Sindiposto | Notícias

A Amaggi obteve, nesta quarta (3/5), autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o uso experimental de 100% de biodiesel (B100) em frota cativa.

Com a licença da ANP, a companhia de grãos pode utilizar biodiesel puro em até 300 caminhões, contanto que atenda às especificações vigentes do biocombustível.

eldquo;É importante ressaltar que os testes irão ser iniciados em parte reduzida da frota e que o aumento se dará de forma gradativa, até o limite autorizado pelo órgão reguladorerdquo;, explicou a empresa, em nota.

O projeto apresentado à agência prevê um consumo total por caminhão de até 5 mil litros de biodiesel por mês, ao longo de dois anos e, portanto, limitado a 36 milhões de litros no período.

Coincide com a instalação de uma usina de biodiesel em Lucas do Rio Verde (MT), onde a empresa poderá produzir até 1 milhão de litros do biocombustível por dia. A iniciativa está em desenvolvimento desde 2019, associada a uma planta já existente de esmagamento de soja no local.

Compromisso ambiental

O biodiesel (B100) é misturado ao diesel A em uma proporção definida pelo governo federal. Atualmente, a mistura obrigatória está em 12% (diesel B12).

O uso do B100 é previsto, mediante autorização. Uma das contrapartidas é o compartilhamento de informações com a ANP e com o Ibama, órgão ambiental que já autorizou o projeto da Amaggi.

Outro pré-requisito atendido é a garantia dos caminhões. Neste projeto, a Scania assegurou que os motores habilitados a operar com diesel B podem ser convertidos para a utilização do B100.

Para isso, a fabricante pediu ajustes no software dos veículos e no intervalo de manutenção para o funcionamento com 100% de biodiesel. A garantia é dada mediante o uso de um sistema próprio de conversão.

eldquo;O uso de combustível B100 em veículos não convertidos pode trazer impactos negativos como o entupimento de filtro e danos ao sistema de pós-tratamento de gaseserdquo;, explicou a Scania.

O uso experimental será realizado em modelos graneleiros R500 6×4 da Scania, com motores no padrão Euro V.

Fonte/Veículo: EPBR

Leia também:

article

Preço médio da gasolina sobe 2,68% e passa de R$ 6,10 nos postos do país, aponta ANP

O preço médio do litro da gasolina registrou na última semana um aumento de 2,68% nos postos de t [...]

article

Gargalos no Porto de Santos geram perdas de US$ 21 bi por ano ao País

O sistema portuário brasileiro enfrenta uma série de gargalos para embarque e desembarque de carg [...]

article

ANP retoma fiscalizações na Operação Yanomami

ANP reiniciou, nesta semana (22 a 25/7), as ações de fiscalização conjuntas para identificação e [...]

Como posso te ajudar?