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Cotações mais baixas do biodiesel no Brasil estão ajudando a segurar os preços do diesel nos postos do país, que já vinham pressionados por importações do combustível mais barato, especialmente da Rússia, de acordo com analistas e uma associação de produtores ouvidos pela Reuters.

Com uma colheita recorde de soja no Brasil, as indústrias estão contando com preços mais baixos da principal matéria-prima do biocombustível, com reflexos nos valores do biodiesel. Simultaneamente, alguns produtores estão brigando por mercado e às vezes reduzindo as margens, segundo um especialista.

O diesel S-10, o combustível mais consumido no país, seguiu a tendência de queda nesta semana, sendo cotado nos postos em média de 6,232 reais/litro na última terça-feira, segundo levantamento da Ticket Log. No mês, o diesel caiu 2% ante a média de março, enquanto no ano o recuo é de cerca de 10%.

eldquo;Alguns fatores influenciam nessa pressão baixista sobre preços do diesel. A gente observou que o biodiesel reduziu na ordem de 35% de um ano para cá (abril de 2023 versus abril de 2022) eehellip; isso naturalmente impacta na mistura quando analisa o diesel Berdquo;, disse o sócio-diretor da Raion Consultoria, Eduardo Oliveira de Melo.

Atualmente, a mistura de biodiesel no diesel vendido nos postos é de 12%.

O analista de petróleo e derivados da StoneX, Pedro Shinzato, também comentou que o biodiesel está contribuindo com a redução dos preços de diesel nas bombas, mas ressaltou que o maior impacto é do produto importado, que está em média mais barato do que o preço cobrado pela Petrobras nas refinarias.

Isso ocorre também, segundo especialistas, em momento em que o Brasil tem elevado importações de diesel da Rússia, que tem exportado seu produto a preços menores diante das sanções da Europa, que por sua vez deixou de comprar o combustível russo por conta da guerra na Ucrânia.

A associação de produtores de biodiesel Aprobio chamou a atenção para uma queda do preço do biocombustível de mais de 20% no acumulado do ano até o último dia 9, o que fez com que houvesse eldquo;a possibilidade de uma redução maior no valor na bomba do que a queda de preço exclusiva do diesel fóssilerdquo;.

Além da grande safra de soja, que responde por cerca de 70% da matéria-prima do biodiesel, as usinas produtoras do biocombustível estão com capacidade ociosa, disse Shinzato, o que colabora para menores valores do combustível.

eldquo;As usinas se prepararam no passado para uma mistura maior (de B15, ante atuais B12). As usinas têm capacidade ociosa hoje, então fica um jogo de quem aperta mais a margem para ganhar mercadoerdquo;, comentou Shinzato.

A conjuntura em que o biodiesel contribui, junto com o diesel importado, para a redução dos valores na bomba se dá em momento em que a Petrobras (PETR4) endash;que responde por 70% da oferta nacionalendash; tem segurado os seus preços.

Segundo a StoneX, a Petrobras teria espaço para reduzir o diesel nas refinarias em mais de 50 centavos de real por litro, se seguisse os cálculos da consultoria de paridade de importação. A última vez que a estatal mexeu no preço do diesel foi em 23 de março, quando reduziu o valor em 4,5%.

Em regiões do interior do país, mais distantes das refinarias da Petrobras, os efeitos do biodiesel nos preços têm sido especialmente notados.

eldquo;No interior do país, em uma região produtora de soja com capacidade de produção de biodiesel, o biodiesel tem este efeito sim (de manter os preços do diesel pressionados)erdquo;, disse Amance Boutin, especialista de combustíveis da Argus, agência de dados e consultoria.

Boutin comentou ainda que o eldquo;biodiesel é mais econômico em algumas regiões produtoraserdquo;, onde o diesel S10 A (sem mistura de biodiesel) é o mais caro por conta da distância com as refinarias nacionais. (Reuters)

Fonte/Veículo: MoneyTimes

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