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Stellantis, WEG e GWM vencem chamada de R$ 166 milhões para mobilidade verde

Stellantis, WEG e Great Wall Motors (GWM) foram selecionadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep) para desenvolver tecnologias disruptivas de descarbonização do setor automotivo, com foco na eletrificação e nos combustíveis de baixa emissão. O resultado da chamada de Projetos Estruturantes do Programa Mover foi divulgado nesta quinta (13/2). Serão destinados R$ 166,2 milhões, sendo R$ 114,2 milhões do Senai e da Fundep e R$ 52 milhões de contrapartida das empresas. A Stellantis propôs o desenvolvimento de uma plataforma para testes de validação e desempenho de carregadores veiculares, veículos elétricos e soluções de energia. O projeto inclui ainda as montadoras Volvo, Nissan, Renault, Mercedes e Caio, e as startups Move, Renevive e Brain Robot. Também de olho no mercado de veículos elétricos, a WEG foi selecionada com o projeto MAGBRAS, que prevê a implementação do ciclo completo de produção nacional de ímãs permanentes de terras raras, um insumo para fabricação de motores. O projeto, que contempla desde a extração e processamento do minério até a produção final e a reciclagem de ímãs em fim de vida útil, contará com a infraestrutura do Senai de Lagoa Santa (MG) e tem como parceiros Stellantis, Vale e Mosaic Fertilizantes, entre outros. Já a chinesa GWM planeja um centro de testes para combustíveis de baixa emissão usados em veículos híbridos e a combustão. Petrobras (Cenpes), Marcopolo, Volkswagen, General Motors, Stellantis e Elev são parceiras do projeto que vai analisar o ciclo de vida e o comportamento nos motores de diversos produtos: gasolina, etanol, biodiesel, diesel verde (HVO), diesel S10 ou R, bioetanol, biometano e nanopartículas. Chamada de projetos estruturantes Iniciativa do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), as chamadas de projetos estruturantes buscam soluções de impacto industrial, com envolvimento de pelo menos cinco empresas, junto a uma instituição de ciência e tecnologia (ICT), além dos Institutos Senai de Inovação. As propostas selecionadas devem ser executadas em até 36 meses. Segundo o Senai, nove projetos participaram do edital lançado em julho de 2024, somando um orçamento de R$ 357,8 milhões.

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Petróleo fecha em queda com tarifas de Trump e possível acordo de paz na Ucrânia em foco

Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta quinta-feira (13), ainda pressionados pela possível paz entre a Rússia e Ucrânia, e pelo anúncio de tarifas recíprocas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Porém, o recuo foi limitado pelas incertezas sobre a permanência do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, bem como a elevação nas projeções de aumento da demanda em 2025 pela Agência Internacional de Energia (AIE). Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para março fechou em queda de 0,11% (US$ 0,08), a US$ 71,29 o barril, enquanto o Brent para abril, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), recuou 0,21% (US$ 0,16), a US$ 75,02 o barril. Hoje, a commodity aumentou as perdas da sessão anterior com a possibilidade de negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia promovidas pelo presidente Trump e com o anúncio de novas tarifas recíprocas pelo republicano. Peter Cardillo, da Spartan Capital, vê eldquo;fatores de demanda decorrentes dessas tarifaserdquo; contribuindo para o enfraquecimento do petróleo bruto, eldquo;no entanto, acreditamos que a extremidade baixa do nível de US$ 70 o barril provavelmente se manteráerdquo;. Mais cedo, os Houthis, militantes do Iêmen, afirmaram que vão retomar ataques no Mar Vermelho se Israel continuar a ofensiva em Gaza, trazendo mais dúvidas sobre a estabilidade no Oriente Médio. Enquanto isso, a AIE elevou levemente sua projeção para o avanço da demanda global por petróleo este ano e disse que a melhora de cumprimento de cotas de produção entre integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) está reduzindo um esperado superávit no mercado. *Com informações da Dow Jones Newswires

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StoneX reduz previsão de crescimento na demanda de diesel B do Brasil em 2025

