Após adiamentos, Banco Central desiste de regular Pix Parcelado
Após sucessivos adiamentos, a diretoria do Banco Central (BC) decidiu abandonar a criação de regr [...]
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a reunião com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, foi pedida pelos americanos, mas a partir da provocação da carta que o governo brasileiro enviou, depois do telefonema dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, na terça-feira, 2.
eldquo;Eles (Lula e Trump) conversaram, o presidente (Lula) ficou de mandar um documento, nós mandamos o documento e como consequência, a embaixada (dos EUA) fez contato para nós avançarmos e com muito boas notícias, de que o interesse na proposta brasileira é muito grande, de cooperaçãoerdquo;, afirmou Haddad a jornalistas.
Ministro apontou que crime organizado estaria usando o Estado americano de Delaware como espécie de paraíso fiscal
O chefe da equipe econômica entregou a Escobar, em reunião ocorrida na sede da pasta, documentos sobre as investigações da Operação Poço do Lobato, deflagrada pela Receita Federal no fim de novembro, que investiga sonegação fiscal e lavagem de dinheiro do grupo Refit, dono da Refinaria de Manguinhos (RJ).
No dia em que a operação foi deflagrada, o ministro apontou que o crime organizado estaria usando o Estado americano de Delaware como uma espécie de paraíso fiscal, em operações de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. eldquo;São dezenas de empresas e fundos que são abertos fora do Brasil. É uma operação de triangulação internacional gravíssimaerdquo;, apontou o ministro.
Questionado se a autoridade americana já tinha algum conhecimento sobre operações com empresas abertas nos Estados Unidos, Haddad respondeu: eldquo;Se ele sabia, ele não revelouerdquo;.
Escobar apresentou parcerias em andamento com o México, e Haddad falou que a situação do Brasil é muito diferente da mexicana e que não há comparação. eldquo;Mas falei que nós tínhamos condição de fazer uma parceria adequadaerdquo;, pontuou.
eldquo;A sensação que dá é de que eles vão correr com o assuntoerdquo;, prosseguiu o ministro, dizendo que o encarregado de negócios disse estar se preparando para responder o mais rapidamente possível à proposta brasileira.
Segundo o ministro, após a tradução dos documentos, será verificado com o Ministério da Justiça qual é o canal competente para fazer chegar as informações aos americanos.
eldquo;Ele (Escobar) ficou de elaborar uma resposta para a provocação brasileira, que ele considerou muito viável. Falou com um certo entusiasmo das condições que estão dadas e do pedido que foi feito pelo presidente Trump de estreitar os laços com o Brasilerdquo;, completou.
O ministro disse ter adiantado eldquo;alguns detalheserdquo; das investigações que estão sendo feitas no Brasil e que envolvem fundos constituídos nos EUA.
eldquo;Disse que nós estamos traduzindo material. Nós temos que ter toda a cautela de como encaminhar esse material para as autoridades americanas, para que seja pelos canais competentes, para que não haja nenhum risco de nulidade, de questionamentoerdquo;, prosseguiu, frisando que sua equipe terá eldquo;todo o cuidado formal de fazer com que os canais competentes se comuniquemerdquo;.
Haddad ainda relatou ter comunicado das eldquo;grandes possibilidadeserdquo; com a integração, no Brasil, da Polícia Federal, Receita Federal e Coaf e com os Ministérios Públicos Estaduais.
eldquo;A integração está acontecendo de maneira satisfatória e, se eles se integrarem a nós nesse contexto, eu penso que nós poderíamos potencializar a ação de combate, não apenas a lavagem de dinheiro, mas como esse dinheiro acaba chegando nas facções, que é uma preocupação muito grande deles (americanos).erdquo;
Fonte/Veículo: O Estado de São Paulo
Após sucessivos adiamentos, a diretoria do Banco Central (BC) decidiu abandonar a criação de regr [...]
A convocação para uma nova greve de caminhoneiros nesta quinta-feira (4/12) não impactou o abaste [...]
Os contratos futuros do petróleo encerraram a sessão desta quinta-feira, 4, em alta, enquanto inv [...]