Sindiposto | Notícias

A Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou a queda dos preços da gasolina em 4,9% (ou 14 centavos) após muitas teorias sobre a manutenção os valores altos do combustível em relação à paridade internacional.

Contudo, em nota, a XP Investimentos destaca que continua vendo o preço da gasolina com um prêmio de cerca de 15% em relação à paridade do Golfo dos EUA (antes do ajuste, o prêmio era de cerca de 20%).

Os preços do diesel se mantiveram e estão com um prêmio de cerca de 3% após a recente queda nos preços internacionais, segundo as estimativas dos analistas Régis Cardoso e João Rodrigues.

Os analistas apontam que a visão é neutra para a Petrobras. eldquo;A redução de preço era amplamente esperada e ficou na faixa inferior das possíveis reduções de preço. Observamos também que as estimativas para os custos de paridade de importação divergiram bastante nos últimos períodoserdquo;, avaliam.

A Associação Brasileira de Comerciantes de Combustíveis (Abicom) estima um prêmio muito menor, de cerca de +3% para a gasolina após a redução de preço, e o diesel ainda com um desconto de cerca de -3%.

A XP ressalta que a redução de preço também tem implicações para os distribuidores de combustíveis e produtores de etanol. eldquo;Para os distribuidores, isso gerará perdas de estoque no 4T25. Observamos, no entanto, que esse efeito é transitório e não tem impacto além do quarto trimestreerdquo;, conclui.

O Itaú BBA avalia que a medida era esperada, embora a magnitude tenha ficado abaixo das expectativas do mercado. A diferença entre os preços domésticos da gasolina e o preço de paridade internacional (IPP) aumentou e se manteve nas últimas cinco semanas, levando o mercado a antecipar uma revisão de preços, confirmada pelo anúncio de hoje, destacam os analistas.

Segundo as estimativas, os preços domésticos da Petrobras estavam 11% acima da paridade, sugerindo que o ajuste (-5%, ou R$ 0,14 por litro) foi menor do que o esperado. eldquo;Vale destacar que um aumento do imposto estadual (ICMS) sobre a gasolina está previsto para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2026erdquo;, aponta.

eldquo;Após o ajuste de hoje, os preços domésticos da gasolina ficarão 6% acima do IPP, segundo nossas estimativas. É importante notar que a empresa pode avaliar os parâmetros de sua estratégia comercial de forma diferente das nossas estimativaserdquo;, conclui o BBA.

Já a equipe macroeconômica da XP avalia que a redução do preço da gasolina tem impacto baixista de 9 pontos-base (bps) no IPCA (8 bps na gasolina e 1 bp por efeito indireto sobre o etanol), sendo -3 bps em outubro e -6 bps em novembro.

Por fim, incorporando o efeito, a estimativa é de revisão nas projeções do IPCA entre 4,5% e 4,6% (hoje em 4,7%).

Fonte/Veículo: Infomoney

Leia também:

article

Operador Nacional de Combustíveis avança no Congresso para aumentar rigor na fiscalização

Na esteira das operações recentes contra o crime organizado com apreensões de combustível irregul [...]

article

Operação da Polícia Civil cumpre mandados em postos de combustíveis de empresário ligado ao PCC

Cinco postos de combustíveis da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, são alvos da Operação [...]

article

Petrobras reduz preços de gasolina para distribuidoras

A partir de amanhã, 21/10, a Petrobras reduzirá seus preços de venda de gasolina A para as distri [...]

Como posso te ajudar?