Sindiposto | Notícias

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (13) esperar um corte nos juros já na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), marcada para os dias 21 e 22 de março.

"Sobre a questão dos juros, espero que sim [haja um corte], porque nós não temos inflação de demanda, não tem uma demanda enorme ocorrendo. De outro lado, há responsabilidade fiscal", disse Alckmin, ao ser perguntado sobre o tema, durante evento em Belo Horizonte.

Como exemplo desta responsabilidade, o vice-presidente citou que o governo federal optou por retomar parcialmente a tributação da gasolina e do etanol, no começo do mês. Ele disse também que o governo pretende apresentar um novo modelo de âncora fiscal.

"Então esperamos que sim [a taxa seja reduzida], porque é essencial na agenda de competitividade, juros mais baixos, custo de capital. Baixando os juros, as pessoas podem tomar mais financiamento para poder investir. E quem tem recurso também vai mobilizar o seu recurso para o setor produtivo", concluiu Alckmin, que acumula o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Fonte/Veículo: Folha de São Paulo

Leia também:

article

Etanol/Perspectiva Cepea: Produtividade da cana da safra 2025/26 deve ser menor

Para a próxima safra sucroenergética 2025/26, que se inicia oficialmente em abril de 2025, os pri [...]

article

"Imposto do pecado" deve afetar preços de energia elétrica e combustíveis

A extração de minerais como o petróleo está no rol de serviços e produtos que pagarão sobretaxa q [...]

article

MME define nomes para GT que estudará novas políticas para combustíveis aquaviários, SAF e GLP

O Ministério de Minas e Energia definiu a composição do grupo de trabalho responsável pelos estud [...]

Como posso te ajudar?