Sindiposto | Notícias

A ANP passou a publicar em seu site uma página contendo os relatórios e a agenda de suas avaliações de resultado regulatório (ARR). A ARR consiste na verificação dos efeitos decorrentes da edição de um ato normativo, considerados o alcance dos objetivos originalmente pretendidos e os demais impactos observados sobre o mercado e a sociedade, em decorrência de sua implementação.

No momento, a Agência conta com uma ARR concluída, referente à Resolução ANP nº 795/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação de dados de preços relativos à comercialização de derivados de petróleo e biocombustíveis por produtores, importadores e distribuidores. O relatório dessa ARR pode ser acessado na mesma página.

A avaliação de resultado regulatório tem objetivos parecidos com a análise de impacto regulatório (AIR), pois ambas são ferramentas de melhoria regulatória cuja finalidade é avaliar, de forma transparente e com base em evidências, a ação regulatória.

Contudo, são aplicadas em momentos diferentes: enquanto a AIR é realizada antes da elaboração de uma minuta do ato normativo, a ARR ocorre um tempo depois que esse ato já está em vigor, para sua avaliação e revisão. A ARR pode fornecer soluções relevantes para a modificação ou a eliminação das regulações atuais, ou mesmo reforçar a necessidade de sua manutenção, além de lançar luz sobre novas questões regulatórias em que os órgãos e as entidades devem se concentrar.

A ANP já disponibilizava em seu site, desde novembro de 2021, seus relatórios de análise de impacto regulatório. Com a nova página, a Agência aumenta a transparência de seu ciclo regulatório, disponibilizando também os relatórios e a agenda das avaliações de resultado regulatório.

Acesse a página: https://www.gov.br/anp/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/agenda-de-avaliacao-de-resultado-regulatorio

Fonte/Veículo: Assessoria de Imprensa da ANP

Leia também:

article

Petróleo fecha em alta por risco de colapso do cessar-fogo em Gaza

Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta segunda-feira, 10, em meio a temores reno [...]

article

Etanol é mais competitivo que gasolina em 5 estados, mas preço sobe em 24 unidades, afirma ANP

O etanol mostrou-se mais competitivo em relação à gasolina em cinco estados na semana passada. Na [...]

article

Política de preços da Petrobras precisa de transparência, defende Refina Brasil

A Refina Brasil, entidade que representa as refinarias privadas no país, defende que a Petrobras [...]

Como posso te ajudar?