Sindiposto | Notícias

A refinaria de Mataripe, na Bahia, reduziu o preço do diesel às distribuidoras em cerca de 10% e o da gasolina em 5,1%, no sábado (10), segundo dados no portal da Acelen, proprietária da unidade.

Localizada na região metropolitana de Salvador (BA), a refinaria responde por mais da metade do abastecimento do Nordeste brasileiro.

A unidade foi vendida pela Petrobras no ano passado tem capacidade para processar mais de 300 mil barris de petróleo por dia, o que corresponde a 14% da capacidade total de refino do Brasil.

O reajuste veio em meio a um recuo dos valores do petróleo no mercado internacional.

Procurada, a Acelen afirmou em nota que os preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe "seguem critérios de mercado, que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que são adquiridos a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo".

"A redução aplicada reflete a política de preços transparente da empresa, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado", completou.

Na semana passada, a Petrobras também reduziu o valor médio do diesel vendido às distribuidoras em 8,18% e o da gasolina em 6,1% a partir de quarta-feira (14), após meses com preços congelados.

Os reajustes de preços em refinarias não são imediatamente repassados aos consumidores finais, nos postos de combustíveis, e dependem de uma série de questões, como margens de distribuição e revenda, misturas de biocombustíveis e impostos.

(Reuters)

Fonte/Veículo: Folha de São Paulo

Leia também:

article

Movimento Acelera com Etanol une indústrias produtoras de etanol em Pernambuco

Com a coordenação do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaç [...]

article

Ser verde dá retorno, diz Ricardo Mussa, presidente da Raízen

O Engenheiro de produção Ricardo Mussa conduz há quatro anos a Raízen, empresa criada em 2011 pel [...]

article

ANP impõe derrota a Cosan e governo de SP em disputa sobre gasoduto de R$ 500 mi

A diretoria da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) impôs nesta quin [...]

Como posso te ajudar?