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Indústria do biodiesel anuncia capacidade para mistura de 20%

As principais entidades ligadas ao setor do biodiesel no Brasil apresentaram dados que confirmam a capacidade imediata da indústria em atender à mistura de 20% de biodiesel no diesel comercial. A divulgação foi feita com base em estudos técnicos e números fornecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), evidenciando uma infraestrutura pronta para suportar a demanda crescente por biocombustíveis. Segundo as análises realizadas pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio), a capacidade autorizada de produção, atualmente em 14,7 bilhões de litros, é mais que suficiente para suprir a demanda projetada de 13,2 bilhões de litros para a mistura de B20. As associações ressaltaram ainda que o setor está preparado para atender às demandas futuras, inclusive as estabelecidas pelo Projeto de Lei Combustível do Futuro, que pode elevar os tetos da mistura para até 25%. O presidente da FPBio, deputado federal Alceu Moreira, enfatizou a importância da estabilidade regulatória para o crescimento do setor, destacando a necessidade de aprovação do referido projeto no Congresso Nacional. Além disso, foi evidenciada a expansão do parque industrial, que atualmente conta com 60 usinas, das quais 10 estão em processo de ampliação e oito em construção. Com isso, a capacidade instalada poderá chegar a 16,25 bilhões de litros, possibilitando a produção de até 25% da mistura de biodiesel, caso necessário. A produção estimada de biodiesel para os próximos anos também foi discutida, prevendo-se um aumento gradual de 7,5 bilhões de litros em 2023 para 10,1 bilhões de litros em 2025. O diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Abiove, Daniel Amaral, salientou a importância do óleo de soja como principal matéria-prima e a necessidade de aumentar sua produção para atender à crescente demanda do setor. Outras fontes de matéria-prima, como gorduras animais e óleo de cozinha usado, também foram destacadas pela Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), ressaltando a importância desses insumos na produção sustentável de biodiesel e na redução das emissões de gases de efeito estufa. Diante desses avanços e potenciais, o setor do biodiesel se apresenta como um protagonista na transição energética do país, contribuindo significativamente para as metas de descarbonização do setor de transportes e para um futuro mais sustentável.

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Participação do etanol nos combustíveis cai pela metade; preço e até fake news podem explicar

A participação do etanol no mercado de combustíveis caiu pela metade nos últimos anos. Em 2019, o produto da cana-de-açúcar respondeu por 29% de todo o combustível de veículos no país. No ano passado, a fatia foi de 20%. A percepção de que a gasolina está barata e até a propagação de notícias falsas têm prejudicado a demanda.. O mercado de etanol tem vivido um momento de dúvida. O combustível voltou a ser mais competitivo que a gasolina no centro-sul do país, mas a demanda não tem reagido como aconteceu no passado. E o fenômeno tem chamado atenção de executivos da indústria sucroalcooleira. No início do mês, uma das maiores fabricantes de etanol do país, a São Martinho, divulgou queda do lucro no trimestre e citou que, entre as razões, estava o menor volume de etanol vendido no Brasil. Especialistas do setor acreditam que a demanda não reage porque a maioria dos consumidores ainda não percebeu a vantagem financeira da troca. Essa vantagem segue uma regra simples: se o preço estiver 70% abaixo da gasolina, compensa escolher o etanol. Essa vantagem matemática é explicada pelo fato de que essa alternativa rende cerca de 30% menos que o combustível fóssil. Feita a conta, a vantagem existe há vários meses em grandes regiões consumidoras, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Mesmo assim, muitos continuam pedindo gasolina. Executivos do setor citam a eldquo;falsa impressãoerdquo; de que a gasolina está barata. Como o litro já custou mais de R$ 7 no pós-pandemia, o valor atual emdash; na média nacional de R$ 5,75 emdash; pode gerar a percepção de que eldquo;está barataerdquo;. Outra hipótese ouvida é que mais motoristas estariam propensos às fake news relacionadas ao uso do etanol. Nas redes sociais e grupos de discussão de carros, não são raros comentários sobre supostos problemas mecânicos no uso do etanol. É uma velha história que volta com alguma frequência. Nesse caso, parece que mais motoristas estariam propensos a acreditar. Na indústria do etanol, porém, todos são unânimes em afirmar que o uso do combustível renovável não gera problemas mecânicos e as montadoras instaladas no Brasil dominam totalmente a tecnologia. Diante dessa dúvida sobre a demanda que não reage, o setor sucroalcooleiro veicula atualmente até uma campanha publicitária para tentar despertar o consumidor de etanol que existe nos motoristas. Há sinais de que, nos últimos dias, alguns mudaram de ideia: a demanda dá sinais de crescimento na casa de 30% a 40% na comparação com um ano antes. Mesmo assim, o uso do antigo álcool está longe do que foi há pouco tempo.

