Sindiposto | Notícias

As cotações de petróleo tiveram queda com as consequências do colapso do Silicon Valley Bank endash; a maior quebra desde a crise financeira de 2008 endash; se espalhando pelos mercados.

O contrato do WTI para abril caiu 2,45%, a US$ 74,80 o barril, enquanto o brent para maio fechou em baixa de 2,43%, a US$ 80,77. As baixas durante o dia, contudo, foram mais fortes, superiores a 4%.

A turbulência acrescentou mais volatilidade ao petróleo, que foi impactado este ano por preocupações com o aperto na política monetária dos Estados Unidos e otimismo em relação à recuperação econômica da China. Muitos observadores do mercado ainda estão otimistas com as perspectivas de longo prazo, com a Saudi Aramco prevendo que o consumo provavelmente atingirá um recorde de 102 milhões de barris por dia até o final de 2023.

eldquo;Os preços do petróleo bruto continuam voláteis, seguindo o nível geral de riscoerdquo;, disse Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank. Embora a resposta à crise do SVB apoie as commodities (com novas projeções de que o Fed não subirá mais os juros no curto prazo, além de visão de estímulos), eldquo;o risco de uma recessão nos EUA se fortaleceu com base nesses desdobramentoserdquo;, afirma.

Os traders têm pago grandes prêmios por opções de venda, já que o fim do SVB levou alguns a se protegerem contra o risco de uma queda no preço do petróleo. O prêmio das opções de venda sobre as opções de alta subiu na semana passada para o nível mais alto desde novembro de 2022.

Olhando para o cenário do petróleo em si, relatórios mensais da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e da Agência Internacional de Energia a serem divulgados nesta semana fornecerão mais pistas sobre o cenário para o mercado e as perspectivas de oferta e demanda.

(com Bloomberg)

Fonte/Veículo: InfoMoney

Leia também:

article

Etanol/Perspectiva Cepea: Produtividade da cana da safra 2025/26 deve ser menor

Para a próxima safra sucroenergética 2025/26, que se inicia oficialmente em abril de 2025, os pri [...]

article

"Imposto do pecado" deve afetar preços de energia elétrica e combustíveis

A extração de minerais como o petróleo está no rol de serviços e produtos que pagarão sobretaxa q [...]

article

MME define nomes para GT que estudará novas políticas para combustíveis aquaviários, SAF e GLP

O Ministério de Minas e Energia definiu a composição do grupo de trabalho responsável pelos estud [...]

Como posso te ajudar?