O consumo brasileiro de diesel B, já com a mistura de biodiesel, deverá aumentar 3% em 2025 ante o ano passado, para um novo recorde de 69,3 bilhões de litros, mas a alta ficará abaixo do previsto anteriormente por conta de um crescimento "mais tímido" da produção industrial, afirmou nesta quinta-feira a StoneX. De acordo com a consultoria, apesar das estimativas de um novo recorde na produção de grãos em 2025, o que estimula o consumo do combustível, as expectativas de crescimento menor da produção industrial "acaba limitando parte dos ganhos" advindos do aumento no transporte de mercadorias agrícolas no país. A StoneX havia projetado anteriormente um aumento na demanda de diesel B para 69,9 bilhões de litros em 2025. Em 2024, a demanda por diesel B totalizou 67,3 bilhões de litros, marcando alta de 2,7% frente ao observado em 2023. "O resultado anual foi menor do que o esperado, em meio ao fraco desempenho do indicador observado em dezembro", pontuou a consultoria. Diante das expectativas de um avanço menor da demanda por diesel B, é esperado que as vendas de diesel A (puro) também registrem crescimento menos aquecido, de 1,5%, totalizando 59,1 bilhões de litros. As vendas de biodiesel deram um salto no ano passado, mas também ficaram levemente abaixo do previsto, somando 9 bilhões de litros, segundo a consultoria. "Ainda assim, o aumento da mistura obrigatória de 12% para 14% em março impulsionou fortemente a demanda, com o ano registrando um crescimento de 22,2% nas vendas de biodiesel em relação a 2023...", lembrou a StoneX. Segundo a consultoria, o aumento na demanda resultou em forte alta de mais de 40% nos preços do óleo de soja, principal matéria-prima do biocombustível. Além disso, no ano passado, o Brasil sofreu uma severa quebra de produção por conta de problemas climáticos. Em 2025, o avanço da mistura para 15% ante 14% e o crescimento da demanda por diesel B devem garantir um consumo adicional de cerca de 1,1 bilhão de litros de biodiesel, para 10,2 bilhões de litros, aumento anual de 12,6%. Neste ano, o Brasil está colhendo uma safra recorde de soja em torno de 170 milhões de toneladas, garantindo a disponibilidade da matéria-prima. A StoneX comentou que o consumo estimado de óleo de soja para biodiesel "surpreendeu" no ano passado, encerrando 2024 em 7,7 milhões de toneladas, alta de 33,5% em relação a 2023. Para 2025, a StoneX elevou sua estimativa de demanda de óleo de soja para biodiesel em 2025 de 8,2 milhões para 8,3 milhões de toneladas, o que representaria um crescimento de 8,1% em relação a 2024. (Reuters)

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ANP fará seminário sobre desempenho do mercado de combustíveis em 2024

A ANP realizará, hoje (13/2), a partir das 9h, o Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 2025 (ano base 2024). Os interessados podem assistir ao evento de forma virtual, ao vivo, por meio da plataforma Teams. O seminário tem como objetivo apresentar um balanço do trabalho desenvolvido pela ANP na regulação e fiscalização do abastecimento em 2024 e analisar a evolução do mercado de combustíveis. Entre as informações apresentadas, estarão dados de comercialização de cada tipo de combustível, importação e exportação, quantidade de agentes econômicos em cada segmento do mercado, dados de fiscalização, entre outras. Para assistir ao evento, clique aqui no dia e horário marcados.

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ANP fará seminário sobre desempenho do mercado de combustíveis em 2024

A ANP realizará, hoje (13/2), a partir das 9h, o Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 2025 (ano base 2024). Os interessados podem assistir ao evento de forma virtual, ao vivo, por meio da plataforma Teams. O seminário tem como objetivo apresentar um balanço do trabalho desenvolvido pela ANP na regulação e fiscalização do abastecimento em 2024 e analisar a evolução do mercado de combustíveis. Entre as informações apresentadas, estarão dados de comercialização de cada tipo de combustível, importação e exportação, quantidade de agentes econômicos em cada segmento do mercado, dados de fiscalização, entre outras. Para assistir ao evento, clique aqui no dia e horário marcados.

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Governo Lula é alertado sobre possíveis medidas de Trump contra o etanol

O etanol pode ser o próximo alvo de medidas comerciais adotadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo alerta dado por um representante brasileiro do setor sucroalcooleiro ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre políticas em discussão atualmente na Casa Branca. O alerta, registrado pelo Itamaraty em um documento obtido pela Folha, foi feito por um diretor da Raízen, gigante brasileira do setor, à embaixada do Brasil em Washington. "Em contato com a Embaixada do Brasil em Washington, o diretor global de Relações Internacionais da Raízen, Paulo Macedo, assinalou que o tema [tarifas sobre etanol] já estaria em tratamento na Casa Branca, segundo informações recebidas dos consultores da empresa", afirma trecho do documento. Procurada, a Raízen disse que não comentaria o caso. Se confirmada, a ofensiva dos EUA abrirá um novo capítulo na briga comercial com o Brasil no setor do etanol emdash;disputa que se arrasta há anos. Washington se queixa de que o Brasil impõe barreiras para a entrada do seu etanol (fabricado a partir do milho) no país, enquanto o equivalente brasileiro (à base de cana-de-açúcar) ingressa basicamente sem tarifas no mercado norte-americano. O imposto de 18% praticado pelo Brasil afeta principalmente produtores do Meio-Oeste dos EUA, politicamente próximos a Trump. Aliados do republicano consideram o etanol um dos exemplos de práticas comerciais injustas das quais o presidente americano frequentemente se queixa publicamente. Nos bastidores, membros do governo brasileiro rebatem o argumento e dizem que os casos dos dois países não são totalmente comparáveis. Eles citam, por exemplo, que os produtores nacionais são mais prejudicados por barreiras americanas ao açúcar emdash;a abertura desse setor nos EUA é um pleito antigo do Brasil. Argumentam também que aumentar a exposição ao etanol americano representa uma ameaça aos produtores instalados no Nordeste, fato que acrescenta grande sensibilidade política ao tema. De acordo com integrantes do governo ouvidos pela Folha, ainda não há informação sobre qual poderia ser a linha de ação da administração Donald Trump em relação ao etanol: se eles aumentariam tarifas para a entrada de etanol brasileiro no país ou usariam outras medidas como forma de pressionar o Brasil.

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