Sindiposto | Notícias

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que vai avançar na pauta dos combustíveis renováveis, incluindo o projeto de lei Combustível do Futuro, enviado pelo Executivo.

eldquo;Pretendemos que seja um marco regulatório avançado para consolidar o espaço do etanol como combustível do futuro, juntamente com o biodiesel, além de impulsionar o desenvolvimento do bioquerosene de aviaçãoerdquo;, disse Lira, durante a 23ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol.

Segundo ele, a legislação deve estabelecer um eldquo;balizamento adequadoerdquo; para a medição de eficiência dos combustíveis. Lira mencionou também o uso de hidrogênio de baixo carbono, a Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara votará amanhã o parecer sobre a regulamentação do hidrogênio sustentável.

O presidente da Câmara lembrou o potencial de produção de hidrogênio a partir do etanol e seus subprodutos. eldquo;Esta é uma das grande promessas para acelerar a nossa transição energética, pois o etanol é uma excelente fonte para ser convertida em hidrogênio e a partir daí alimentar veículos elétricos, inclusive os de carga.erdquo;

No mesmo evento, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o Brasil tem todas as condições para assumir o protagonismo e a liderança global na descarbonização e nas políticas e práticas sustentáveis.

Ele destacou que o governo vai trabalhar para elevar para até 30% a mistura de etanol anidro na gasolina, condicionada à constatação de sua viabilidade técnica, atualmente a mistura está em 27%. eldquo;A rota tecnológica do etanol é fantástica, com uma avenida pela frente. Nós podemos liderar esse trabalho no mundo inteiroerdquo;, avaliou Alckmin, que disse que a elevação gradual da mistura de biodiesel no diesel também deve favorecer a redução de importações de diesel pelo país.

Fonte/Veículo: Correio brasiliense

Leia também:

article

BYD revela sistema de bateria que carrega veículo elétrico em cinco minutos

A BYD revelou um novo sistema para carros elétricos que, segundo a montadora chinesa, permitirá q [...]

article

MME rejeita corte de 100% da mistura de biodiesel

O governo está buscando adotar um combate integrado aos crimes no setor de combustívei [...]

article

Ipiranga renova marca e expande rede de conveniência AmPm

A Ipiranga anunciou a reestruturação da rede de lojas de conveniência AmP [...]

Como posso te ajudar?