Sindiposto | Notícias

Os contratos de petróleo encerraram o pregão desta quinta-feira em alta, impulsionados pelo dado do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que veio melhor que o esperado, além do otimismo com a reabertura da economia chinesa.

O contrato futuro do petróleo Brent para março fechou em alta de 1,57%, negociado a US$ 87,47 o barril na ICE, em Londres. Ao mesmo tempo, a referência americana do West Texas Intermediate (WTI) para março subiu 1,07%, negociado a US$ 81,01 o barril na Nymex.

"Os preços do petróleo receberam um impulso inesperado de uma economia dos EUA que não quer quebrar", escreveu Edward Moya, analista-sênior de mercados da Oanda, em nota.

Hoje, dados mostraram que o PIB americano subiu 2,9% no quarto trimestre de 2022 ante o período anterior, número acima do consenso previsto por analistas consultados pelo "The Wall Street Journal", de uma alta de 2,8%. Já o índice de preços com gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) avançou 3,2% no quarto trimestre, desacelerando ante alta de 4,8% no terceiro trimestre.

Para o analista da Oanda, esses números apoiam o argumento de que a economia americana eldquo;ainda pode ter um elsquo;pouso suaveersquo;, o que é muito positivo para as perspectivas de demanda de petróleo bruto no curto prazoerdquo;, diz.

Além disso, o otimismo com a reabertura da China continua, desde o início do ano, dando suporte ao petróleo. eldquo;A reabertura da China é altista para as commoditieserdquo;, disseram os estrategistas da RBC Capital Markets.

Fonte/Veículo: Valor Investe

Leia também:

article

Petrobras acelera encomendas em refino ao maior nível desde Lava Jato

Com a reabertura de licitações para projetos paralisados após a Operação Lava Jato, a Petrobras f [...]

article

Justiça suspende 'bomba branca' e entrega de combustíveis fora de postos em todo país

A Justiça Federal suspendeu a prática da chamada "bomba branca", que permite que postos de combus [...]

article

Presidente do Inmeq/MA aborda operação contra fraude em postos de combustíveis

Uma operação inédita, realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão ( [...]

Como posso te ajudar?