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Participação do etanol nos combustíveis cai pela metade; preço e até fake news podem explicar

A participação do etanol no mercado de combustíveis caiu pela metade nos últimos anos. Em 2019, o produto da cana-de-açúcar respondeu por 29% de todo o combustível de veículos no país. No ano passado, a fatia foi de 20%. A percepção de que a gasolina está barata e até a propagação de notícias falsas têm prejudicado a demanda.. O mercado de etanol tem vivido um momento de dúvida. O combustível voltou a ser mais competitivo que a gasolina no centro-sul do país, mas a demanda não tem reagido como aconteceu no passado. E o fenômeno tem chamado atenção de executivos da indústria sucroalcooleira. No início do mês, uma das maiores fabricantes de etanol do país, a São Martinho, divulgou queda do lucro no trimestre e citou que, entre as razões, estava o menor volume de etanol vendido no Brasil. Especialistas do setor acreditam que a demanda não reage porque a maioria dos consumidores ainda não percebeu a vantagem financeira da troca. Essa vantagem segue uma regra simples: se o preço estiver 70% abaixo da gasolina, compensa escolher o etanol. Essa vantagem matemática é explicada pelo fato de que essa alternativa rende cerca de 30% menos que o combustível fóssil. Feita a conta, a vantagem existe há vários meses em grandes regiões consumidoras, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Mesmo assim, muitos continuam pedindo gasolina. Executivos do setor citam a eldquo;falsa impressãoerdquo; de que a gasolina está barata. Como o litro já custou mais de R$ 7 no pós-pandemia, o valor atual emdash; na média nacional de R$ 5,75 emdash; pode gerar a percepção de que eldquo;está barataerdquo;. Outra hipótese ouvida é que mais motoristas estariam propensos às fake news relacionadas ao uso do etanol. Nas redes sociais e grupos de discussão de carros, não são raros comentários sobre supostos problemas mecânicos no uso do etanol. É uma velha história que volta com alguma frequência. Nesse caso, parece que mais motoristas estariam propensos a acreditar. Na indústria do etanol, porém, todos são unânimes em afirmar que o uso do combustível renovável não gera problemas mecânicos e as montadoras instaladas no Brasil dominam totalmente a tecnologia. Diante dessa dúvida sobre a demanda que não reage, o setor sucroalcooleiro veicula atualmente até uma campanha publicitária para tentar despertar o consumidor de etanol que existe nos motoristas. Há sinais de que, nos últimos dias, alguns mudaram de ideia: a demanda dá sinais de crescimento na casa de 30% a 40% na comparação com um ano antes. Mesmo assim, o uso do antigo álcool está longe do que foi há pouco tempo.

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Com gasolina mais cara, etanol é mais vantajoso em 14 estados e no DF; veja lista

