Por que montadoras retomam aposta na gasolina
Apesar de investir bilhões de dólares em veículos elétricos, grande parte da indústria automobilí [...]
A Vibra Energia anunciou uma importante reestruturação em sua diretoria executiva, com a criação de uma nova divisão voltada ao crescimento no segmento de lubrificantes. A informação foi divulgada pelo portal Brazil Stock Guide, que detalhou as mudanças anunciadas pela empresa em 3 de outubro.
O atual vice-presidente de operações, Marcelo Fernandes Bragança, foi nomeado como o primeiro CEO da nova unidade de lubrificantes. Ele assume o cargo em 1º de novembro, com um mandato de dois anos. Para substituí-lo na vice-presidência de operações, a Vibra designou Daniel Drumond Campos e Silva, executivo com 16 anos de experiência na companhia e ampla atuação nas áreas de logística, gestão da cadeia de suprimentos e otimização de redes.
A reestruturação também envolve Clarissa Della Nina Sadock Accorsi, que deixa o cargo de vice-presidente estatutária da Vibra, mas continuará atuando como CEO da Comerc Energia. Ela passa a ocupar uma função de vice-presidente não estatutária, mantendo a integração entre as duas empresas.
Estratégia para o mercado de lubrificantes
A criação da nova unidade reforça a importância dos lubrificantes dentro da estratégia de crescimento da Vibra, que vê o segmento como um dos seus cinco eixos de expansão. O mercado brasileiro de lubrificantes registrou crescimento de 6% nas vendas no segundo trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que motivou a companhia a ampliar investimentos e fortalecer sua participação também na América Latina.
O CEO da Vibra, Ernesto Pousada, destacou a relevância da medida para o futuro da companhia:
eldquo;Com a nova unidade de lubrificantes, estamos dando um passo importante para acelerar o crescimento e expandir a criação de valor sustentável para clientes, parceiros e acionistaserdquo;, afirmou Pousada.
Conexão com a transição energética
A mudança na estrutura ocorre poucos dias após a Vibra reforçar seu papel nos esforços de descarbonização do Brasil. Em 25 de setembro, a Embraer S.A. (NYSE: ERJ, B3: EMBR3) anunciou que intensificará os testes para certificar suas aeronaves para voos movidos inteiramente por combustível sustentável de aviação (SAF), após adquirir o primeiro lote 100% SAF fornecido pela Vibra no país.
O fornecimento permitirá à Embraer realizar ensaios em sua sede, em São José dos Campos (SP), um passo estratégico para alcançar a aprovação global para operações com 100% SAF até 2030.
Na ocasião, Marcelo Bragança ressaltou a importância da parceria para a transição energética no setor aéreo:
eldquo;Parcerias como a com a Embraer são vitais para acelerar a transição energética da aviação. Ao viabilizar o acesso ao SAF no Brasil, estamos ajudando a construir um mercado estratégico para a descarbonizaçãoerdquo;, afirmou o executivo.
Expansão com foco em sustentabilidade
Com a criação da nova divisão e o fortalecimento das parcerias estratégicas, a Vibra Energia reafirma seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e diversificação de negócios. A empresa aposta em novos produtos e soluções energéticas para atender às demandas de um mercado cada vez mais voltado à redução das emissões de carbono e à eficiência operacional.
A nova estrutura organizacional marca mais um passo da Vibra na consolidação de sua posição como líder em energia e combustíveis no Brasil e na América Latina, integrando crescimento econômico com responsabilidade ambiental e social.
Fonte/Veículo: Brasil 247
Apesar de investir bilhões de dólares em veículos elétricos, grande parte da indústria automobilí [...]
O preço da gasolina no Brasil está 8% mais cara do que o preço de paridade de importação (PPI), s [...]
Entre 6 e 10 de outubro, os preços do etanol recuaram, segundo levantamento do Cepea/Esalq-USP.