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Audiência pública na Câmara dos Deputados vai esclarecer aos (às) deputados (as) os reflexos socioambientais, de saúde pública e econômicos positivos do aumento da mistura de biodiesel ao óleo diesel endash; as chamadas externalidades positivas. Também será uma oportunidade para governo, agência reguladora e produtores de biodiesel abordarem os estudos técnicos que atestam a qualidade do biodiesel e que permitem aumentar a mistura até 15%.

O requerimento de audiência é do deputado Alceu Moreira, presidente a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) do Congresso Nacional. A proposta foi aprovado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) nesta 4ª feira (10/5).

eldquo;Nosso objetivo é dirimir eventuais dúvidas dos parlamentares e do público em geral sobre o biodiesel e sobre a elevação da mistura ao óleo diesel e, também, assinalar os impactos positivos socioambientais, de saúde pública e econômicos a partir dessa medidaerdquo;, afirma Alceu Moreira.

O biodiesel, diferente do diesel fóssil, é um biocombustível limpo e renovável, que reduz em pelo menos 80% as emissões de gases do efeito estufa (GEEs). E o crescimento do setor de biodiesel contribuirá para a criação de empregos, o fortalecimento da economia e a redução das emissões de carbono na matriz energética brasileira, segundo escreve o deputado em sua justificativa pela audiência junto a CAPADR.

Além de ouvir os produtores de biodiesel, a audiência também abrirá espaço para que organizações de setores diversos, como transporte e combustível, também participem do debate.

eldquo;As organizações que comparecerem para criticar a qualidade do biodiesel serão chamadas a mostrar provas aos parlamentares nessa audiência. Queremos um debate qualificado. Diversos estudos científicos levaram o Executivo federal e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a atestar, na própria Câmara dos Deputados, a alta qualidade do biodieselerdquo;, diz Alceu Moreira. Ou seja, eldquo;o biodiesel não gera efeitos negativos sobre a qualidade do diesel consumido no paíserdquo;, sustenta o deputado.

Ele lembra que na primeira semana de maio, a companhia Amaggi foi autorizada pela ANP a passar a abastecer 300 caminhões da marca Scania com 100% de biodiesel. A própria montadora atestou que seus veículos podem rodar tranquilamente com esse produto, desde que sejam seguidas as especificações da ANP sobre o combustível a ser utilizado.

Serão convidados a participar da audiência representantes:
-do Ministério de Minas e Energia;

-da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP);

-da Confederação Nacional do Transporte (CNT);

-Representante da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA);

-da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (UBRABIO);

-da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO);

-do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP);

-da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE).

Fonte/Veículo: Notícias Agrícolas

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