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Aumentar o uso de biocombustíveis no transporte brasileiro pode reduzir as emissões de CO2 em até 71,6 milhões de toneladas até 2030, superando as emissões de Portugal em 2021. Isso ajudaria a combater as mudanças climáticas, já que o setor de transporte é um grande emissor de gases de efeito estufa. Além disso, contribuiria para que o Brasil cumprisse até 39% de suas metas no Acordo de Paris, fortalecendo os esforços globais de mitigação das mudanças climáticas.
O relatório "How biofuels can speed up decarbonization" da consultoria Oliver Wyman apresenta três cenários de descarbonização com o uso de biocombustíveis, como etanol, biodiesel, diesel renovável, combustível de aviação sustentável e gás natural comprimido. Esses cenários, se implementados, têm o potencial de reduzir o consumo de 30,4 bilhões de litros de diesel até 2030, de acordo com estimativas do relatório.
O Brasil pode atingir uma mistura de 20% de biocombustíveis no diesel até 2030, em comparação com os 15% de 2016, resultando na substituição adicional de 5% do diesel convencional e uma redução de cerca de 7,1 MtCO2eq. O relatório também destaca o exemplo da Indonésia, que planeja chegar a uma mistura de 35% até o final de 2023, sugerindo que essa meta de 20% é alcançável no Brasil devido a semelhanças como abundância de matéria-prima, localização em regiões tropicais e dependência da importação de diesel estrangeiro.
Hoje, cerca de 25% do diesel consumido no Brasil é importado e, se o Brasil conseguir atingir níveis de mistura semelhantes aos da Indonésia, poderá reduzir as importações para 5% e aumentar a contribuição total do biodiesel para as metas NDC, com redução de 29 MtCO2eq. As informações são da consultoria Oliver Wyman.
Fonte/Veículo: Agrolink
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