Sindiposto | Notícias

O petróleo apagou os ganhos do começo da sessão e fechou o dia em queda, pressionado pelo salto dos estoques de gasolina e produtos destilados nos Estados Unidos na semana passada. O aumento nos produtos derivados sinalizou demanda enfraquecida na maior economia do mundo, deixando em segundo plano a queda maior que o esperado dos estoques de petróleo cru no país.

O barril do petróleo WTI - referência americana - com entrega prevista para fevereiro recuou 0,70%, a US$ 72,19. Já o Brent - referência global - com entrega para março teve baixa de 0,84%,a US$ 77,59 por barril.

De acordo com dados do Departamento de Energia dos Estados Unidos, os estoques de petróleo caíram 5,503 milhões de barris na semana encerrada em 29 de dezembro, superando a queda prevista de 2,7 milhões de barris. O dado, porém, foi ofuscado pelo salto de mais de 10 milhões de barris tanto dos estoques de gasolina quanto de produtos destilados, ante a projeção de alta de apenas 400 mil barris para ambos os casos.

"Acho que esses grandes acúmulos de gasolina e destilados estão tendo precedência. A demanda por combustível está mais uma vez estagnada e isso está pressionando os futuros do petróleo", afirma Dennis Kissler, vice-presidente sênior da BOK Financial.

O analista ainda destaca que o aumento dos estoques de produtos derivados do petróleo nos Estados Unidos é algo incomum para o período entre o fim de um ano e o começo de outro. eldquo;Normalmente, começamos a ter alguma demanda de inverno em janeiro, mas ela ainda não apareceu. Ainda estamos vendo um ciclo de temperatura bem acima do normal neste inverno, e isso também está prejudicando o preço do petróleoerdquo;, comenta Kissler.

O recuo de hoje vem também após a commodity subir mais de 3% na véspera, na esteira do agravamento das tensões no Oriente Médio, após explosões matarem mais de 100 civis no Irã. Hoje, o Estado Islâmico (ISIS, na sigla em inglês) assumiu a autoria dos ataques.

Fonte/Veículo: Valor Investe

Leia também:

article

Produção de carros em abril é a maior em 6 anos

A produção de veículos no mês de abril foi a maior em seis anos para o pe [...]

article

Avanço da produção deve garantir alta do lucro da Petrobras no 1º trimestre, dizem analistas

Os contratos futuros do petróleo fecharam com forte valorização nesta quinta-fei [...]

article

Sinais de desaquecimento preocupam Anfavea

Apesar de os resultados finais do quadrimestre serem positivos, as vendas de veículos começam a d [...]

Como posso te ajudar?