,5%). Em 2025, o BC passa a perseguir o alvo de maneira contínua, abandonando o chamado ano-calendário (janeiro a dezembro). No novo modelo, a meta será considerada descumprida quando a variação acumulada pelo IPCA permanecer por seis meses seguidos fora do intervalo de tolerância, que vai de 1,5% (piso) a 4,5% (teto). O centro do alvo é 3%. Em uma tentativa de conter a inflação e ancorar as expectativas, o BC vem subindo a taxa básica de juros, a Selic, que avançou na semana passada a 14,25% ao ano. O mercado espera que a taxa feche 2025 em 15%, segundo o Focus. A elevação dos juros tende a esfriar a demanda por bens e serviços, o que pode conter os preços. O efeito colateral previsto é a desaceleração da economia, porque o custo do crédito fica mais caro para consumo e investimentos produtivos. Conforme a economista Claudia Moreno, do C6 Bank, a inflação de serviços subjacentes, que desconsidera preços mais voláteis e que é acompanhada de perto pelo BC, foi de 0,67% no IPCA-15 de março. A alta acumulada é de 6,2% em 12 meses, um patamar "muito elevado", aponta Claudia. "Acreditamos que o câmbio depreciado, a economia resiliente e o mercado de trabalho aquecido devem continuar pressionando os preços nos próximos meses, fazendo com que o IPCA feche o ano em 5,9%."

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ANP nega pedido do Sindicom e mantém mistura de biodiesel no diesel

A diretoria da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) decidiu nesta quinta-feira (27) indeferir pedido feito pela associação de distribuidoras de combustíveis Sindicom para suspensão da mistura de biodiesel no diesel vendido nos postos por 90 dias, em pleito que visava evitar fraudes. Por outro lado, a agência reguladora resolveu pausar a comercialização de biodiesel entre "congêneres" entre 1º de maio e 31 de dezembro, além de passar a publicar dados relativos à comercialização de biodiesel com a discriminação do distribuidor/produtor de cada fluxo de produto, como forma de buscar novos meios para combater irregularidades. Com as medidas adicionais, ao longo deste ano, a ANP visa aprimorar estudos para identificar se agentes poderiam estar agindo de maneira inadequada na comercialização do biodiesel. "A decisão se baseia em diversos aspectos técnicos e socioeconômicos, descritos em notas técnicas elaboradas por diferentes áreas técnicas da Agência. Tais análises resultaram ainda na proposição de novas medidas no combate a irregularidades", disse a ANP, em nota. Em seu pedido, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) havia argumentado que a medida seria necessária para melhorar a fiscalização do setor, que tem registrado fraudes na mistura obrigatória de 14% de biodiesel nos últimos meses, quando o preço do biocombustível ficou muito mais alto do que o derivado de petróleo. Na negativa, diretores da ANP justificaram sua decisão indicando que a suspensão da mistura poderia elevar a dependência externa do Brasil de óleo diesel, dentre outras questões, e reforçaram que a agência vem empenhando grandes esforços para combater irregularidades. "Análises efetuadas pela área de Fiscalização da ANP concluíram que os números apresentados no pedido não refletem a realidade estatística do país e de suas regiões, em função do direcionamento da escolha dos locais de coletas das amostras de combustíveis", disse a agência. "Entendo que as ações de esforços da ANP no combate ao mercado irregular estão mais do que evidenciadas, mesmo com todos os desafios e restrições da agência, bastante conhecidos por todo o mercado", disse o diretor da autarquia Fernando Moura, relator do tema na reunião. O Sindicom, que representa companhias como Ipiranga, Moove, Petronas Lubrificantes, Raízen, Shell, TotalEnergies, Vibra Energia e YPF, entre outras, havia justificado ainda o pedido à ANP citando operações de fiscalização que apontavam que, dos mais de 100 testes realizados entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, 46% apresentaram irregularidades envolvendo a mistura do biodiesel. (Reuters)

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Governo avalia leilão de petróleo excedente do pré-sal, que pode render R$ 37 bilhões

