Sindiposto | Notícias

O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro Gussi, defendeu ontem (20) que os avanços obtidos com a Emenda Constitucional 123, para biocombustíveis como o etanol, sejam mantidos no texto da reforma tributária, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

A emenda em questão estabelece um diferencial de competitividade para os biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis como a gasolina.

Assim, a medida equacionou a perda de competitividade diante de ajustes nas alíquotas dos combustíveis, estabelecidos para reduzir o preço final de gasolina e diesel.

Índice de fundos imobiliários (IFIX) atinge os 3.100 pontos voltando aos níveis pré-pandemia, e caminha para 10ª semana seguida de alta: Hora de investir? Assista ao Giro do Mercado de hoje (21) e veja a resposta do analista da Empiricus Research Caio Araújo. Inscreva-se no nosso canal e não perca o Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h

eldquo;O grande avanço da reforma tributária está em trazer o diferencial de competividade entre os biocombustíveis e a gasolina para o direito ambiental, que é um direito fundamental na Constituiçãoerdquo;, afirmou o presidente da Unica.

Preço do etanol pode subir?
De acordo com Marcelo Di Bonifácio, analista de açúcar e etanol da StoneX, a manutenção do diferencial beneficia o hidratado, assim como a retomada dos impostos federais sobre a gasolina que pode acontecer em julho.

eldquo;Com a expectativa de um aumento desses tributos sobre a gasolina ou alguma alteração com a reforma tributária, a Unica quer garantir esse diferencial para o etanol, que de fato é importante para o consumo do biocombustível. No entanto, um possível aumento do etanol dependerá das decisões do governoerdquo;, explica.

Assim, na visão de Bonifácio, caso ocorra o aumento dos impostos federais, tanto a gasolina como o bicombustível terão um aumento no preço.

eldquo;Apesar desse aumento, o etanol deve ganhar mais competividade, com a queda da paridade, por conta da tributação na gasolina, que será maior. Ainda assim, isso pode ser um fator de alta para o biocombustível, porque a demanda vai aumentarerdquo;, conclui.

Fonte/Veículo: Money Times

Leia também:

article

Cosan pode vender fatia da Moove e negocia com Shell aumento de capital na Raízen

A Cosan, do empresário Rubens Ometto, está avaliando novas alternativas para seus ativos para red [...]

article

Empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado. Veja como vai funcionar

O Crédito do Trabalhador, novo modelo de crédito consignado para o setor privado, fica disponível [...]

article

ANP aprova resolução sobre qualidade de combustíveis importados

Foi aprovada hoje (20/03), pela Diretoria Colegiada da ANP, resolução que revisa a Resolução ANP [...]

Como posso te ajudar?