Sindiposto | Notícias

O petróleo recuou cerca de 3% hoje, após a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed) mostrar o BC americano firme em sua missão de controlar a inflação nos EUA por meio da alta de juros, o que pode pesar sobre a economia do país e fortalecer o dólar no exterior, dois fatores negativos para a commodity. Além disso, o documento ressaltou riscos de recessão da atividade americana em 2023.

O petróleo WTI com entrega prevista para abril fechou em baixa de 3,16%, a US$ 73,95 por barril. Já o Brent para o mesmo mês cedeu 2,95%, a US$ 80,60.

Com investidores receosos acerca do aperto monetário global nos últimos dias, a ata da reunião de fevereiro do Fed serviu para reduzir mais o apetite por ativos de risco à medida que reafirmou o foco da autoridade monetária em reduzir a inflação nos EUA, apesar de riscos de recessão ainda eldquo;elevadoserdquo;.

eldquo;A ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) não sinaliza nenhuma mudança material na abordagem do Fed, mas sua determinação em continuar subindo juros apesar da série de dados fracos disponíveis até então é impressionanteerdquo;, diz o economista-chefe da Pantheon Macroeconomics, Ian Shepherdson.

A última reunião monetária do BC americano terminou em 1 de fevereiro, antes da divulgação de vários indicadores fortes de atividade, emprego e inflação nos EUA em janeiro, lembra o economista-chefe para América do Norte da Capital Economics, Paul Ashworth.

eldquo;A questão mais pertinente agora é como o Fed reagirá na próxima reunião à sequência de dados mais fortes em janeiroerdquo;, pondera o analista, em relatório. Para Ashworth, os dirigentes do Fed devem apenas tomar os dados recentes como confirmação de suas visões, sem alterar substancialmente suas projeções e o caminho da política monetária.

Fonte/Veículo: Valor Investe

Leia também:

article

ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade do etanol

A ANP publicou na segunda-feira (23/12) o Painel Dinâmico da Qualidade da Produção e Importação d [...]

article

Etanol: clima prejudica produção de cana e safra 24/25 registra preços firmes

O ritmo da moagem de cana-de-açúcar ao longo de 2024/25 foi razoável frente ao da safra anterior, [...]

article

Produção de açúcar e etanol cresce no Norte e Nordeste

Com aproximadamente 59% da safra canavieira 2024-2025 já realizada nas regiões Norte e Nordeste, [...]

Como posso te ajudar?