Ano:
Mês:
article

IBP reúne setor privado para discutir papel da indústria de O&G na COP30

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) realizará seu primeiro evento preparatório para a COP30 no dia 2 de abril, no Rio de Janeiro, com o objetivo de aprofundar discussões relacionadas a temas estratégicos no âmbito da Cúpula do Clima, como segurança energética e mudança do clima, além de posicionar o setor frente aos desafios e oportunidades na agenda da transição energética. O credenciamento de imprensa deverá ser realizado até 01 de abril, às 17 horas, diretamente com a assessoria de imprensa do IBP, por meio deste formulário. No encontro será lançado o eldquo;Transitioning away from fossil fuels in energy systemserdquo;, estudo pioneiro encomendado pela Secretaria Nacional de Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), apoiado pelo IBP e pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), e realizado pela consultoria Catavento. O documento traça um cenário do desenvolvimento energético global e o papel do setor de óleo e gás nesse processo a partir de uma avaliação do compromisso estabelecido por cerca de 200 países na COP28. SERVIÇO Evento: Pré-COP30 | Repensando a transição dos países dos combustíveis fósseis de maneira justa, ordenada e equitativa Local: Hotel Fairmont, Copacabana - RJ Dia: 2 de abril Horário: 8h30 até 12h30 Inscrições: até 01 de abril (Formulário de credenciamento)

article

Petrobahia celebra crescimento na contratação de novos postos de combustíveis

Em 2024 a Petrobahia cresceu 30% a contratação de novos bandeirados em postos de combustíveis, comparado ao mesmo período de 2023. Todos os contratos são para a Região Nordeste, envolvendo cidades na Bahia, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte. eldquo;Para 2025 o objetivo é seguir avançando, aumentando esses índices e também a nossa presença em diferentes cidades e estados, tudo isso dentro do nosso propósito, que é seguir levando um produto de qualidadeerdquo;, reforça o superintendente comercial da Petrobahia Marcio Salles. Posicionada entre as dez maiores distribuidoras de combustíveis do país e também entre as 200 maiores empresas do Brasil, a Petrobahia hoje está presente em quatro das cinco regiões do país, com exceção apenas dos estados do Sul. Levantamento divulgado este ano pela ANP apontou que Petrobahia ampliou em mais de 50% (50,31%) o seu volume de vendas comparando o desempenho do primeiro semestre de 2023 com o apresentado nos primeiros seis meses de 2024, se consolidando entre as líderes de distribuição de combustíveis do Norte/Nordeste.

article

Funcionários da Petrobras aprovam greve de 24 horas em 26 de março, diz FUP

Os funcionários da Petrobras aprovaram em assembleias uma greve de advertência de 24 horas na quarta-feira (26), em defesa do home office e de outras reivindicações trabalhistas, segundo comunicado da Federação Única dos Petroleiros (FUP) nesta segunda-feira (24). Normalmente, a Petrobras conta com equipes de contingência em movimentos grevistas, reduzindo impactos em suas operações, principalmente em paralisações de curto prazo. O conselho da FUP havia convocado a greve em meados deste mês, quando defendeu o teletrabalho com regramento negociado coletivamente, dentre outras questões. "O movimento é um protesto contra a postura da atual gestão da empresa, que tem esvaziado os fóruns de negociação coletiva e desrespeitado o princípio negocial", disse a FUP no comunicado desta segunda-feira. No caso do teletrabalho, o regime atual de trabalho para as áreas administrativas e escritórios da Petrobras prevê dois dias presenciais, sendo que a empresa pretende ampliar para três dias a partir de 7 de abril, sem ter acordo com os sindicatos, segundo a FUP. Além desse tema, a greve de um dia também fará oposição à redução da remuneração variável dos trabalhadores e defenderá a recomposição dos efetivos e a garantia de segurança em todo o Sistema Petrobras, nas prestadoras de serviço e durante o período de manutenção.

article

Etanol/Cepea: Preços têm novos recuos neste final de entressafra

Os preços dos etanóis estão em queda neste período de encerramento de entressafra. Entre 17 e 21 de março, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado fechou em R$ 2,7572/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), recuo de 2,38% no comparativo com o da semana anterior. Para o anidro, a baixa foi de 1,67%, com o Indicador CEPEA/ESALQ a R$ 3,1906/litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins). Segundo pesquisadores do Cepea, agentes de usinas aumentaram a oferta do biocombustível ao longo da semana passada, no intuito de escoar os estoques da temporada 2024/25. Assim, alguns negócios foram fechados a preços menores, mas com necessidade de retirada do produto até 31 de março. A nova safra 2025/26 inicia-se oficialmente no dia 1º de abril. De modo geral, contudo, o ritmo de negócios seguiu lento, com parte das distribuidoras pressionando ainda mais os valores, conforme o Centro de Pesquisas.

article

Caminhos para um Transporte Sustentável e Homenagem à reconstrução do RS

A Fetransul realizará, no dia 2 de abril, a partir das 14h, no Hotel Deville em Porto Alegre, dois eventos importantes para o setor de logística e transporte, além de temas estratégicos para o futuro da sociedade. O encontro reunirá lideranças do setor no Rio Grande do Sul, incluindo representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT), empresários do segmento, autoridades públicas em todos os níveis, e entidades e pessoas que se destacaram por suas ações voltadas à reconstrução do estado. A primeira atividade será o PAINEL CAMINHOS PARA UM TRANSPORTE SUSTENTÁVEL, cuja abordagem envolve combustíveis renováveis e alternativos, e inclui a indústria de caminhões e a tecnologia agregada aos veículos, visando à redução das emissões veiculares. O painel contará com a presença de especialistas da CNT, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (FECOMBUSTÍVEIS), representada pelo vice-presidente e presidente do Sulpetro, João Carlos Dale#39;Áqua, e da Transportes Cavalinho. Em seguida, será realizada a solenidade de entrega do Troféu ALMA GAÚCHA, que premiará personalidades e instituições que se destacaram por suas iniciativas durante e após as inundações que assolaram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Francisco Cardoso, presidente da Fetransul, ressalta que o evento será uma grande oportunidade para a troca de conhecimento. "Além de abordar temas cruciais sobre sustentabilidade, como outras opções de combustíveis que podem reduzir custos operacionais e contribuir com o meio ambiente, também prestaremos uma homenagem a entidades e pessoas que representam aqueles que não mediram esforços para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul. Somos imensamente gratos por toda a colaboração recebida, e é com esse reconhecimento que decidimos homenagear, por meio deste troféu, aqueles que tanto contribuíram", afirma o presidente. O evento será presencial, e as inscrições podem ser feitas por meio do link disponível: https://bit.ly/3X3OyH7

article

Energia solar já responde a 22% da capacidade instalada no Brasil

A geração de energia solar superou a marca de 55 GW (gigawatts) de potência instalada operacional no Brasil em 2025. Desse total, 1,6 GW foi adicionado ao sistema neste ano, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). A tecnologia representa atualmente a 2ª maior fonte de energia do país, correspondendo a 22,2% de toda a capacidade instalada da matriz elétrica. A maior parte da geração de energia solar, 37,6 GW, vem de potência instalada na geração própria, nos telhados ou em quintais de 5 milhões de imóveis do país. O restante, cerca de 17,6 GW, vem das grandes usinas solares conectadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional). Segundo a Absolar, a fonte solar evitou a emissão de cerca de 66,6 milhões de toneladas de gás carbônico, o COe#8322;, na geração de eletricidade. Para ler esta notícia, clique aqui.

Como posso te ajudar?