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A desoneração ajudou a impulsionar o consumo de diesel e do ciclo Otto (veículos leves que rodam a gasolina e/ou etanol) para níveis recordes em 2022. E a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estima que o mercado brasileiro de combustíveis deve atingir novos marcos históricos em 2023 e 2024 (leia na íntegra o estudo, em .pdf).

emdash; De acordo com a estatal, as vendas de diesel cresceram 2% no ano passado, para o patamar recorde de 64,7 bilhões de litros endash; impulsionadas, sobretudo, pelo setor agrícola. Já a demanda do ciclo Otto subiu 6%, atingindo a marca histórica de 2019, de 54,7 bilhões de litros de gasolina equivalente.

emdash; A gasolina subiu 9,5%, deslocando parte do consumo de etanol hidratado endash; que perdeu competitividade para o combustível fóssil e recuou 5,2%.

A EPE destaca que o aumento do consumo no ciclo Otto refletiu a queda de preços dos combustíveis no 2º semestre de 2022, causada pela desoneração.

emdash; No período, além da isenção dos impostos federais, foi imposto o teto do ICMS e a redução temporária da base de cálculo estadual, por decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.

emdash; Além dos repasses da queda dos preços internacionais de forma mais acelerada pela Petrobras, às vésperas das eleições.

Novos recordes são esperados para o biênio 2023-2024. A EPE estima que o consumo de diesel subirá 3,1% este ano, e mais 1,5% em 2024, puxado pelo crescimento da safra, recuperação do setor de transporte coletivo para os níveis pré-pandemia e vendas, também recordes, de veículos leves a diesel.

emdash; Já o ciclo Otto deve crescer 2,4% em 2023 e mais 2% em 2024. Mas mudanças na questão tributária podem alterar o cenário.

emdash; A desoneração dos impostos federais foi prorrogada, no governo Lula, até o fim do ano para o diesel, e até fim de fevereiro, para gasolina e etanol. Uma eventual prorrogação não é consenso no governo endash; que, em paralelo, promete uma reforma tributária para 2023.

Já os governos estaduais defendem a revisão da essencialidade da gasolina. E o novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, apoia a criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis.

A EPE também estima uma recuperação do consumo de querosene de aviação (QAV) para os níveis pré-pandemia.

emdash; Depois de crescer 36% em 2022, as vendas do derivado devem subir 14% em 2023, e mais 3,6% em 2024. A expectativa da estatal é que a demanda supere os níveis mensais pré-pandemia entre o fim deste ano e início do próximo.

Folha de S.Paulo
Ford registra tempo recorde de vendas com 250 picapes em 9 minutos no Brasil

A Ford vai anunciar nesta quinta (16) que atingiu tempo recorde de vendas da picape F-150, lançada no Brasil nesta semana com um lote inicial de 500 unidades.

Em menos de dez minutos, 250 veículos acabaram na pré-venda, segundo a companhia.

Os outros 250 do primeiro lote, que haviam sido reservados para clientes antigos da montadora, acabaram em menos de uma hora.

O volume representa 10% do total de picapes grandes registradas em todo o ano passado, segundo a montadora.

Fonte/Veículo: EPBR

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