Sindiposto | Notícias

A agência reguladora de petróleo do Brasil está prestes a conceder direitos de exploração em uma promissora região offshore, onde a produtora estatal de petróleo Petrobras (PETR3; PETR4) enfrenta uma disputa que dura anos com as autoridades ambientais para iniciar a perfuração.

Um leilão, que ocorrerá em 17 de junho, incluirá áreas em cinco bacias sedimentares, incluindo Potiguar e Foz do Amazonas, em águas profundas próximas ao equador, conforme confirmou a ANP nesta segunda-feira (14). Ambas as áreas estão na região mais ampla conhecida como Margem Equatorial, onde a indústria do petróleo vê as melhores chances para o Brasil reabastecer suas reservas, que, de outra forma, começarão a declinar na década de 2030.

O Brasil oferecerá 173 blocos de petróleo que abrangem áreas em terra e regiões de águas profundas no nordeste e sul do país, sob contratos de concessão. Um total de 47 blocos está na Foz do Amazonas, onde a Petrobras está tentando perfurar seu primeiro poço após ter sua campanha de exploração bloqueada em 2023. O Ministério de Minas e Energia do Brasil afirma que essa bacia pode conter campos de petróleo semelhantes aos descobertos no Suriname e na Guiana, onde a Exxon Mobil encontrou bilhões de barris.

eldquo;A falta de autorização para a Petrobras perfurar na bacia da Foz do Amazonas traz incerteza e certamente afeta a atratividade do leilãoerdquo;, disse Rivaldo Moreira Neto, diretor da consultoria Aeamp;M Infra.

As áreas oferecidas na bacia Potiguar correm o risco de serem deixadas de fora de futuras rodadas, se não forem concedidas em junho. Isso se deve ao fato de que uma declaração conjunta do ministro do Meio Ambiente e do ministro de Minas e Energia do Brasil, que permite que áreas sociais e ambientalmente sensíveis sejam oferecidas, está prestes a expirar.

A agência reguladora de petróleo do Brasil também oferecerá áreas de exploração na bacia de Pelotas, no sul do país, considerada geologicamente semelhante à Namíbia, onde grandes descobertas foram feitas por petroleiras europeias.

Em 2023, um consórcio da Petrobras e da Shell ganhou dezenas de blocos lá que ainda precisam ser explorados. Também haverá áreas oferecidas na bacia de Parecis, a única em terra, e na bacia de Santos, conhecida pelas grandes descobertas de pré-sal feitas nos anos 2000.

De acordo com a ANP, 31 empresas estão registradas e aptas a licitar, incluindo Petrobras, ExxonMobil, Shell, Chevron, Equinor e BP.

© 2025 Bloomberg L.P.

Fonte/Veículo: InfoMoney

Leia também:

article

Novas regras de vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor; entenda mudanças

Novas regras para o vale-refeição e para o vale-alimentação começaram a valer na última terça-fei [...]

article

Aneel aponta atuação insatisfatória da Enel durante apagão em SP

Relatório técnico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgado na quarta-feira (11/ [...]

article

Como os preços de gasolina, etanol e diesel são definidos no Brasil?

Na hora de abastecer, o valor exibido na placa do posto parece um número único. Na prática, porém [...]

Como posso te ajudar?