Sindiposto | Notícias

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) começou a fazer estudos para incluir no planejamento do setor elétrico brasileiro riscos associados aos custos de combustíveis e à volatilidade de geração das fontes renováveis, disse nesta quarta-feira um diretor da estatal.

Ainda em fase inicial, os estudos propõem agregar uma segunda eldquo;dimensãoerdquo; nas análises sobre custos de geração de energia no país, mostrando não só um cálculo total, mas também os riscos disso se materializar, segundo Erik Rego, diretor de estudos de energia elétrica da EPE.

eldquo;Hoje, trabalhamos só com a incerteza da água, fazemos vários cenários hidrológicos, que refletem custos de água diferentesehellip; Começamos a ter uma frente para colocar a incerteza da geração eólica e fotovoltaica, e além disso colocar a volatilidade do custo de combustível (das térmicas)erdquo;, explicou Rego, após participar do evento Brasil Wind Power.

eldquo;Queremos ter o risco do custo total, para conseguirmos comparar melhor as alternativas (de geração). Às vezes a alternativa mais barata pode ter um risco de custo maiorerdquo;, acrescentou.

O aprofundamento dos estudos da estatal de planejamento ocorrem em um momento de transformação do setor elétrico, com as fontes renováveis aumentando sua participação na matriz e trazendo mais geração intermitente para o atendimento da carga.

Ao mesmo tempo, a geração termelétrica migra para o uso do gás natural, que enfrenta uma alta de preços no mercado internacional motivada por fatores conjunturais, como a guerra da Ucrânia, e estruturais, como a transição energética global.

LEILÃO DE POTÊNCIA

Rego disse ainda que a EPE já entregou ao Ministério de Minas e Energia uma primeira proposta de novos produtos para o leilão de potência de energia.

Para ler esta notícia, clique aqui.

Fonte/Veículo: UOL

Leia também:

article

PCC usa máquinas de cartão para lavar dinheiro do tráfico, aponta investigação

A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) é suspeita de utiliz [...]

article

Campos Neto: Galípolo vai passar por pressão como eu passei

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta noite de quinta-feira, 29, q [...]

article

Vibra divulga estratégia para os próximos cinco anos

A Vibra promoveu o Vibra Investor Day nesta quinta-feira (29) e divulgou seu plano de crescimento [...]

Como posso te ajudar?