Sindiposto | Notícias

O petróleo subiu mais de 2% nesta terça-feira e bateu seu maior valor de fechamento das últimas 10 semanas, apoiado pela percepção de que a China vai aumentar o apoio fiscal no país para melhorar o nível da atividade local após indicadores decepcionantes da economia. A contínua fraqueza do dólar no mercado cambial também ajudou a commodity hoje.

O barril do petróleo WTI - referência americana - com entrega prevista para setembro fechou em alta de 2,41%, a US$ 74,71. Já o Brent - referência global -- para o mesmo mês avançou 2,20%,a US$ 79,40 por barril.

O impulso a diversas commodities industriais hoje veio principalmente por conta da decisão de autoridades na China de estenderem algumas medidas de apoio ao setor imobiliário, que enfrenta grave crise desde 2021.

Entre as medidas, está uma nova prorrogação de um ano do prazo para o pagamento de dívidas. Além disso, as instituições financeiras da China serão incentivadas a negociar novos prazos para que as incorporadoras quitem seus débitos.

"Isso ocorre em um momento em que também estamos vendo um pouco mais de força na estrutura do Brent, então, potencialmente, podemos começar a ver o sentimento no mercado de petróleo se tornando mais construtivo", projetam Warren Patterson e Ewa Manthey, analistas do ING.

Eles ponderam, contudo, "que muito vai depender do índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA de junho", cuja divulgação está prevista para amanhã, às 9h30 (de Brasília). O dado sobre a inflação americana será importante pois deve ajudar a formar as expectativas do mercado sobre as próximas decisões de juros do Federal Reserve (Fed).

Na véspera do CPI, o dólar teve um novo dia de baixas em relação a moedas rivais, e seu índice DXY caía 0,24%, a 101,730 pontos, por volta de 16h10. O movimento tende a favorecer commodities cotadas na moeda americana, uma vez que as torna mais baratas a detentores de outras divisas.

Fonte/Veículo: Agência Udop

Leia também:

article

Volume de diesel importado cresceu mais de 30% em abril e pressionou Petrobras

O volume de diesel importado no mês de abril pode chegar a 1,6 milhão de metros cúbicos (m³), alt [...]

article

Gasolina brasileira: excelente na origem, mas pode chegar adulterada

A gasolina brasileira é frequentemente alvo de críticas por parte dos motoristas, que enfrentam p [...]

article

Etanol/Cepea: Volume negociado cresce no 1º mês da temporada 25/26

Abril, o primeiro mês oficial da safra 2025/26 na região Centro-Sul, foi marcado por movimentos m [...]

Como posso te ajudar?