Sindiposto | Notícias

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) lançou nesta quarta-feira, 17, uma campanha de incentivo ao uso de etanol por motoristas em seus veículos. A iniciativa, apresentada em um evento em São Paulo, envolve campanha publicitária com o foco no esclarecimento de dúvidas dos consumidores.

A campanha será veiculada a partir de amanhã (18), no rádio e na TV, com a participação do humorista Rafael Portugal. A campanha também usará cerca de 20 influenciadores nas redes sociais e usa o bordão eldquo;Vai de Etanolerdquo;. Também foi criado o site eldquo;vaideetanol.com.brerdquo; para tirar dúvidas dos consumidores.

eldquo;Além de reunir todos os vídeos e spots de rádio, decidimos incluir uma série de mitos e verdades sobre o etanol, uma calculadora que mostra quanto de CO2 as pessoas deixam de emitir ao abastecer com etanol e até um quiz para medir o grau de conhecimento dos motoristaserdquo;, disse a diretora executiva da Unica, Patrícia Audi. eldquo;Queremos que mude o mindset (mentalidade) do consumidor.erdquo;

Na apresentação, a Unica adotou o discurso da importância da adoção de iniciativas sustentáveis, em virtude da eldquo;urgência climáticaerdquo;, como fator principal a motivar o uso do etanol. eldquo;Há uma necessidade urgente de acelerar a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, reduzindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufaerdquo;, disse o presidente da Unica, Evandro Gussi.

Segundo a Unica, como os motores flex, entre março de 2003 e o fim de 2023 o consumo de etanol no Brasil evitou a emissão de 662 milhões de toneladas de CO2 equivalente. eldquo;Isso representa 5 milhões de árvores plantadaserdquo;, disse o diretor de Inteligência Setorial da Unica, Luciano Rodrigues.

O lançamento da campanha da Unica se dá em um momento de alta da produção de etanol no País. No acumulado desde o início do atual ciclo agrícola até 31 de dezembro, a fabricação do biocombustível totaliza 31,44 bilhões de litros (alta de 14,39%), sendo 18,79 bilhões de etanol hidratado (crescimento de 18,72%) e 12,66 bilhões de anidro (aumento de 8,52%), segundo dados da Unica. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 4,61 bilhões de litros - avanço de 41,65% na comparação com igual período do ano passado.

A competitividade do etanol, um fator importante na tomada de decisão do consumidor, também está em alta. Na semana encerrada no último sábado (13), o etanol estava mais competitivo em relação à gasolina em 12 Estados: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. Os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foram compilados pelo AE-Taxas.

Fonte/Veículo: O Estado de São Paulo

Leia também:

article

Venezuela é exemplo da maldição do petróleo que provoca crises econômicas e sociais

* Adriano Pires - Após a 1.ª Guerra Mundial, diversas empresas multinacionais iniciaram atividade [...]

article

STF começa a julgar licença-maternidade compartilhada e igualdade na adoção

O STF (Supremo Tribunal Federal) começou, na sexta-feira (2), o julgamento de uma ação apresentad [...]

article

Vendas de veículos novos aumentam em julho, diz Fenabrave

Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus aumentaram 7% em julho ante o me [...]

Como posso te ajudar?