Sindiposto | Notícias

No Brasil, na hora de abastecer o carro, quem realiza este serviço é o frentista. Em muitos países é comum que o próprio motorista realize este serviço, mas essas duas práticas podem estar chegando ao fim. Um Robô frentista foi desenvolvido pela dinamarquesa Autofuel e está funcionando na Finlândia. Com ele basta parar o carro e esperar.

Para utilizar a tecnologia é necessário apenas fazer o cadastro no sistema da Autofuel, colocar uma tampa especial no tanque de combustível e se dirigir a um posto com o robô frentista.

Essa tampa especial, segundo a fabricante, também serve, para abastecimentos convencionais. Modelos mais novos, que já possuem esse tipo de tampa, não terão que fazer essa parte do processo.

Ao se cadastrar no sistema Autofuel , o cliente irá informar os dados do carro, como modelo, tipo de combustível, dados para pagamento e placa. Essas informações são usadas para reconhecer os detalhes do veículo e do cliente na chegada ao posto de gasolina.

Na hora de abastecer, quando o motorista chegar ao posto, o carro será reconhecido pelo sistema Autofuel, que informará em um telão (presente no posto) detalhes de como ele deve ser estacionado e todas as outras informações.

Em seguida, o robô frentista inicia o abastecimento. O braço mecânico identifica onde está o tanque, pega a bomba e o coloca no bocal de combustível. O valor gasto será debitado automaticamente de acordo com os dados informados à plataforma.

A Autofuel ainda diz que as instruções são eldquo;muito parecidas com as instruções que você conhece do lava-rápidoerdquo;.

Não se sabe quando essa tecnologia do robô frentista chega ao Brasil. Por enquanto ainda seremos honrados com a prestação de serviço dos colaboradores dos postos de abastecimento.

Fonte/Veículo: Autopapo

Leia também:

article

Movimento Acelera com Etanol une indústrias produtoras de etanol em Pernambuco

Com a coordenação do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaç [...]

article

Ser verde dá retorno, diz Ricardo Mussa, presidente da Raízen

O Engenheiro de produção Ricardo Mussa conduz há quatro anos a Raízen, empresa criada em 2011 pel [...]

article

ANP impõe derrota a Cosan e governo de SP em disputa sobre gasoduto de R$ 500 mi

A diretoria da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) impôs nesta quin [...]

Como posso te ajudar?