Lula garante Silveira no MME: "será mantido ministro"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que manterá Alexandre Silveira (PSD) como min [...]
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reafirmou, em seu relatório mensal publicado nesta terça-feira (14) a previsão de que a economia do Brasil deve crescer 1% em 2023.
O cartel também voltou a afirmar que o país deve ter alta de 200 mil barris por dia (bpd) em sua produção de combustíveis líquidos neste ano, para 3,9 milhões de bpd.
A Opep destaca que o Brasil esteve entre os principais motores para o crescimento da oferta de combustíveis líquidos em 2022, ao lado de EUA, Rússia, Canadá, Guiana e China.
Em 2022, ela estima que a oferta de combustíveis líquidos do Brasil tenha crescido 100 mil bpd na comparação anual, a 3,7 milhões de bpd.
Em seu relatório, a Opep diz que o Brasil eldquo;enfrenta ambiente desafiador para 2023erdquo;, mas também apoiado por mercados robustos de commodities, reformas estruturais e medidas de apoio fiscal.
O cartel menciona eldquo;planos ambiciosos anunciados pelo novo governo para consolidar o orçamento que, se bem sucedidos, poderiam prover uma base sólida para crescimento econômico em 2023 e ainda mais nos próximos anoserdquo;. Também recorda o governo levou adiante a intenção de retirar isenções tributárias sobre combustíveis.
Para a Opep, o impulso econômico do Brasil deve continuar a desacelerar em 2023, mas a recuperação na China, reformas domésticas graduais e o apoio do consumo devem apoiar eldquo;ao menos crescimento baixo em 2023erdquo;.
A Opep ainda menciona que a produção de petróleo do Brasil cresceu em janeiro 181 mil bpd ante o mês anterior, a 3,3 milhões de bpd.
(Estadão Conteúdo)
Fonte/Veículo: CNN
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que manterá Alexandre Silveira (PSD) como min [...]
A Eletrobras e a Estapar anunciaram, nesta quarta-feira (5/2), uma parceria para disponibilizar p [...]
Os preços do petróleo caíram mais de 2% nesta quarta-feira (5), já que o forte aumento nos estoqu [...]