Sindiposto | Notícias

A Petrobras encerrou 2025 com reservas de óleo, condensado e gás natural suficientes para manter a produção por 12,5 anos, anunciou a estatal na quarta (28/1).

Ao todo, a companhia chegou ao fim de dezembro com 12,1 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) em reservas provadas de acordo com os critérios da US Securities and Exchange Commission.
Do total, 84% correspondem a petróleo e 16% a gás natural.
Ao longo do ano passado, houve um aumento de 1,7 bilhão de barris de óleo equivalente nas reservas da petroleira, o que resultou num índice de reposição de 175%.

Contribuíram para o crescimento as novas descobertas nas bacias de Santos e Campos, assim como o avanço no desenvolvimento do projeto de Sergipe-Águas Profundas (SEAP).
O projeto em águas profundas no Nordeste tem previsão de entrada em produção em 2030 e é a principal nova fronteira de extração de gás natural no país.
Vale ressaltar que a proporção de gás natural nas reservas aumentou. Ao final de 2024, correspondia a 15% do total.
O crescimento nas reservas ocorreu mesmo em meio ao aumento na extração.

A estatal encerrou o ano passado com uma produção média de 2,99 milhões de barris/dia de óleo equivalente, um aumento de 11% na comparação anual. O volume ficou acima da meta esperada para 2024.
Entretanto, a companhia segue avançando a passos lentos em direção à continuidade do crescimento: a principal aposta para a reposição de reservas na próxima década está na Margem Equatorial, no Norte e Nordeste.

Depois de anos de negociação para iniciar a atividade, a primeira perfuração exploratória em águas profundas na Bacia da Foz do Amazonas está parada no momento, depois de um incidente com a sonda no começo de janeiro.
A perfuração poderá ser retomada somente após o aval da ANP. O órgão regulador agendou uma auditoria para o dia 9 de fevereiro.

Fonte/Veículo: Eixos

Leia também:

article

Etanol inicia fevereiro quase 2,5% mais caro, aponta IPTL

O preço médio dos combustíveis nos postos brasileiros registrou alta na primeira quinzena de feve [...]

article

Gasolina e etanol sobem nos postos do Brasil na 1ª quinzena de fevereiro, diz Ticket Log

O preço médio da gasolina teve leve alta e o do etanol avançou mais de 2% nos postos de combustív [...]

article

Setor de combustíveis aposta em monofasia e devedor contumaz contra fraudes

Deflagrada em setembro, a Operação Carbono Oculto desarticulou um esquema de fraudes no setor de [...]

Como posso te ajudar?