Sindiposto | Notícias

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (30/8) que fechou parcerias com quatro empresas chinesas de petróleo, energia e engenharia. A estatal assinou acordos de cooperação com CNOOC, Sinopec, China Energy International Group e Citic.

Com a petroleira CNOOC, a Petrobras assinou um memorando de entendimento para avaliar oportunidades nas áreas de exploração e produção de petróleo e gás, refino, indústria petroquímica, dentre outras.

Também assinou um memorando de entendimento com a China Petrochemical Corporation (Sinopec) para os segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, projetos de transição energética, captura de carbono, e outros.

Já com a China Energy International Group, fez um acordo de cooperação estratégica para avaliar potenciais oportunidades de negócio no Brasil relacionadas a geração de energia renovável e produção de hidrogênio e amônia sustentáveis.

Por último, com a empresa de engenharia Citic Construction, assinou um acordo de confidencialidade para discutir possíveis oportunidades de negócios e projetos conjuntos, eldquo;inclusive a formação de joint-ventures para investimentos no Brasil e no exteriorerdquo;.

eldquo;Os acordos assinados são de caráter não vinculante e, para acompanhar o progresso dos estudos e discussões, serão formados comitês de representantes de cada empresa. Somente após a conclusão das análises técnicas necessárias, potenciais projetos advindos dos acordos assinados terão estimativas oficiais de custo, prazo e retorno, a fim de que sejam futuramente apreciados pelas instâncias de aprovação interna, de acordo com a governança da companhiaerdquo;, informou em nota a companhia.

Mercado prioritário

Os contratos foram assinados pelo presidente da Jean Paul Prates, que está em missão à China e se encontrou com os presidentes de empresas chinesas.

O executivo afirmou nesta semana que a China é um mercado prioritário para a Petrobras, que pretende retomar suas atividades no exterior.

Na segunda-feira, a Petrobras assinou dois acordos com bancos chineses endash; o China Development Bank (CDB) e o Bank of China endash; para, dentre outros objetivos, avaliar oportunidades de investimentos e cooperação em iniciativas de baixo carbono e finanças verdes.

Fonte/Veículo: EPBR

Leia também:

article

Milho garantirá recorde de produção de etanol no Brasil em 24/25, dizem produtores

A produção de etanol do centro-sul do Brasil em 2024/25 deverá encerrar a temporada em março em u [...]

article

Petróleo fecha em queda de cerca de 1% com alívio de tensões no Oriente Médio

Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta quinta-feira, 16, em meio ao alívio das [...]

article

Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis da ANP é retomado

A ANP retomou, no início de janeiro de 2025, o seu Programa de Monitoramento da Qualidade dos Com [...]

Como posso te ajudar?