Sindiposto | Notícias

As vendas varejistas no Brasil avançaram em agosto e interromperam a série de quatro resultados negativos, embora o setor permaneça apresentando variações mensais modestas em um cenário marcado por política monetária restritiva e arrefecimento da atividade.

Em agosto, houve aumento de 0,2% nas vendas no varejo em relação a julho, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (15), com alta de 0,4% ante o mesmo mês do ano anterior.

Entre as oito atividades pesquisadas na pesquisa do IBGE sobre o varejo, cinco tiveram resultados positivos em agosto: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,9%); Tecidos, vestuário e calçados (1,0%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%); Móveis e eletrodomésticos (0,4%); e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%).

Já as taxas negativas foram registradas por Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,1%); Combustíveis e lubrificantes (-0,6%); e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%).

No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 0,9% em agosto na comparação com julho, mas caiu 2,1% na base anual.

(Reuters)

Fonte/Veículo: Folha de São Paulo

Leia também:

article

Reforma tributária: 'Split payment' avança, mas setor financeiro negocia custo para operar

Uma das peças-chave da reforma tributária, o split payment deve entrar em op [...]

article

Petrobras quer mais poder sobre a Braskem, diz Magda

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirma que a estatal quer ampliar o poder de decisão [...]

article

Estudo aponta que demanda por biocombustíveis pode quadruplicar até 2050

A demanda global por biocombustíveis pode crescer entre 2,5 e 4 vezes até 2050, dependendo das po [...]

Como posso te ajudar?