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O Parlamento Europeu aprovou, nesta terça-feira (14), o projeto de regulamentação que proíbe a venda de veículos novos com motores a gasolina e diesel a partir de 2035.
O texto emblemático para os objetivos climáticos europeus, que teve a oposição do PPE (conservador, principal partido da Eurocâmara), foi aprovado por 340 votos a favor, 279 contrários e 21 abstenções.
"Chegamos a um acordo histórico, que concilia o automóvel e o clima", afirmou a eurodeputada ecologista Karima Delli, presidente da Comissão de Transporte.
O texto prevê a redução a zero das emissões de CO2 dos veículos e das caminhonetes zero quilômetro na Europa a partir de 2035. Isto significa, de fato, o fim das vendas de veículo e utilitários leves novos com motores a gasolina e diesel na UE a partir da data, assim como dos híbridos (combustível-elétrico), a favor de veículos 100% elétricos.
A Comissão Europeia apresentou a proposta desse regulamento em julho de 2021, em um projeto que gerou intensas negociações entre o Parlamento e o Conselho Europeu, que representa os países do bloco.
Agora, o Conselho terá que aprovar formalmente o texto para que ele entre em vigor.
Este é o primeiro acordo concreto relacionado com o chamado "pacote climático" europeu, que visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa da UE em pelo menos 55% até 2030 em comparação com 1990.
Em nota, Sigrid de Vries, diretora executiva da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, assegurou que o setor "está pronto para aceitar o desafio de entregar veículos de emissão zero".
"Todos os esforços e investimentos da indústria automotiva são direcionados para emissões zero. É essencial que todas as políticas e regulamentos da UE se alinhem e apoiem esse objetivo", acrescentou.
Já a conservadora eurodeputada francesa Nathalie Colin-Oesterlé, opositora da iniciativa e integrante do grupo PPE, lembrou que o segmento automotivo gera 12,5 milhões de empregos nos países europeus.
UE QUER IMPLEMENTAR EMISSÃO ZERO EM ÔNIBUS E CAMINHÕES DO BLOCO
A Comissão Europeia propôs, nesta terça-feira (14), cortar em pelo menos 90%, em relação a 2019, as emissões de CO2 de caminhões vendidos no bloco a partir de 2040, além de implementar a política de emissão zero em todos os ônibus urbanos até 2030.
A proposta geral da Comissão será negociada com os países da União Europeia e revisa os padrões de emissão de CO2 para veículos pesados no contexto do ambicioso plano climático do bloco.
(AFP)
Fonte/Veículo: Folha de São Paulo
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