Sindiposto | Notícias

A C.B Bioenergia recebeu, nesta segunda-feira (24/11), a Licença de Operação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que autoriza o início das atividades de sua usina em Santiago (RS). O empreendimento será a primeira unidade do país dedicada à produção de etanol de trigo.

A autorização confirma que a empresa atendeu às exigências ambientais para funcionamento, segundo o governo do Estado.

Instalada em uma área de 150 mil metros quadrados, a usina terá capacidade de produzir mais de 1.300 m³ mensais de álcool hidratado e 1.140 m³ de álcool neutro. Também está prevista a fabricação de 810 toneladas de DDGS e 2.160 toneladas de WDGS, subprodutos utilizados na formulação de rações animais.

O processo produtivo contemplado na licença inclui desde a recepção e pesagem de matérias-primas, como triticale, cevada, trigo, centeio e milho, até as etapas de moagem, fermentação, destilação, retificação, condensação e armazenamento do álcool.

Representantes dos órgãos ambientais destacaram que o empreendimento contribui para ampliar a produção de biocombustíveis no Estado e para agregar valor à cadeia agrícola local. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, em comunicado, o uso de derivados não alimentícios da agricultura e a produção de energéticos a partir de diferentes grãos reforçam a busca por alternativas de menor impacto ambiental e de incentivo ao setor de bioenergia.

Fonte/Veículo: Globo Rural

Leia também:

article

Posto da Shell é flagrado roubando 30% da gasolina de clientes no Rio

Uma fiscalização da Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Sedecon) do Rio de Janeiro fla [...]

article

Desconto da Petrobras é repassado e gasolina fica mais barata nos postos

O preço médio da gasolina nos postos brasileiros recuou 0,47% na primeira quinzena de novembro, f [...]

article

Consumidor não sente recuo do petróleo nos preços da gasolina, dizem especialistas

Os consumidores não têm percebido os efeitos do recuo do petróleo nas bombas de gasolina, de acor [...]

Como posso te ajudar?