Sindiposto | Notícias

Impulsionada pelo crescimento de projetos de biogás e biometano no País, a MAT, fabricante de cilindros e carretas para transporte de cilindros de gás natural e comercializadora de compressores italianos da Graf Gastech, estuda iniciar ainda este ano a produção local desses equipamentos, hoje importados da Itália.

No ano passado, a empresa instalou compressores em todos os segmentos do setor, como plantas de produção de gás natural e biometano, postos de Gás Natural Veicular (GNV), aterros sanitários, bases de compressão e bocas de poço. Segundo dados da companhia, as vendas de sistemas de compressão e acessórios superaram R$ 30 milhões no período, o maior volume já registrado pela MAT.

eldquo;Do total de equipamentos comercializados, cerca de 70% foram destinados a operações de compressão, armazenamento e transporte de biometano, em um ano marcado pela expansão dos projetos ligados ao avanço desse combustível como alternativa energética, associada à descarbonização da indústria, do transporte e da matriz energética brasileiraerdquo;, disse a empresa.

A MAT, com 85 anos de história no Brasil, atua no segmento de compressores desde 2022, comercializando os equipamentos produzidos pela italiana Graf Gastech em associação com sua linha de produtos próprios fabricados no Brasil.

Para o presidente da MAT, Luís Fernando Assaf, o desempenho da empresa no ano reflete um movimento mais amplo do mercado. eldquo;O crescimento observado em 2025 acompanha a evolução do biogás e, principalmente, do biometano no País, impulsionada por mudanças regulatórias, pela busca por fontes renováveis e pelas metas de redução de emissõeserdquo;, afirma.

De acordo com a empresa, o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) registrou 79 plantas de biometano cadastradas no ano passado, sendo 54 unidades operacionais e 25 em implementação. A oferta de biometano no Brasil cresceu 107% em 2025.

A MAT avalia que a produção nacional de compressores pode ampliar o acesso a linhas de financiamento por meio de instrumentos como o Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame).

Atualmente, o grupo mantém uma planta em Jundiaí (SP), dedicada à fabricação de cilindros, e outra em Porto Real (RJ), voltada à produção de carretas para transporte de cilindros.

Fonte/Veículo: O Estado de São Paulo

Leia também:

article

Vibra reforça cabotagem de combustíveis no NE

A Vibra concluiu a ampliação de sua Base de Suape, em Pernambuco, e elevou a capacidade total de [...]

article

Refinaria de Guamaré reduz preço da gasolina e mantém valor do diesel

O preço da gasolina que sai da refinaria de Guamaré registrou redução nesta semana, conforme atua [...]

article

Plano de aporte na Raízen melhora clima com credores

A elaboração do desenho inicial de um plano de capitalização e reestruturação da Raízen tirou pre [...]

Como posso te ajudar?