O etanol está mais vantajoso do que a gasolina em 14 estados e no Distrito Federal para abastecer veículos flex. É o que mostra a calculadora de combustíveis do g1, com base nos preços médios nos postos encontrados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana passada emdash; a segunda após a reoneração integral dos combustíveis no Brasil. A calculadora do g1 considera o preço e o rendimento de cada combustível. Segundo especialistas, o etanol é mais vantajoso quando está custando até 70% do preço da gasolina. (entenda mais abaixo). Preços médios do etanol e da gasolina nos estados e no DF Estado Preço médio do etanol Preço médio da gasolina Qual compensa mais Acre R$ 4,72 R$ 6,88 etanol Alagoas R$ 3,81 R$ 5,62 etanol Amapá R$ 5,19 R$ 5,60 gasolina Amazonas R$ 4,03 R$ 5,74 gasolina Bahia R$ 4,16 R$ 5,99 etanol Ceará R$ 4,56 R$ 6,09 gasolina Distrito Federal R$ 3,62 R$ 5,83 etanol Espírito Santo R$ 4,05 R$ 5,82 etanol Goiás R$ 3,80 R$ 5,85 etanol Maranhão R$ 4,13 R$ 5,44 gasolina Mato Grosso R$ 3,19 R$ 5,89 etanol Mato Grosso do Sul R$ 3,42 R$ 5,57 etanol Minas Gerais R$ 3,58 R$ 5,62 etanol Pará R$ 4,18 R$ 5,77 gasolina Paraíba R$ 3,82 R$ 5,62 etanol Paraná R$ 3,85 R$ 5,99 etanol Pernambuco R$ 4,00 R$ 5,70 gasolina Piauí R$ 4,04 R$ 5,47 gasolina Rio de Janeiro R$ 3,98 R$ 5,73 etanol Rio Grande do Norte R$ 4,61 R$ 6,16 gasolina Rio Grande do Sul R$ 4,39 R$ 5,72 gasolina Rondônia R$ 4,84 R$ 6,38 gasolina Roraima R$ 4,82 R$ 6,05 gasolina Santa Catarina R$ 4,23 R$ 5,89 gasolina São Paulo R$ 3,42 R$ 5,60 etanol Sergipe R$ 4,25 R$ 6,10 etanol Tocantins R$ 3,97 R$ 5,89 etanol Fonte: ANP/calculadora de combustíveis do g1 Vale reforçar que a lista considera o preço médio por estado, com base no levantamento feito pela ANP ao longo da semana de 11 a 17 de fevereiro. Na calculadora do g1, você pode conferir qual combustível mais vale a pena de acordo com os preços exatos que você encontrar no posto. Faça o cálculo abaixo: Como funciona a calculadora? O cálculo da ferramenta do g1 é o seguinte: quando você seleciona e insere o preço do álcool, esse valor é dividido por 0,70 emdash; ou seja, 70%. Já no caso da gasolina, o preço é multiplicado por 0,70. Por que a regra dos 70%? O professor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP explica que esse cálculo é baseado no poder calorífico dos combustíveis, que significa a quantidade de energia existente na molécula de cada um deles. Moléculas são propriedades de uma substância composta por um ou mais átomos. Os átomos são, por sua vez, formadores de matéria. Ou seja, tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa. O professor elenca ainda outras especificações, considerando a densidade (relação entre a massa de um material e o que ele ocupa) de cada combustível. "Em um dia frio, por exemplo, tanto a gasolina quanto o álcool ficam mais densos, e essa variação de densidade não é igual para os dois." Ele esclarece ainda que pode haver uma diferença conforme cada veículo, incluindo se o sistema de injeção de combustível no motor for otimizado para queimar etanol ou gasolina. "Portanto, o motorista precisa analisar uma média para o seu próprio carro", sugere.

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Com gasolina mais cara, etanol é mais vantajoso em 14 estados e no DF; veja lista

O etanol está mais vantajoso do que a gasolina em 14 estados e no Distrito Federal para abastecer veículos flex. É o que mostra a calculadora de combustíveis do g1, com base nos preços médios nos postos encontrados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana passada emdash; a segunda após a reoneração integral dos combustíveis no Brasil. A calculadora do g1 considera o preço e o rendimento de cada combustível. Segundo especialistas, o etanol é mais vantajoso quando está custando até 70% do preço da gasolina. (entenda mais abaixo). Preços médios do etanol e da gasolina nos estados e no DF Estado Preço médio do etanol Preço médio da gasolina Qual compensa mais Acre R$ 4,72 R$ 6,88 etanol Alagoas R$ 3,81 R$ 5,62 etanol Amapá R$ 5,19 R$ 5,60 gasolina Amazonas R$ 4,03 R$ 5,74 gasolina Bahia R$ 4,16 R$ 5,99 etanol Ceará R$ 4,56 R$ 6,09 gasolina Distrito Federal R$ 3,62 R$ 5,83 etanol Espírito Santo R$ 4,05 R$ 5,82 etanol Goiás R$ 3,80 R$ 5,85 etanol Maranhão R$ 4,13 R$ 5,44 gasolina Mato Grosso R$ 3,19 R$ 5,89 etanol Mato Grosso do Sul R$ 3,42 R$ 5,57 etanol Minas Gerais R$ 3,58 R$ 5,62 etanol Pará R$ 4,18 R$ 5,77 gasolina Paraíba R$ 3,82 R$ 5,62 etanol Paraná R$ 3,85 R$ 5,99 etanol Pernambuco R$ 4,00 R$ 5,70 gasolina Piauí R$ 4,04 R$ 5,47 gasolina Rio de Janeiro R$ 3,98 R$ 5,73 etanol Rio Grande do Norte R$ 4,61 R$ 6,16 gasolina Rio Grande do Sul R$ 4,39 R$ 5,72 gasolina Rondônia R$ 4,84 R$ 6,38 gasolina Roraima R$ 4,82 R$ 6,05 gasolina Santa Catarina R$ 4,23 R$ 5,89 gasolina São Paulo R$ 3,42 R$ 5,60 etanol Sergipe R$ 4,25 R$ 6,10 etanol Tocantins R$ 3,97 R$ 5,89 etanol Fonte: ANP/calculadora de combustíveis do g1 Vale reforçar que a lista considera o preço médio por estado, com base no levantamento feito pela ANP ao longo da semana de 11 a 17 de fevereiro. Na calculadora do g1, você pode conferir qual combustível mais vale a pena de acordo com os preços exatos que você encontrar no posto. Faça o cálculo abaixo: Como funciona a calculadora? O cálculo da ferramenta do g1 é o seguinte: quando você seleciona e insere o preço do álcool, esse valor é dividido por 0,70 emdash; ou seja, 70%. Já no caso da gasolina, o preço é multiplicado por 0,70. Por que a regra dos 70%? O professor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP explica que esse cálculo é baseado no poder calorífico dos combustíveis, que significa a quantidade de energia existente na molécula de cada um deles. Moléculas são propriedades de uma substância composta por um ou mais átomos. Os átomos são, por sua vez, formadores de matéria. Ou seja, tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa. O professor elenca ainda outras especificações, considerando a densidade (relação entre a massa de um material e o que ele ocupa) de cada combustível. "Em um dia frio, por exemplo, tanto a gasolina quanto o álcool ficam mais densos, e essa variação de densidade não é igual para os dois." Ele esclarece ainda que pode haver uma diferença conforme cada veículo, incluindo se o sistema de injeção de combustível no motor for otimizado para queimar etanol ou gasolina. "Portanto, o motorista precisa analisar uma média para o seu próprio carro", sugere.

