Sindiposto | Notícias

Em assembleias realizadas nessa terça-feira (23), trabalhadores do Sistema Petrobras na Bahia deliberaram por finalizar a greve petroleira que teve início no dia 15 de dezembro. Após o movimento conseguir uma terceira contraproposta da gestão da companhia, a categoria decidiu aprovar o indicativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e suspender os piquetes. No entanto, enquanto os trabalhadores da Petrobras e da Termobahia votaram, em ampla maioria, por terminar o movimento paredista, os da Petrobras Biocombustível (PBio) votaram pela continuação da greve. Já os da Transpetro irão deliberar até o fim do prazo estabelecido pela empresa.

Na avaliação da coordenadora geral do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro-BA), Elizabete Sacramento, a greve foi vitoriosa ao conseguir avanços para os três principais eixos da pauta reivindicatória, definidos pela categoria em assembleias por todo o país.

eldquo;Conseguimos uma carta-compromisso da gestão da Petrobrás com uma solução para os equacionamentos da Petros. Colocamos o tempo todo na mesa que seria difícil a gente fechar o acordo coletivo sem ter uma resposta para essa questão que impacta aposentados, aposentadas e pensionistaserdquo;, salientou.

A análise também é corroborada por Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP. eldquo;Essa proposta não é aquela que gostaríamos de receber, mas é aquela que foi possível no momentoerdquo;, avaliou, destacando que a estatal se preparava para uma judicialização do movimento grevista.

eldquo;Mas essa também não foi a proposta que a Magda [Chambriard, presidenta da Petrobras] queria impor sobre nós. Nós avançamos no acordo coletivo e ela não queria que nós avançássemos, principalmente nos três eixos da campanha reivindicatória em que conseguimos avançoserdquo;, completou.

Petroleiros destacaram a importância da união da categoria, que unificou a pauta dos trabalhadores ativos e aposentados. O deputado estadual Radiovaldo Costa (PT) também ressaltou a solidariedade na luta por parte dos trabalhadores terceirizados do Polo Bahia Terra e de outras unidades que foram paralisadas.

eldquo;Petroleiro não é apenas quem trabalha na Petrobras, petroleiro é quem trabalha na indústria do petróleoerdquo;, definiu.

Conquistas do movimento grevista

Os petroleiros exigiam o atendimento dos três eixos da campanha reivindicatória: distribuição justa da riqueza gerada; fim dos Planos de Equacionamento dos Déficits da Petros (PEDs), que, segundo a FUP, penaliza aposentados e pensionistas; e reconhecimento da Pauta pelo Brasil Soberano, que envolve a defesa de uma Petrobras pública e comprometida com o desenvolvimento nacional.

Entre as conquistas do movimento, o Sindipetro Bahia destaca ganho real na remuneração, reajustes em benefícios e gratificações, redução da participação dos trabalhadores nos custos de transporte e deslocamento e avanços nas condições de segurança do trabalho.

Já em relação à Pauta pelo Brasil Soberano, a Petrobras e suas subsidiárias se comprometeram a realizar um fórum técnico com duração de dois dias, a cada semestre, visando tratar de itens do tema, como Transição Energética, Parque de Refino, Biocombustíveis, Fertilizantes e Logística.

Em todo o país, a mobilização dos petroleiros atingiu nove refinarias, 16 terminais operacionais, quatro termelétricas, duas usinas de biodiesel, dez instalações terrestres operacionais, duas bases administrativas e três unidades de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) e 28 plataformas offshore (no mar).

O Brasil de Fato entrou em contato com Petrobras, mas ainda não obtivemos retorno. O espaço segue aberto.

Fonte/Veículo: Brasil de Fato

Leia também:

article

Decreto de Lula fixa salário mínimo em R$ 1.621 em 2026; regra que limita reajuste tira R$ 15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou decreto para fixar o salá [...]

article

É hora de pensar em garantir toda a exploração do pré-sal', diz diretor da ANP

A reposição de reservas de petróleo e gás, a regulamentação de novas tecnologias da transição ene [...]

article

Reforma Tributária: falta de declaração de novos impostos só será punida após publicação

A Receita Federal e o Comitê Gestor definiram, em ato conjunto publicado nesta terça-feira, que o [...]

Como posso te ajudar?