Sindiposto | Notícias

O Ibovespa, principal índice de referência da Bolsa brasileira, registrou ontem queda de 2,29%, e fechou o dia no nível de 97,9 mil pontos endash; o menor desde 18 de julho passado. Já o dólar chegou a R$ 5,29, uma alta de 1,01%, refletindo a decisão de quartafeira do Banco Central de manter a Selic em 13,75% e a tensão crescente entre a instituição e o governo, que aumentou a pressão pelo corte de juros.

A manutenção da taxa básica de juros endash; que está no maior nível desde 2017 endash; já era esperada pelo mercado, mas havia a expectativa de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC indicasse um alívio da política monetária. Em comunicado divulgado após sua reunião, o colegiado não só não deu sinais de que pode antecipar o início de um ciclo de corte de juros, como repetiu que existe a possibilidade de voltar a aumentar a Selic eldquo;caso o processo de desinflação não transcorra como esperadoerdquo;.

Como reação, no mercado futuro as taxas de juros fecharam em alta. Os contratos com vencimento em janeiro de 2024 passaram a embutir taxa de 13,17%, ante 13,02% na véspera. Nas operações com vencimento em janeiro de 2025, a taxa foi de 12,04% para 12,10%.

eldquo;O que causou aversão ao risco hoje (ontem) foi o comunicado (do Copom), o tom mais conservador, na medida em que havia certo otimismo, uma expectativa de que o BC poderia dar indicação quanto à possibilidade de antecipar o ciclo de redução dos juroserdquo;, disse Paulo Luives, especialista da Valor Investimentos.

A tensão no mercado cresceu no início da tarde depois de novas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à condução da política monetária e ao presidente do BC, Roberto Campos Neto. O petista disse que a manutenção da Selic eldquo;não tem explicação nenhuma no mundoerdquo; e que Campos Neto eldquo;tem de cumprir a leierdquo;.

elsquo;SEM EXPLICAÇÃOersquo;. eldquo;Não tem explicação nenhuma no mundo a taxa de juros estar a 13,75% ao ano. Quem tem de cuidar do Campos Neto é o Senado, que o indicou. Ele (Roberto Campos Neto) não foi eleito pelo povo. Não foi indicado pelo presidente. Foi indicado pelo Senadoerdquo;, disse Lula, em evento no Rio.

Ainda segundo o presidente, Campos Neto eldquo;só tem de cumprir a lei, que estabeleceu a autonomia do Banco Centralerdquo;. eldquo;Quando eu tinha o (ex-presidente do BC Henrique) Meirelles, que foi um indicado meu, eu conversava com o Meirelles. Se esse cidadão quiser, ele nem precisa conversar comigo. Ele só tem de cumprir a lei, que estabeleceu a autonomia do Banco Central. Ele precisa cuidar da política monetária, mas ele precisa cuidar também do emprego, cuidar da inflação e cuidar da renda do povo. Todo mundo sabe que ele não está fazendo isso. Se ele estivesse fazendo, eu não estava reclamando.erdquo;

Mais cedo, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o Brasil tem uma taxa de juros desproporcional para a situação atual e que o governo eldquo;está fazendo a sua parteerdquo; para garantir uma redução dos juros.

eldquo;Era importante que saísse o arcabouço fiscal, mas, pelo jeito, ainda não encontraram uma proposta. O governo quer produzir superávit primário de 1% do PIB, mas é difícil cortar. Quer chegar a uma situação de crescimento. Tem uma agenda imediatista. Isso contamina. Não dá para cortar juros com essa inflaçãoerdquo;, criticou Pedro Paulo Silveira, gestor da Nova Futura.

Após a volta parcial da tributação sobre a gasolina, no começo de março, a equipe econômica dobrou a cobrança por uma sinalização do Copom sobre o início do corte da Selic. No mercado financeiro, a expectativa é de que isso ainda possa ocorrer a partir do segundo semestre.

O Copom até citou a reoneração dos combustíveis como responsável por reduzir a incerteza sobre os resultados fiscais de curto prazo, mas disse que permanecem alguns fatores de risco: a maior persistência das pressões inflacionárias globais; as dúvidas sobre o novo arcabouço fiscal no País e seu impacto na trajetória da dívida pública; e um aumento das expectativas de inflação para prazos mais longos.

Fonte/Veículo: O Estado de S.Paulo

Leia também:

article

Movimento Acelera com Etanol une indústrias produtoras de etanol em Pernambuco

Com a coordenação do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaç [...]

article

Ser verde dá retorno, diz Ricardo Mussa, presidente da Raízen

O Engenheiro de produção Ricardo Mussa conduz há quatro anos a Raízen, empresa criada em 2011 pel [...]

article

ANP impõe derrota a Cosan e governo de SP em disputa sobre gasoduto de R$ 500 mi

A diretoria da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) impôs nesta quin [...]

Como posso te ajudar?