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Duas mudanças regulatórias realizadas na área de combustíveis nos últimos sete anos levaram a eldquo;melhoras significativaserdquo; no setor, de acordo com notas técnicas e estudos anunciados recentemente pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A primeira foi a tributação monofásica, que simplificou a parte tributária, disse o presidente do Conselho, Gustavo Augusto, em entrevista ao Valor. A segunda foi a permissão para que as distribuidoras possam importar diretamente o combustível derivado, o que aumentou a competição no setor de gasolina e diesel.

De acordo com o presidente, essas medidas diminuíram custos e tornaram o setor mais competitivo. eldquo;Agora, vamos monitorar se essas melhorias serão repassadas para o consumidor, no preço final da bombaerdquo;, afirmou.
O mapeamento de avanços e lacunas em relação às recomendações apresentadas no documento eldquo;Repensando o setor de combustíveis: medidas pró-concorrênciaerdquo;, divulgado pelo Cade em 2018, será apresentado nessa quarta-feira.
O Valor teve acesso a alguns pontos. A análise, produzida pela economista chefe, Lílian Santos Marques, contempla o período de 2018 a 31 de julho de 2025 e busca determinar o que mudou na estrutura e na dinâmica concorrencial do setor.

Entre os avanços considerados relevantes estão a permissão para produtores de etanol comercializarem diretamente com postos revendedores, a autorização para que distribuidoras realizem importação de combustíveis e alterações tributárias. De acordo com o estudo, essas mudanças contribuíram para a redução de etapas de intermediação, aumento da eficiência logística e diminuição de custos no setor. Para ler esta notícia, clique aqui.


Fonte/Veículo: Valor Econômico

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