Sindiposto | Notícias

A primeira quinzena de fevereiro fechou com o litro da gasolina custando, em média, R$ 5,40, um aumento de 1,56% ante janeiro, A alta é reflexo do último reajuste de 7,47% para o combustível derivado do petróleo nas distribuidoras, anunciado no dia 24 de janeiro.

Todas as regiões também apresentaram alta no preço do combustível. Ao mesmo tempo, o etanol chegou à segunda metade de fevereiro com o preço médio do litro a R$ 4,44 - avanço de 1,21%, em relação a janeiro.

"Os acréscimos consecutivos registrados nos últimos meses para o etanol começaram a desacelerar na primeira quinzena do mês e, mesmo com alta na média nacional, reduções no valor médio foram identificadas na maioria dos Estados brasileiros e no Distrito Federal", informa Douglas Pina, diretor-geral de mobilidade da Edenred Brasil, dona da Ticket Log.

Ainda assim, o etanol é mais econômico na hora de abastecer apenas para os motoristas do Mato Grosso e do Amazonas. O Mato Grosso registra o menor preço médio do país para o derivado da cana-de-açúcar e, como reflexo do aumento de 11,07% no valor da gasolina comercializada nos postos amazonenses, o etanol se tornou mais vantajoso também nesse estado da Região Norte.

Por que o etanol está tão caro Cabe destacar que o período de entressafra da cana-de-açúcar, matéria-prima do etanol, diminui a oferta desse combustível no mercado e eleva o respectivo preço nas usinas e nas bombas de abastecimento - o que faz o álcool deixar de valer a pena até em estados como São Paulo, que são produtores de etanol.

Veja abaixo os preços médios da gasolina e do etanol em cada unidade federativa e o custo por quilômetro rodado com cada opção. A lista é da Ticket Log, fornecida com exclusividade a pedido de UOL Carros. Para ler esta notícia, clique aqui.

Fonte/Veículo: UOL

Leia também:

article

ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade do etanol

A ANP publicou na segunda-feira (23/12) o Painel Dinâmico da Qualidade da Produção e Importação d [...]

article

Etanol: clima prejudica produção de cana e safra 24/25 registra preços firmes

O ritmo da moagem de cana-de-açúcar ao longo de 2024/25 foi razoável frente ao da safra anterior, [...]

article

Produção de açúcar e etanol cresce no Norte e Nordeste

Com aproximadamente 59% da safra canavieira 2024-2025 já realizada nas regiões Norte e Nordeste, [...]

Como posso te ajudar?