Sindiposto | Notícias

Morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos, o ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro Francisco Dornelles. A morte foi confirmada pelo hospital Pró-Cardíaco, mas a causa não foi revelada.

Dornelles nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1935 e chefiou os ministérios da Fazenda, do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também foi secretário da Receita Federal e era presidente de honra do Partido Progressistas (PP).

Além dos cargos no Executivo, Dornelles ocupou cargos de deputado federal e senador.

Nas redes sociais, o PP publicou uma nota de pesar pela morte de Dornelles. eldquo;Com profunda dor e tristeza, informamos o falecimento do nosso presidente de honra, Francisco Dornelles. Grande homem público, defensor da democracia e do diálogo em todos os momentos, nos deixa um legado de ética, responsabilidade, humildade e dedicação ao Brasilerdquo;, diz o texto.

O partido acrescenta que o ex-ministro eldquo;tanto nos ensinou com suas ações registradas em uma honrada e ilibada biografiaerdquo;.

O deputado Rodrigo Bacellar (PL), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, também publicou homenagem ao ex-ministro. eldquo;Uma longa trajetória política marcada pelo bom convívio e diálogo, sendo admirado inclusive por adversários. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos do ex-governador Francisco Dornelleserdquo;, disse, em nota.

Histórico

Francisco Dornelles era formado em direito pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro). Tinha especialização em finanças públicas e tributação e mestrado e doutorado em direito, também pela UFRJ.

Assumiu o cargo de secretário da Receita Federal em 1979, no qual permaneceu por seis anos. Tornou-se ministro da Fazenda em março de 1985, durante o governo de José Sarney, deixando a pasta em agosto do mesmo ano.

Durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (entre 1996 e 1998) e do Trabalho (de 1999 a 2002).

Durante o segundo mandato de Luiz Fernando Pezão como governador do Rio de Janeiro (2015-2018) endash;do qual era vice-governadorendash;, Dornelles esteve à frente do Palácio Guanabara por sete meses, durante licença médica do titular para o tratamento de um câncer. Foi o primeiro governador a decretar estado de calamidade pública na área financeira do estado.

Fonte/Veículo: CNN Brasil

Leia também:

article

Por que o preço do diesel se mantém estável, enquanto a gasolina sobe

Os reajustes feitos pela Petrobras em junho nos preços da gasolina e do gás liquefeito de petróle [...]

article

BC adota tom mais duro e mantém Selic em 10,5% ao ano pela 2ª reunião seguida

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central manteve nesta quarta-feira (31) a taxa bá [...]

article

Etanol x gasolina: abastecer com álcool já vale mais a pena em 16 estados

O etanol reagiu após perder terreno para a gasolina no Brasil depois de muitos meses. O biocombus [...]

Como posso te ajudar?