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Enquanto a transição para os carros elétricos acelera ao redor do mundo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) revisa suas projeções de demanda global de petróleo a longo prazo, afirmando que o pico de consumo está mais distante do que o previsto anteriormente.

Segundo as novas estimativas do cartel, a demanda mundial atingirá 116 milhões de barris por dia em 2045, um aumento de 6 milhões de barris por dia em comparação com as previsões do ano anterior - a Opep estima que serão necessários investimentos totalizando US$ 14 trilhões na indústria petrolífera até 2045 para garantir o suprimento.

Esse aumento projetado na demanda, de acordo com a Opep, é impulsionado principalmente pelo crescimento econômico da Índia e China, em contraste com a previsão de declínio no consumo de petróleo nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A Opep mantém a perspectiva de que o setor de transporte continuará sendo um motor de demanda significativo. Especificamente, a organização prevê que o transporte rodoviário liderará o aumento na demanda por petróleo até 2045, com um aumento estimado de 4,6 milhões de barris por dia.

Essa visão contrasta com a posição da Agência Internacional de Energia (IEA), cujo diretor-executivo, Fatih Birol, declarou em setembro que o mundo está "no início do fim" da era dos combustíveis fósseis, com a possibilidade de atingir o pico no consumo global de carvão, petróleo e gás natural antes de 2030.

De acordo com as projeções da AIE (Agência Internacional de Energia), as vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in devem bater um novo recorde em 2023, avançando para perto de 20% das vendas totais de automóveis, mostrando uma rápida transformação da indústria automotiva com implicações no setor de energia, especialmente o petróleo.

A edição mais recente do estudo anual Global Electric Vehicle Outlook da AIE mostra que mais de 10 milhões de carros elétricos + híbridos plug-in foram vendidos em todo o mundo em 2022 e que as vendas devem avançar mais 35% este ano, chegando a 14 milhões de modelos eletrificados plug-in, ou seja, veículos que e#39;vão na tomadae#39;.

Em resumo, 2023 deve encerrar com algo em torno de 1/5 das vendas totais compostas por carros elétricos e híbridos plug-in, mostrando uma rápida aceleração da eletrificação no transporte. No entanto, há demanda por petróleo em muitos segmentos, muito além dos veículos, caminhões e ônibus, onde é necessário criar soluções para eletrificar ou substituir os combustíveis fósseis nessas várias atividades.

(EPBR)

Fonte/Veículo: UOL

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