Sindiposto | Notícias

O presidente Lula (PT) desembarca, na terça-feira (20/1), em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, para oficializar a contratação de cinco navios gaseiros, 18 barcaças e 18 empurradores dentro do Programa Mar Aberto, plano de renovação e expansão da frota do Sistema Petrobras.

O pacote, orçado em R$ 2,8 bilhões, envolve três estaleiros emdash; Rio Grande (RS), Bertolini, em Manaus (AM), e Indústria Naval Catarinense (SC) emdash; e prevê a geração de mais de 9 mil empregos diretos e indiretos.

Todas as embarcações serão operadas pela Transpetro, o que reduzirá a dependência de afretamentos e dará maior flexibilidade à logística de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e outros produtos.

Só o Estaleiro Rio Grande receberá R$ 2,2 bilhões para entregar cinco gaseiros pressurizados: três com capacidade para 7 mil m3 e dois de 14 mil m3.

Após a entrega, a frota de gaseiros saltará de seis para 14 unidades, mais que duplicando a atual capacidade de transporte da subsidiária.

Os novos navios vão consumir 20% menos energia e emitir 30% menos gases de efeito estufa, com a primeira entrega prevista para até 33 meses após o início das obras, informou a Petrobras. As próximas entregas serão a cada seis meses.

Além de Lula, estarão no evento o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.

eldquo;Com essas contratações, estamos deixando a Petrobras preparada para o crescimento da nossa produção nos próximos anos e alavancando a retomada da indústria naval nacional. Para nós, quando a Petrobras está mais forte, o Brasil também está mais forteerdquo;, disse Magda em nota.

Lula, Alexandre Silveira, Magda Chambriard e Sergio Bacci durante cerimoe#770;nia de retomada da indue#769;stria naval e offshore brasileira, no Tebig, Angra dos Reis (RJ), em 17/2/2025 (Foto Ricardo Stuckert/PR)
Retomada naval

Quais foram os estaleiros contratados na retomada das encomendas da Petrobras à indústria naval?
Segundo a Petrobras, ao reforçar a frota própria, a empresa e a Transpetro também se preparam para o avanço da produção de gás natural previsto para os próximos anos emdash; tanto no litoral quanto nas vias fluviais, caso da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e da Amazônia.

Fonte/Veículo: Eixos

Leia também:

article

Novas regras de vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor; entenda mudanças

Novas regras para o vale-refeição e para o vale-alimentação começaram a valer na última terça-fei [...]

article

Aneel aponta atuação insatisfatória da Enel durante apagão em SP

Relatório técnico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgado na quarta-feira (11/ [...]

article

Como os preços de gasolina, etanol e diesel são definidos no Brasil?

Na hora de abastecer, o valor exibido na placa do posto parece um número único. Na prática, porém [...]

Como posso te ajudar?