Sindiposto | Notícias

O CEO da ExxonMobil, Darren Woods, afirmou nesta quarta-feira (16/11) que as empresas de petróleo e gás devem ter um papel central na transição energética para uma economia de baixo carbono e que considerar o setor como eldquo;vilãoerdquo; não contribui para a redução das emissões globais.

eldquo;Empresas de petróleo e gás fornecem de forma confiável produtos acessíveis essenciais à vida moderna. Torná-las vilãs é fácil. Mas isso não faz nada endash; absolutamente nada endash; para alcançar o objetivo de reduzir emissões. Na verdade, isso coloca em risco o fornecimento confiável de energiaehellip; desestabilizando economias globais, degradando o padrão de vida das pessoas e, como vimos na Europa, na verdade aumentando as emissõeserdquo;, disse o executivo durante o evento APEC CEO Summit, em São Francisco, Califórnia (EUA).

Woods afirmou que políticas baseadas em subsídios e na redução da produção de energias fósseis não são eficientes e defendeu o foco na redução de emissões e em mecanismos de mercado.

O executivo defendeu que a indústria deve apostar em soluções além de eólica, solar e veículos elétricos e ressaltou o investimento de US$ 17 bilhões da Exxon em captura de carbono, hidrogênio, biocombustível e lítio.

Recentemente, a companhia começou a explorar lítio e anunciou planos de se tornar uma das líderes de mercado. Este ano, comprou a empresa de captura de carbono Danbury e anunciou acordos com três clientes para transportar e armazenar cinco milhões de toneladas de CO2 por ano endash; o equivalente a substituir aproximadamente 2 milhões de carros movidos a gasolina por veículos elétricos.

eldquo;Não podemos substituir da noite para o dia um sistema energético que levou 150 anos para ser construído. O tamanho e a complexidade são simplesmente muito vastos. Aqueles que querem desmantelar o sistema energético existente estão com a definição errada do problema. O problema não é o petróleo e o gás. São as emissões.erdquo;

Fonte/Veículo: EPBR

Leia também:

article

Pix supera transações em cartão, boleto e cheque no Brasil juntas

O Pix registrou 63,8 bilhões de operações em 2024 e superou, sozinho, todas as transações feitas [...]

article

Diário Oficial publica adiamento da inclusão dos fatores de risco psicossociais na NR-1

O Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira (16), a prorrogação da entrada em vigor d [...]

article

Usinas do Brasil avaliam produzir mais etanol com queda nos preços do açúcar

Alguns processadores de cana-de-açúcar no Brasil estão acompanhando de perto a diferença de preço [...]

Como posso te ajudar?