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Transição verde aumenta eficiência, mas antes há aumento de custos, diz Campos Neto

A transição para uma economia mais verde aumentará a eficiência das cadeias de produção, mas antes haverá um aumento de custos de investimentos para as empresas, afirmou nesta quarta-feira (21) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Segundo o chefe da autoridade monetária, há uma preocupação por parte das companhias com a elevação de custos produtivos, embora entendam a importância do processo. "A transição verde representa um custo a mais na cadeia produtiva ou, no final das contas, ela aumenta a eficiência da cadeia produtiva? O que a gente vê das pesquisas é que, no final, ela até aumenta a eficiência, mas isso não é linear no tempo", disse Campos Neto em evento promovido pela Frente Parlamentar da Economia Verde, em Brasília (DF). "Ou seja, em um primeiro momento, tem de investir mais e tem um aumento de custos, depois esse aumento de custos se transforma em eficiência", complementou. Campos Neto ressaltou que o mundo está passando por um rearranjo das cadeias globais de produção, afetadas por choques climáticos e novos conflitos geopolíticos, e que esse movimento "está custando dinheiro". "É muito importante ter um processo de produção mais sustentável, mas as empresas têm no meio do caminho um aumento de custos", afirmou ele, defendendo a importância de um conjunto de regras (taxonomia) globais e brasileiras para guiar essa transição. Na visão do presidente do BC, a tributação tem um papel fundamental nesse processo e deveria ser o mais neutra possível com relação à alocação de recursos. Ele rejeita uma ampliação da concessão de subsídios para os setores. "A criação do mercado e a transparência dos dados faz com que os recursos sejam alocados em setores mais eficientes de forma mais natural", disse. Para Campos Neto, "nem sempre gastar mais subsídio significa atingir os objetivos". "A gente precisa ter uma política constante de revisar tudo o que é feito para práticas sustentáveis, tem um processo de aprendizado ao longo do caminho", acrescentou. Ele ainda destacou o potencial do país nesse movimento global rumo a uma economia mais verde. "O Brasil tem energia limpa e barata, tem mão de obra relativamente farta, tem setor de escoamento e logística que é bom e tem população consumidora bastante grande. Por que não estamos produzindo mais bens no Brasil? Como atrair o investidor para cá?" Hoje, o Brasil tem a maior parcela de sua geração a partir de energia limpa, com as hidrelétricas, e se destaca com o aumento da capacidade de geração a partir da luz solar e de ventos. Apesar dos avanços na área, o país segue aumentando extração de petróleo. Entre as iniciativas para canalizar financiamentos para práticas sustentáveis, Campos Neto citou o bureau de crédito verde, criado pelo BC, e as emissões verdes feitas pelo governo Lula (PT). Em novembro do ano passado, o governo brasileiro levantou US$ 2 bilhões com a primeira emissão soberana de títulos sustentáveis no mercado internacional. A iniciativa teve como objetivo colocar o país no mapa das economias que captam recursos sob compromisso de investi-los em ações com o selo ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança).

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