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A mistura de biodiesel no diesel serve, de acordo com órgãos governamentais, para reduzir as emissões de poluentes na atmosfera, e também para reduzir a dependência do Brasil nas importações de petróleo e diesel. Mas o aumento da mistura pode ter um efeito contrário ao proposto.

Isso é o que avalia a Confederação Nacional do Transporte (CNT), que expressa preocupação com um novo aumento da quantidade de biodiesel no diesel, passando para 13% a partir de 2024. Atualmente, a proporção é de 12%.

eldquo;A Confederação entende que, para essa decisão, não deve ser considerada apenas a capacidade de produção do insumo no Brasil, mas as consequências desse aumento sobre o funcionamento dos veículos e os impactos econômico, ambiental e de segurança sobre toda a cadeia de transporte e logística do paíserdquo;, destacou a CNT, em nota.

A CNT trouxe um estudo inédito, que foi realizado pela Universidade de Brasília, mostrando que o aumento no percentual de biodiesel a partir de 7% eleva a emissão de CO2 e diminui a potência dos motores, o que gera, por consequência, mais consumo de diesel e impacta a necessidade de maior importação desse combustível, comprometendo a segurança energética nacional.

Para a CNT, a medida mais equilibrada, tanto do ponto de vista econômico quanto do ambiental, já parametrizada há bastante tempo, é a mistura de 7%, adotada na Europa. Diversos países têm aplicado percentuais maiores de HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado endash; diesel verde), biocombustível mais evoluído e que não causa problemas mecânicos, em detrimento do uso de biodiesel de base éster.

O diesel é o principal insumo do transporte rodoviário, que é responsável pela movimentação de 65% das cargas e 95% dos passageiros no país.

eldquo;O setor que não pode parar de mover o Brasil devido a problemas com combustível tem se desdobrado, por meio de ações responsáveis e eficazes, para encontrar soluções ambientais que efetivamente descarbonizem a atividade transportadoraerdquo;, finalizou a confederação.

Fonte/Veículo: Blog do Caminhoneiro

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