Sindiposto | Notícias

Morreu no sábado, dia 5, o empresário Antonio Oliveira Santos, que foi presidente do sistema CNC-Sesc-Senac de 1980 a 2018. A informação foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da qual era presidente de honra. O governo do Espírito Santo decretou luto oficial de três dias.

Segundo a família, Santos Oliveira vinha bem de saúde e completou 97 anos em 30 de junho. Tanto que, apesar da idade avançada, o empresário seguia frequentando a sede da CNC, no Rio. Ele estava lá quando passou mal e foi encaminhado ao hospital. Estava internado desde 20 de julho e faleceu na madrugada de sábado. O sepultamento estava marcado para este domingo, dia 6, no Cemitério São João Batista, no Rio.

A engenheira Beatriz Oliveira Santos, filha do empresário, disse ao site G1 que o pai morreu em razão de complicações de uma pneumonia.

endash; Estava muito bem, comemorou o aniversario de 97 anos muito bem, rodeado de amigos. Foi a idade mesmo. Fez uma pneumonia que complicou. Teve uma vida muito ativa. Até duas semanas atrás ia todos os dias pra CNC. Descansou em paz, rodeado de amigos, muitas mensagens de carinho endash; disse a filha de Oliveira Santos.

O atual presidente da CNC, José Roberto Tadros, disse, em uma nota, que a entidade eldquo;perde uma de suas grandes referências, um nome que se confunde com a própria trajetória e consolidação do Sistema Comércioerdquo;. eldquo;É um momento de dor para todos nós, mas também de agradecimento pelo imenso legado deixado por Antonio Oliveira Santoserdquo;, diz a nota da pesar.
Segundo a CNC, como dirigente, o empresário liderou a expansão do Sesc e do Senac por todo o Brasil enquanto esteve à frente da entidade. O Sistema Comércio é composto, da esfera nacional para a local, pela CNC, pelo Sesc, pelo Senac e pelas federações e pelos sindicatos do setor.

Condolências
Em postagem nas redes sociais, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin, lamentou ontem o falecimento. eldquo;Meus sentimentos à família, amigos e a todas e todos da CNCerdquo;, escreveu.

Ao anunciar o luto oficial, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, desejou, em postagem nas redes sociais, eldquo;que sua dedicação, suas realizações e legado continuem a inspirar a todos. Meus sentimentos à família e amigos neste momento difícilerdquo;.

Trajetória
Antonio Oliveira Santos era engenheiro civil e eletricista, formado pela então Universidade do Brasil (hoje UFRJ). Nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1926. Passou pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), pela Companhia de Ferro e Aço de Vitória, além da Estrada de Ferro Vitória a Minas Gerais.

O empresário iniciou suas atividades no comércio atacadista e varejista no ramo de materiais de construção em 1956. Passou a presidir a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) em 1968, assumindo, mais tarde, a vice-presidência da CNC. Assumiu o comando da entidade em 1980, com a morte prematura do então presidente da Confederação, Jessé Pinto Freire.

À frente da CNC, Oliveira Santos intensificou a representação da entidade no governo e em outros segmentos da economia nacional e internacional. Sob seu comando, a instituição teve participação ativa na formulação de políticas públicas e em momentos históricos, como os debates que marcaram a elaboração e a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Fonte/Veículo: O Globo

Leia também:

article

Fiscalização de combustíveis: ANP participa de força-tarefa no Rio de Janeiro

A ANP participou, em 14 e 15/1, da operação Anoxia, com outros órgãos públicos e apoio de empresa [...]

article

Petrobras precisa acabar com a defasagem de preços de combustíveis

Quando Magda Chambriard substituiu Jean Paul Prates no comando da Petrobras no ano passado, temia [...]

article

Preço do etanol deverá seguir competitivo, mesmo com possível alta

O mercado de combustíveis enfrenta hoje pressões de alta no país, o que pode encarecer o etanol h [...]

Como posso te ajudar?