O governo federal avalia uma proposta do Ministério de Minas e Energia (MME) sobre a possibilidade de venda de óleo excedente em áreas do pré-sal não contratadas nos campos de Atapu, Mero e Tupi. A informação foi publicada pela Folha de São Paulo e confirmada pelo Estadão/Broadcast. A expectativa apontada é de uma arrecadação entre de até R$ 37 bilhões, disseram integrantes do governo. O certame em avaliação tem como referência os chamados Leilões do Excedente da Cessão Onerosa, em áreas do pré-sal. O contrato firmado entre a Petrobras e o governo federal em 2010, por exemplo, autorizava a companhia a explorar jazidas de petróleo em seis áreas na região, em até cinco bilhões de barris. Porém, com novos estudos na região, foi descoberto que o volume contido nas áreas contratadas era maior que o acordado. Ou seja, o excedente é o volume que ultrapassa os patamares contratados para serem produzidos no contrato de cessão onerosa. Na gestão do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro houve licitação do volume de óleo remanescente. Em uma resolução de 2014, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estimou que os excedentes, até então verificados, estavam na ordem de 9,8 a 15,2 bilhões de barris de óleo equivalente. Uma fonte do Planalto disse à reportagem que o governo tem óleo que pode ser usado para eldquo;aumentar receitaerdquo;, a partir da venda do excedente. O interlocutor citou especificamente o volume de óleo remanescente, a partir de contrato da concessão onerosa.

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ANP estabelece Política de Diversidade, Equidade e Inclusão

A Diretoria da ANP aprovou hoje (27/3) a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEeamp;I) da Agência. O objetivo da Política é consolidar diretrizes e metas claras, além de estabelecer responsabilidades, garantindo que o compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão seja uma prática constante e transversal a todas as áreas da ANP. O documento será publicado em breve no site da ANP. A Agência já vinha trabalhando o tema nos últimos anos. Desde 2018, participa do Comitê de Gênero e Raça do Ministério de Minas e Energia. Ao longo desse período, foram realizadas campanhas e eventos internos para ampliar o debate e a conscientização sobre essa agenda, além de criado o Comitê Permanente de DEeamp;I (ANPlural). Recentemente, foi lançado também o projeto "Sim, Elas Existem ANP". Criada por um grupo de servidoras da Agência, motivadas e apoiadas pela Diretoria, a iniciativa surgiu com o objetivo de valorizar os talentos femininos da ANP, a partir de uma lista que traz o nome de servidoras reconhecidas internamente como qualificadas para assumir cargos de liderança. Entre os princípios da nova Política de DEeamp;I, estão: respeito e valorização da diversidade; compromisso com a equidade e inclusão; intolerância à discriminação; prevenção e enfrentamento ao assédio; promoção de lideranças que viabilizem a diversidade, equidade, inclusão e o senso de pertencimento; mitigação de vieses inconscientes (julgamento automático que pode influenciar decisões de forma negativa); garantia de que a diversidade, equidade e inclusão sejam consideradas nos processos decisórios; favorecimento de um ambiente seguro e respeitoso; e governança e transparência. O documento prevê ainda o estabelecimento de metas de representatividade, tanto para igualdade de gênero quanto de raça. No primeiro caso, foi estabelecido que os cargos de liderança devem atingir, gradativamente, a mesma proporção de mulheres que seu percentual entre a equipe da área. No segundo, está determinado que pessoas negras devem estar em pelo menos 30% dos cargos comissionados até 31 de dezembro de 2025. Também está prevista a ocupação de 50% das vagas do programa de estágio por mulheres e por pessoas pretas ou pardas. Para atingir as metas e princípios da Política de DEeamp;I, estão previstas ações como: promoção da cultura de respeito; medidas de inclusão de pessoas com deficiência; capacitação e sensibilização dos servidores e colaboradores; ações de apoio à maternidade; programas de apoio à saúde mental; e monitoramento, incluindo censo de diversidade e pesquisas de clima organizacional; entre outras. Será estabelecido ainda um plano de ação específico, a ser elaborado pelo Comitê Permanente de Diversidade, Equidade e Inclusão. Com a Política de DEeamp;I e as ações dela resultantes, a ANP reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho justo, diverso, equitativo e inclusivo, reconhecendo a riqueza da pluralidade da sociedade brasileira e buscando integrar a diversidade como um objetivo estratégico, essencial para promover a inovação, a eficiência e eficácia de suas ações.

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