Sindiposto | Notícias

De acordo com o último dado da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), analisado pela União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia (UNICA), a relação do preço do etanol com a gasolina está em 62,9%, dando vantagem ao biocombustível.

Os dados mostram que o preço médio nacional da gasolina comum nos postos do país foi de R$ 5,63 por litro. Já o do etanol hidratado, utilizado diretamente no tanque, foi de R$ 3,54 por litro. As análises do UNICA mostram que o consumidor economiza ao abastecer com etanol em dez estados do Brasil.

O etanol passa a ser mais vantajoso economicamente a partir de uma relação de 70%, mas é importante destacar que esse percentual varia de acordo com o modelo do carro, o perfil do motorista e as condições do percurso. De acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV/INMETRO), a depender do veículo, a decisão de escolha pelo biocombustível pode se dar a partir de uma relação de preço de até 75%.

Nos seis estados de maior consumo (GO, MT, MS, MG, PR e SP) emdash; que representam 85% do mercado emdash; a paridade de preços é inferior a 65% há quase dois meses. Em algumas regiões, o etanol é mais vantajoso que a gasolina desde maio deste ano.

eldquo;O preço do etanol hidratado na bomba está altamente atrativo nos principais mercados do País há mais de três meses. Olhando para o histórico do consumo, quando a paridade chega a esse patamar, os consumidores aumentam a procura pelo etanolerdquo;, afirma Luciano Rodrigues, diretor de inteligência de mercado da União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia (UNICA).

A UNICA ainda destaca que diferente de outros anos, quando apenas o preço direcionava o comportamento do consumidor, a preocupação ambiental tem pesado cada vez mais na hora de abastecer. Um motor flex, abastecido 100% com etanol, emite 70% menos dióxido de carbono, gás efeito estufa, do que um que movido a gasolina C com 27% de etanol anidro.

Aumento da produção de etanol hidratado

A moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de outubro registrou crescimento de 17,64%, na comparação com o mesmo período do ciclo passado. Foram processadas 32,77 milhões de toneladas contra 27,85 milhões. A moagem atingiu 525,99 milhões emdash; crescimento de 14,47%.

Neste mesmo período, as vendas de etanol totalizaram 1,26 bilhão de litros emdash; aumento de 4,63% em relação ao mesmo período da safra 22/23. O volume comercializado de etanol anidro no período foi de 438,05 milhões de litros endash; queda de 8,52% endash; enquanto o etanol hidratado registrou venda de 825,72 milhões de litros endash; crescimento de 13,27%, de acordo com a UNICA.

Fonte/Veículo: CNN

Leia também:

article

EUA saem do Acordo de Paris e acabam com política de incentivo a veículos elétricos

Os Estados Unidos vão sair novamente do Acordo de Paris, anunciou Donald Trump no discurso de pos [...]

article

Combustíveis com viés de alta

Os preços dos combustíveis começaram 2025 com novos aumentos, segundo o Índice de Preços Edenred [...]

article

O retorno do fantasma da defasagem

* Adriano Pires - O ano de 2025 começa com a volta de um velho conhecido de planejadores e analis [...]

Como posso te ajudar?